mudanças diretas

boas, eu ja ouvi falar em meter as mudanças sem usar embraiagem, dizem k se ganha tempo ao fazer isso... e que não estraga nada quando bem feito, uma vez vi gajos k usam motas desportivas a falar que faziam isso nas motas e nos carros, que segundo percebi eles soltam um bocado o acelerador e ao desacelerar ele deixa a caixa solta e da para mudar de mudança, mas isto penso que não será assim tão simples dai venho aqui ver as coisas como elas são.
abraço e quem ja tiver feito deixe a sua dica.
 
Isso era como o pessoal fazia qdo se partia o cabo de embreagem das lc´s lololol

Nos carros penso q "directas" é mais no sentido de manter sempre o acelerador a fundo mas penso que se carregue na embreagem
 
Last edited:
Conhecer o carro e colocá-las na altura certa é melhor que serem o pepe rápido das trocas.

Quanto a mudanças directas, sim a referência penso que seja não tirar pé do acelerador, porque metê-las sem embraiagem quando vais a fundo não me parece possível, isto partindo do principio que todos os elementos do carro estão a 100%.
 
Com muito treino de pés consegues fazer isso.... Tem é que haver sincronização entre o pé direito aliviar o acelarador, o esquerdo dar o toque de embraiagem e a mao mudar a mudança.

Eu consigo fazer esse sincronização quase perfeita de 1º para 2º e de 3º para 4º... De 2º para 3º nao me arrisco nao vá eu em ves da 3º voltar a meter a primeira e BUMMMM.
 
O desgaste/estrago que provoca/pode provocar não compensa. Pralém que depois com o tempo que perdes a tentar acertar ali naquele ponto acabas por não ter ganho de tempo. Se é para ser rapido ao extremo penso ser mais simples e eficaz o método pé na chapa. eheh
 
Eu consigo meter e tirar qualquer mudança sem embraiagem, mas não é a puxar !!! consigo fazer isso entre as 1000 e 1700rpm

É preciso sincronizar a rotação do motor com a rotação da caixa.
 
Eu consigo meter e tirar qualquer mudança sem embraiagem, mas não é a puxar !!! consigo fazer isso entre as 1000 e 1700rpm

É preciso sincronizar a rotação do motor com a rotação da caixa.

Resumindo não tem qualquer vantagem. eheh

E consegues porque já tens alguma folga, uma caixinha certinha a sair do stand nem sai quanto mais entrar. No 106 da minha mãe há uns anos atrás também entravam e saiam todas sem grande stress.
 
O desgaste/estrago que provoca/pode provocar não compensa. Pralém que depois com o tempo que perdes a tentar acertar ali naquele ponto acabas por não ter ganho de tempo. Se é para ser rapido ao extremo penso ser mais simples e eficaz o método pé na chapa. eheh

Pois, já vi muitos vídeos de carros topo a fazer arranques e eles tiram pé, não as metem directas. Temos o video do audi s3 se não me engano em que filma os pés e via se ele a tirar o pé do acelerador, para fazer a troca de caixa. Quanto a meter mudanças sem embraiagem não me arrisco, a não ser que tenha mesmo de ser, caso fique sem embraiagem, e sendo um trajecto curto.
 
Eu consigo meter e tirar qualquer mudança sem embraiagem, mas não é a puxar !!! consigo fazer isso entre as 1000 e 1700rpm

É preciso sincronizar a rotação do motor com a rotação da caixa.

Eu também já tive que fazer isso mas foi porque fiquei sem embraiagem... e é possivel passar de caixa completamente sem embraiagem mas tem que ser com calma e tens que meter a mudança no momento certinho em que as engrenagem da caixa estão alinhadas (o que nem sempre é facil).

Conclusão, como desenrasque numa emergência consegue-se fazer agora como forma de passar de caixa mais rápido ou algo do género não me parece nada viável nem saudável. loool

Passar de caixa sem tirar gás, é o prato do dia para a malta das motas quando se vai a puxar a sério, no entanto, na prática não ganhas nada com isso. uma passagem de caixa bem feita é sempre mellhor em todos os sentido seja de carro ou de mota.
 
Agora é que me lembrei aqui é uns anos num corsa b 1.2 antes de por o carro a trabalhar carreguei na embreagem e partiu-se o cabo da embreagem

Meti 1a dei á chave e meti 2a e 3a e fui assim uns 8km

Mas para meter mudanças tinha de ir mto devagar mesmo assim a 3a arranhou um bocado e depois em 3a para desengatar não queria sair tive de mandar uma sapatada no travao e lá saiu

No ibiza tdi á custa de andar a meter mudanças á bruta lixei um dos cabos que vai da moca das mudanças é caixa ficou cara a brincadeira
 
Um conselho: Não tentes fazer isso em casa, isso das tentativas de syncro manual pode sair caro. Agora as directas de rotação quase a esgotar mas no ponto certo aliviando o pé ligeiramente do acelerador tem uma certa vantagem mas desgasta mais a embraiagem. O mais saudável para a caixa e para embraigem mas não para o pedal é fazer reduções em dupla (aceleração em ponto-morto), vais ver que o carreto engrena tipo manteiga...
 
desengatar ja testei e consegui sem carregar nos embraiagem


agora meter ? naoo e sem tirar o pé do acelador ? isso é para queimar o resto de embraiagem XD
 
Back
Top