Montar um VNT no motor TD

Boas, gostava de saber se alguem já montou um turbo VNT no motor vw AAZ TD 75 e ficou a funcionar como deve?
Tava a pensar fazer isso ao meu
TD 75 acavalado lol
 
boas
eu nao tenho um vnt 20 mas tenho um mt parcido GT20
e digo te k tens k alterar a bomba injectora senao nao tens gasoleo em altas tens k por um emblo maior
 
A ideia por enquanto nao é montar um, até pk a minha bomba injectora é do motor eco diesel e nao tem o mecanismo de LDA o que limita muito logo à partida.
Tenho uma do 1.6 GTD mas ainda nao estudei bem o caso para ver se dá para montar o LDA na minha e os €€ para uma nova nao abundam por agora.
Keria mesmo era projectar um sistema electronico para por um VNT a trabalhar, algo do genero que me controlasse a rotação do motor, posição de acelerador e pressao maxima do turbo para controlar a N75 isto porque nao sei se já há alguma coisa do genero no mercado que faça isso.
Mcanicamente já vi a trabalhar um mas sinceramente nao axei k tivesse muito bem projectado pk a pressao era demasiado alta e pouco controlavel, isto é, nao parecia um VNT.
Neste momento tenho um sistema que com o turbo normal quando preciso tenho +-15 segundos de pressão a 1.1 bar e depois estabiliza a 0.8 bar o que é bom para as ultrapassagens e evito partir qualquer coisa isto porque toda a gente sabe que se soubermos que temos sempre disponiveis 1.1 continuamente vamos sempre querer ter 1.1 e lá ia o turbo e o motor pois a compressao do meu motor é bem mais alta que a do tdi, mas como é um turbo normal só aparace lá pelas 20000 25000 rpm e com um VNT a história era bem diferente.
Não é projecto para curto prazo, porque para montar eu sei que dá lol.
Diziam que também nao era possivel montar o intercooler de um mercedes E270 cdi, que nao cabia e eu tenho um montado na minha ibiza eh eh, dá é trabalho mas dar dá sempre.
O projecto da minha ibiza é para se ir fazendo, já evoluiu muito desde que me veio parar ás mãos.
 
Last edited:
Eu tenho um VNT17 a funcionar sem electronica e estou mto satisfeito.
No teu caso um VNT15 com a pressão de origem do TDI110 serve perfeitamente e ficavas mto mais bem servido, bem como o respectivo intercooler, assim não tinhas de inventar mto.
Depois é afinar os injectores e trabalhar uma bomba injectora e o LDA.
 
Augusto,
Explica lá como é q o teu turbo fazia 1.1 de pico e 0.8 estáveis.....

Eu tenho uma TD com turbo KKK e o meu faz 0.8 pico e 0.6 estável.

Mudar a LDA é muito fácil.... metes a do 1.6 TD e ta a andar de mota... é trocar uma pela outra...
 
o meu turbo esta a fazer 1,5 constantes....
estou mt satisfeito pois notei mt dif eu tinha kkk...
a minha taxa de compressao cont a msm o meu motor era um disel atmosferiko...
mas se montares um vnt 17 e uma bomba do turbo ja fikas cm um bom andamento e boas prestacoes...
 
Muito simples, ele faz constante 1.1 mas a fiabilidade baixava e muito, assim o k eu tenho é um circuito electronico k controla umas valvulas e nao permite k o turbo faça 1,1 durante mais de 15 segundos aprocimadamente.
O meu turbo é um garrett T2 special edition, oferta do meu mecanico por trabalhos k eu lhe fiz e nao faço a minima k alterações tem
Basicamente tenho dois modos de funcionamento, um para 0.8 k é o k normalmente está sempre activo e o modo para 1.1 k só se activa se carregares no acelerador a fundo e dura 15 segundos, depois troca automaticamente para 0.8 novamente.
As valvulas é k regulam a pressao k vai para a wastegate e fazem com que abra mais tarde ou mais cedo comforme o modo de funcionamento em que está.
Nao sei se encontras algo assim à venda, a minha fui eu k a fiz.
LDA a mina bonba nao tem, pelos vistos era um modelo destinado ao mercado canadiano, tem lá a caixa mas mecanismo nem ve-lo, segundo informaçao na bosch esta é mesmo assim. Debita gasoil como as outras em altas mas em baixas debita mt mais pk nao tem o LDA para cortar, infelizmente nao o faz andar mais mas sim gastar bué no para arranca da cidade.
Tá a andar muito bem ou melhor, é rapido mas velucidade de ponta é k é pouca pk a caixa ainda é a do meu antigo 1.9D e tá mt curta, tenho de trocar a 5ª velucidade mas nao sei a referencia de nehuma que dê na minha caixa
 
Last edited:
boas!estou quase a acabar um golf 2 gtd do meu bro com uma vnt 15,alguem sabe se sera mto dificil acertar a pressao maxima sem electronica?ja agora bono:a que rotaçao entra o teu vnt 17?Abraço
 
spawnm disse:
boas!estou quase a acabar um golf 2 gtd do meu bro com uma vnt 15,alguem sabe se sera mto dificil acertar a pressao maxima sem electronica?ja agora bono:a que rotaçao entra o teu vnt 17?Abraço

Como não tenho a bomba injectora como quero não tenho reparado mto nisso, ele enche mto depressa, para te ser sincero não notei nenhum lag em relação ao KKK K03!
 
rui vieira disse:
o meu turbo esta a fazer 1,5 constantes....
estou mt satisfeito pois notei mt dif eu tinha kkk...
a minha taxa de compressao cont a msm o meu motor era um disel atmosferiko...
mas se montares um vnt 17 e uma bomba do turbo ja fikas cm um bom andamento e boas prestacoes...
ainda nao vieste a mha casa meu marmelo... continuo á tua espera (nas rectas) LOLOLOLOL
 
Back
Top