kal o turbo

boas ppl.juntei umas massas e ta na altura de por um turbo bacano meu carro e um 6k3 de 90cv ja tem uma repro e o meu turbo de origem safou-se bem mas depois pifou.o meu turbo é de geometria fixa e hj tibe com uma bacano k mexe em turbos e ele diz k turbos de geometria fixa é k sao bons é vrd?ele dis k os fumarento lixados tem turbos de geometria fixa.disse para eu por o turbo da audi 2.5 tdi.gostavam k me dessem uma ajuda.k turbos posso por no carro sem ter k fazer grandes converçoes pois ja ouvi dizer k por turbos de geoemtria variavel sai mt caro.
 
boas ppl.juntei umas massas e ta na altura de por um turbo bacano meu carro e um 6k3 de 90cv ja tem uma repro e o meu turbo de origem safou-se bem mas depois pifou.o meu turbo é de geometria fixa e hj tibe com uma bacano k mexe em turbos e ele diz k turbos de geometria fixa é k sao bons é vrd?ele dis k os fumarento lixados tem turbos de geometria fixa.disse para eu por o turbo da audi 2.5 tdi.gostavam k me dessem uma ajuda.k turbos posso por no carro sem ter k fazer grandes converçoes pois ja ouvi dizer k por turbos de geoemtria variavel sai mt caro.

Epá eu tenho um igual ao teu de Geometria fixa, mas não ando a dizer que é fixe (lol).
Relativamente ao não durar muito esse turbo após a repro... é normal, pois não foi concebido para receber tanta admissão e puff!

É assim, os TGF (Turbos Geometria Fixa) têm um libertação da potência mais seca, daí o célebre "empurrão" (potência distrbuída de forma mais seca) dos geometria fixa. Os TGV (Turbos Geometria Variável) têm como grande inovação face aos primeiros, o facto de a geometria ser móvel consoante a a pressão no pedal de acelerador. Isto permite um melhor aproveitamento da pressão, picos sensivelmente maiores de pressão e menor consumo.
Em relação a problemas, pois os TGV´s tendem a verificar-se mais problemas, até devido às peças móveis dentro do turno (e maior complexidade do mesmo), registando-se normalmente a vulgarmente referida "geometria presa" devido às impurezas acumuladas na mesma que fazem com que as alhetas não rodem.
Relativamente ao turbo do 2.5 TDI, conheço mais ou menos um dos 1ºs motores e não sei se será TGV. Já conduzi uma Audi 100 2.5 TDI e não sei se será do peso ou não mas o lag do turbo não tem nada a haver com o Ibiza... é muito maior.
Os mais recentes (Audis 2.5TDI) serão concerteza TGV´s. Agora para aplicar isso num Ibiza 6k3, terás provavelmente de adaptar colectores, preparar bem a refrigeração do mesmo, proceder a uma boa repro e talvez mudar de injectores. É que o turbo que tinhas (devia ser o kko3) é um turbo de baixa inércia, pequeno e que enche em foot down lá por volta das 2200 rpm´s. O do 2.5 TDI é um turbo maior e terá de ser trabalhada a electrónica para não ficares sem baixas.
Agora se o turbo do 2.5 TDI for de geometria variável, terás mudar muito mais coisas... centralina, N75...
Atenção se meteres um turbo maior e se a repro for agressiva, atenção às temperaturas, especialmente do óleo...

Existem outras alternativas, ou optas por um de geofixa (um pouco maior se quiseres) ou de geovariável (o pessoal adopta muito o Garret VNT 17_VB dizem que é bom em baixas).

Espero ter ajudado.;)
Cumps
jtdi
 
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boas ppl.juntei umas massas e ta na altura de por um turbo bacano meu carro e um 6k3 de 90cv ja tem uma repro e o meu turbo de origem safou-se bem mas depois pifou.o meu turbo é de geometria fixa e hj tibe com uma bacano k mexe em turbos e ele diz k turbos de geometria fixa é k sao bons é vrd?ele dis k os fumarento lixados tem turbos de geometria fixa.disse para eu por o turbo da audi 2.5 tdi.gostavam k me dessem uma ajuda.k turbos posso por no carro sem ter k fazer grandes converçoes pois ja ouvi dizer k por turbos de geoemtria variavel sai mt caro.

podes relamente por o do audi 2.5 do ano 96 pois esse turboé de geometria fixa e encaixa no teu com pouco trabalho tens que pensar é meter uns injectores maiores e um ic para dar vida ao turbo do 2.5 visto ser maior e como ja foi dito e muito bem voltar a refazer a electronica ajustando de novo tudo e assim ja ficas com uma coisa bem engraçada
 
podes relamente por o do audi 2.5 do ano 96 pois esse turboé de geometria fixa e encaixa no teu com pouco trabalho tens que pensar é meter uns injectores maiores e um ic para dar vida ao turbo do 2.5 visto ser maior e como ja foi dito e muito bem voltar a refazer a electronica ajustando de novo tudo e assim ja ficas com uma coisa bem engraçada

Qual será a pressão de pico e estável que o 2.5 fará/aguentará?
Cumps
jtdi
 
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Existem outras alternativas, ou optas por um de geofixa (um pouco maior se quiseres) ou de geovariável (o pessoal adopta muito o Garret VNT 17_VB dizem que é bom em baixas).

Espero ter ajudado.;)
Cumps
jtdi

O meu sem repro e sem os pp dá para o gasto e nem se porta nada mal. :whistle:
fumarento 90 bota mas é um GT 20 nesse 90cv que ai o coice até dá cabe dos encostos dos bancos :D
Cumps
 
k turbo e esse camaleao?esse n é de geometria variavel?isso assim n sai mt caro?e se eu hibridasse o meu turbo de origem?ja agroa alguem sabe assim turbos de geometria fixa maiores k o meu de origem?pk ate ouvi dizer k akeles fumarolas potentes tem os turbos da iveco e esses sao de geometria fixa.obrigado ao ppl k me deu algumas dicas.
 
k turbo e esse camaleao?esse n é de geometria variavel?isso assim n sai mt caro?e se eu hibridasse o meu turbo de origem?ja agroa alguem sabe assim turbos de geometria fixa maiores k o meu de origem?pk ate ouvi dizer k akeles fumarolas potentes tem os turbos da iveco e esses sao de geometria fixa.obrigado ao ppl k me deu algumas dicas.

Tenho visto turbo daqueles mesmo brutos com geometria fixa no TOL, dá por lá uma volta e vê o que la anda.
 
Ó amigo eu não disse que não aguentava!! Só perguntei qual as pressões máximas que o turbo do 2.5 aguentará ;) compreendes!
Cumps
jtdi

LOL não tinha percebido entendi se o turbo aguentava... não sei as pressões que aguenta pergunta ao XTC que ele deve saber...
ha um tipo aqui no porto que tem um numa 90 mas 6k com um de uma audi 2.5 de 96 e aquilo puxa muito bem mas se estas interessado em saber o XTC deve saber lol
 
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