boas ppl.juntei umas massas e ta na altura de por um turbo bacano meu carro e um 6k3 de 90cv ja tem uma repro e o meu turbo de origem safou-se bem mas depois pifou.o meu turbo é de geometria fixa e hj tibe com uma bacano k mexe em turbos e ele diz k turbos de geometria fixa é k sao bons é vrd?ele dis k os fumarento lixados tem turbos de geometria fixa.disse para eu por o turbo da audi 2.5 tdi.gostavam k me dessem uma ajuda.k turbos posso por no carro sem ter k fazer grandes converçoes pois ja ouvi dizer k por turbos de geoemtria variavel sai mt caro.
Epá eu tenho um igual ao teu de Geometria fix
a, mas não ando a dizer que é fix
e (lol).
Relativamente ao não durar muito esse turbo após a repro... é normal, pois não foi concebido para receber tanta admissão e puff!
É assim, os TGF (Turbos Geometria Fixa) têm um libertação da potência mais seca, daí o célebre "empurrão" (potência distrbuída de forma mais seca) dos geometria fixa. Os TGV (Turbos Geometria Variável) têm como grande inovação face aos primeiros, o facto de a geometria ser móvel consoante a a pressão no pedal de acelerador. Isto permite um melhor aproveitamento da pressão, picos sensivelmente maiores de pressão e menor consumo.
Em relação a problemas, pois os TGV´s tendem a verificar-se mais problemas, até devido às peças móveis dentro do turno (e maior complexidade do mesmo), registando-se normalmente a vulgarmente referida "geometria presa" devido às impurezas acumuladas na mesma que fazem com que as alhetas não rodem.
Relativamente ao turbo do 2.5 TDI, conheço mais ou menos um dos 1ºs motores e não sei se será TGV. Já conduzi uma Audi 100 2.5 TDI e não sei se será do peso ou não mas o lag do turbo não tem nada a haver com o Ibiza... é muito maior.
Os mais recentes (Audis 2.5TDI) serão concerteza TGV´s. Agora para aplicar isso num Ibiza 6k3, terás provavelmente de adaptar colectores, preparar bem a refrigeração do mesmo, proceder a uma boa repro e talvez mudar de injectores. É que o turbo que tinhas (devia ser o kko3) é um turbo de baixa inércia, pequeno e que enche em
foot down lá por volta das 2200 rpm´s. O do 2.5 TDI é um turbo maior e terá de ser trabalhada a electrónica para não ficares sem baixas.
Agora se o turbo do 2.5 TDI for de geometria variável, terás mudar muito mais coisas... centralina, N75...
Atenção se meteres um turbo maior e se a repro for agressiva, atenção às temperaturas, especialmente do óleo...
Existem outras alternativas, ou optas por um de geofixa (um pouco maior se quiseres) ou de geovariável (o pessoal adopta muito o Garret VNT 17_VB dizem que é bom em baixas).
Espero ter ajudado.
Cumps
jtdi