Ibiza 6l Top Sport By XtreemPower & Nelocar's

Aqui fica um teste da maquina de um amigo :

Spec's :
gtb2260 bmw original a 2.2/2.3bar
firad +80%
cam's 272

ibiza_beto.jpg
 
Last edited:
Alguns cavalos de oferta pela manipulação errada da "temp de ar admitido" (que é suposto ser a temp a que o ar entra na caixa do filtro de ar, não depois do ic ou o que quer que tenha sido lido).

Se estavam 23º de temp ambiente mediu 299cv norma, o que é excelente! Canhão, tendo em conta o peso do ibiza. Além disso, às 2400rpm já tem o binário todo, o que também é muito bom.
 
Last edited:
Penso que se a temperatura do ar admitido fosse mais baixa ainda media era mais qualquer coisa ... ao ser alta até tenha roubado "" alguns cv n ?
 
Não. Se dizes ao banco que a temperatura é mais alta que a realidade, o banco vai pensar que o ar está menos denso que o que realmente está (menos denso = menos quantidade de oxigénio por quantidade de ar), logo vai aumentar o factor de correcção da potência motor para a potência norma. Aqueles 299cv que referi n foram "atirados ao ar", peguei na fórmula da norma DIN70020 e fiz a conta para os 23º.
 
Pois eu sei que o chipador na altura quando o dono do carro mediu disse que se o ar admitido estivesse mais fresco pois foi medido ao meio dia, dava ali mais alguns cv ...
 
Se o ar estivesse mais fresco dava mais potência motor, isso é verdade.. A norma devia dar perto do valor q eu referi caso tivessem metido bem o valor. :)

A potência norma serve precisamente para anular um pouco as diferenças de atmosfera entre testes/zonas/condições atmosféricas.. É um suposto padrão para haver termo de comparação, se não existisse correcção por norma, um banco situado numa zona com 1020mBar de pressão atmosférica e ar fresco dava sempre resultados mais animadores que um outro situado numa zona com pouca pressão atmosférica e ar mais quente.
 
o carro pode estar bom mas para o material mencionado o banco mediu mal... quando meteres mfs cabeça trabalhada e pressão a homem medes e fazes 400cvs?
 
O carro não é meu, é de um amigo ... mas posso-te dizer que preparado e feito pelas mesmas pessoas saiu à pouco outro para a rua com mfs e alguma pressao à homem e cabeça ainda stock a passar um bocado dos 350 hp ... ;) se levar a cabeça trabalhada vai andar bem perto dos 400 cv que falast ...
 
Last edited:
218cv à roda é um valor muito baixo… esse é o valor efectivo que o carro mete na estrada. 218cv à roda dá normalmente um carro com 260cv. algo não está bem neste teste...
 
218cv a 206kmh.. o carro não foi medido em 4ª. em 4ª apareciam mais uns bons cavalos à roda, há que ter isso em atenção. o resto da diferença é devido à pressão atmosférica muito baixa e temp alta (23º).
 
Cap, se a potência máxima tivesse sido medida la para as 4500 rpm isso poderia-se justificar mas nem sequer é o caso. Dá ideia que o teste foi feito correctamente e depois não carregaram na embraiagem… a potencia de arrasto (dissipada) é muito elevada .
Quanto a temperatura tu tens razão mas eu nem sequer estou a olhar para a correcção, estou a olhar para a potência motor vs potência roda. um ibiza com 300cv motor dá pelo menos 250cv a roda se a sua potência máxima andar na casa das 3900 rpm 4200 rpm.

Abraço
 
Last edited:
Estás a partir de 2 presupostos errados..

O 1º é que a rpm é quem influencia mais a potência dissipada, quando é a velocidade.. Mesmo que tenhas potência máxima às 3500rpm, se for em 6ª num carro com caixa muito longa, a potência dissipada vai ser altíssima na mesma.

O 2º é que não estás a ter em conta o facto da potência à roda não ser normalizada, logo um teste que seja feito numa zona com baixa patm e temp de ar algo elevada (como foi o caso deste teste), terá sempre potência à roda mais baixa que outro feito em condições mais "óptimas", sendo que a potência norma deveria ser a correcta (caso n tivessem preenchido mal o valor de intake como referi no meu 1º post neste tópico).
 
Nunca vi a coisa pelo prisma da velocidade já que meço sempre os carros na velocidade correcta, o que aqui não foi o caso. As caixas FJW devem ser medidas em 4ª por ser a mais proxima de 1:1. Como tal, sempre que a potência máxima é medida a uma rotação mais alta, mais é a dissipada. Se isso acontece pelo factor velocidade, é como te digo, nunca fiz medições em 4,5 e 6 para verificar isso mas amanha tenho um 120d para programar e vou fazer esse teste. lógico que a potência à roda não está normalizada mas tendo em conta que a temperatura de admissão também não está associada a localização no sitio certo, so calculando a potência norma tendo em conta um valor real. Podes faze-lo e vais ver que o valor a que chegas estará próximo do valor de potência que eu digo… Um Ibiza com 278cv motor, deverá andar sempre a rondar no minimo uns 238cv a roda. Isto claro se medido em quarta e se a potencia rondar as 4000 RPM ou como tu dizes, a velocidade onde mede a potência máxima for de aproximadamente 162km/H. A minha questão prende-se apenas com esse factor. Potência motor vs potência à roda, já que a norma aqui não pode ser considerada. Amanhã efectuarei o teste e colocarei aqui os resultados. Abc
 
Onde o carr foi medido medem sempre em 5 velocidade, medi la o meu tambem e tambem me mediram em 5 ...
O rapaz diz que quem instalou a banca disse para medir sempre em 5 ou na penultima mudança ou algo assim ...

Já medi o meu num dyno dynamics e foi medido em 4 e nao em 5 ... estou com ideias de voltar a medir o meu e se calhar vou pedir para medir em 4 no maha ...
 
Nunca vi a coisa pelo prisma da velocidade já que meço sempre os carros na velocidade correcta, o que aqui não foi o caso. As caixas FJW devem ser medidas em 4ª por ser a mais proxima de 1:1. Como tal, sempre que a potência máxima é medida a uma rotação mais alta, mais é a dissipada. Se isso acontece pelo factor velocidade, é como te digo, nunca fiz medições em 4,5 e 6 para verificar isso mas amanha tenho um 120d para programar e vou fazer esse teste. lógico que a potência à roda não está normalizada mas tendo em conta que a temperatura de admissão também não está associada a localização no sitio certo, so calculando a potência norma tendo em conta um valor real. Podes faze-lo e vais ver que o valor a que chegas estará próximo do valor de potência que eu digo… Um Ibiza com 278cv motor, deverá andar sempre a rondar no minimo uns 238cv a roda. Isto claro se medido em quarta e se a potencia rondar as 4000 RPM ou como tu dizes, a velocidade onde mede a potência máxima for de aproximadamente 162km/H. A minha questão prende-se apenas com esse factor. Potência motor vs potência à roda, já que a norma aqui não pode ser considerada. Amanhã efectuarei o teste e colocarei aqui os resultados. Abc

Até cheguei a fazer as contas, vê o 1º post. ;) Em relação ao valor real, podemos usar como referência o de potência motor para aplicar a fórmula, q foi o q fiz.

"Ciência à parte", os 299cv que indiquei para as specs divulgadas pelo "abridor" do tópico, parecem-me ser "spot on". Mas esta parte claro que é sem qualquer cálculo, apenas pelo que se vai vendo por aí.

120d pa chipar, nice! Depois mostra aí os resultados então.

Ab
 
Bom dia,

Começo por dizer já que tens razão. a dissipada é proporcional à velocidade e não à RPM. Penso que este gráfico ilustra tudo. Medi em 4ª, 5ª e 6ª. Quanto mais velocidade faz, mais dissipada tem, no entanto, maior também é a potência normal e menor à roda…

IMG_1087.jpg


Este 120d está um bocado mortinho. eles costumam medir a volta de 163/167cv… (N47)
 
O banco tem freio? O teste é demorado (>30s) ou muito curto (~10s)? Se o teste for muito curto, nas mudanças mais altas poderá estar a fazer mais qq coisa de boost por ter maior "load" e isso justificar maior potência motor/norma.

Já ficou nice, com 204cv.. Especialmente tendo em conta a baixa potência original (fap meio entupido?).
 
Back
Top