Geometria "preguiçosa" - GT1749VB

Boas.

Ultimamente tenho notado alteração ao comportamento do turbo do meu ibiza. Tenho a versão GT TDI, com o Garret GT1749VB, já com uma repro Soft. No inicio a geometria estava impecável. Actualmente a geometria variável do turbo só funciona quando lhe apetece e por vezes só funciona por partes. Calco a fundo e as alhetas do turbo não abrem, ficam sempre na posição base e o turbo vai enchendo lentamente. A minha dúvida é se o problema será somente algo mecânico ou se poderá ter a ver com algum problema electrónico.

Se alguém me puder dar uma achega, agradeço.

Abraço.
 
Acho que a posição base das alhetas é fechada em baixas rotações, conforme sobem as rotações a geometria vai abrindo!
Não será geometria a começar a ficar presa?!
 
É possivel que seja a geometria a ficar presa e vá predendo um pouco aberta e o turbo custe a encher, contudo podes testar:

- Uma pessoa a ligar o carro
- Ficas a olhar para a haste do actuador e tentas perceber se mexe.

Não é um metodo muito certo mas se tiver muito presa ficas logo a perceber


Cumps
 
A baixa rotação é fechadas. Quando se prega à fundo é que elas abrem para permitir a resposta instantânea e depois vão fechando. Segundo sei são controladas electrónicamente. Atingido o pico as alhetas vão fechando no sentido da pressão estabilizada. É a primeira coisa que me vem à ideia é elas estarem a ficar presas talvez. Motivos? Turbo carbonizado? Não me parece que seja por aí, a repro é ligeira e recente, até aí estava tudo stock.

Desde já obrigado.
 
o meu vnt 15 com race 520 leva 1 semana a encravar a geometria. por isso nao estranhes que com o passar do tempo ela vá encravando cada vez mais
 
Back
Top