por experiência própria, sei perfeitamente que não deitará nenhum fumo negro se tirares a fap/catalisador e egr, mantendo injecção de gasóleo e pressão do turbo iguais aos parâmetros originais. o teste foi feito num motor diesel common rail 1.6 psa... quanto aos ganhos visíveis de tirar fap/catalisador + egr sem alterar parâmetros de injecção de gasóleo e pressão de turbo (mantendo tudo o resto stock), apenas notou-se o carro mais solto... cavalos ganhos ou binário ganho não sei (não foi feito teste de potência), mas no geral pareceu-me que o carro ficou ligeiramente melhor.
como no 1º post falas de diversas coisas, quanto aos prós e contras, apesar de muita gente falar em alguns contras, apenas poderá passar a gastar um pouco mais de gasóleo, mas nada de significativo. no carro 1.6 common rail testado o consumo médio aumentou apenas 0,1L por cada 100km percorridos (dados do cb). De resto só vantagens: menos desgaste no motor, menos desgate de turbo, colector de admissão sempre limpinho...
quanto às inspecções, para já só medem a opacidade do fumo nos diesel e não irás ter problemas. mas poderão começar a medir CO2 e aí poderá ser um problema, logo a forma como anulas a fap irá ser importante. no caso do carro com motor psa, foi feito um tubo a substituir o filtro de partículas, com o mesmo diâmetro da linha (é importante ter o mesmo diâmetro ou maior, nunca menor) entre falanges e quando se começar a medir CO2 nas ipo, basta retirar o tubo e montar o filtro de partículas, activar a fap na electrónica e ir à ipo. quando sair da ipo, retira-se o filtro de partículas, põe-se o tubo e desactiva-se electrónicamente a fap. mas isso é quando começarem a medir o CO2... quanto à conservação do filtro de partículas, o mesmo foi envolvido numa fita aderente transparente (aquela para embalar alimentos) de forma a não entrar qualquer tipo de ar para dentro do filtro de partículas tentando maximizar a durabilidade do mesmo (para não apodrecer). há muita gente que parte o filtro de partículas por dentro e mantém só a panela oca e fica mais barato. Nesse caso não pensam a médio/longo prazo, pois mal comecem a medir CO2 na ipo aos diesel, ou terão de pagar para passar, ou têm um amigo que lhes faz o "jeitinho" ou então terão de comprar um filtro de partículas (em 1ª ou 2ª mão) para poder passar o carro na ipo (inspecção obrigatória). No caso das ipo de tipo B, o CO2 é sempre medido...
relativamente às autoridades, só detectarão isso se for uma operação conjunta entre as mesmas e o IMTT e, mesmo assim, será um pouco complicado. para descomplicar essa parte poderá também haver outra solução: comprar um filtro de partículas em 2ª mão barato (daqueles que iriam para o lixo por já estarem colmatados demais), partir-lhe o miolo (pô-la oca) e trocar pelo filtro de partículas que está bom (o filtro de partículas bom deverá ser guardado para uma eventualidade na ipo).
Vitaliy, de todas as opções para eliminar a parte física da fap, obviamente que a que fica mais barata é por a tua fap oca, mas depois se começarem a medir CO2 nas ipo obrigatórias...
cumps