Esclarecimento de duvida: Seat Ibiza Reprogramado

Bons dias,

Sou proprietário de um Seat Ibiza 1.9 TDI Fr de 2007. Adquiri o veiculo a cerca de 1 ano e contava com 62000 Km. Há cerca de 2 meses pensei em fazer uma reprogramação da centralina de forma a melhorar a prestação do carro em altas. Dirigi-me à PKE na Moita expliquei aos senhores que queria uma reprogramação soft de forma a não exigir muito do motor, turbo e embraiagem e claro que não deitasse fumo.

Após a reprogramação o carro apresentava 168 cv de potência.Fui informado de que o turbo apresentava uma prisão na geometria, situação essa que se verificou no banco de potencia. No regresso a casa verifiquei que o carro libertava algum fumo preto em baixa rotação mas que depois acabava por desaparecer.

Contactei de imediato o reprogramador que me indicou que devia-se ao turbo, que estava sujo, como tal sugeriu-me que fosse a uma casa especializada em turbos, nomeadamente a HP Turbo em Corroios. Mas como me ficava muito longe da área de residência tal não me foi possivel e obtei por fazer a reparação numa oficina local mas bastante conceituada. O senhor afirmou que limpou EGR, admissão e turbo e que este não se encontrava muito sujos. Visto que o carro continuava a libertar fumo dirigi-me novamente a PKE.

Foi-me explicado que devido às condições que o turbo apresentava iam tentar solucionar o problema do fumo através de software e procederam à afinação da mesma.

Em seguida fui experimentar o carro com o reprogramador e não se verificava o tal fumo em baixa rotação. Mas qual não é o meu espanto que passados uns tempos acelerei um pouco a partir das 4000 rotações e o carro libertava novamente fumo em todas as mudanças e desta vez já era uma fumarada constante.

Enfim, continuo num dilema, gosto da performance do carro reprogramado, mas não gosto de ver o fumo. Já pensei em colocar de novo o File de origem, levar a turbo a uma casa conceituada ou tentar de alguma forma alterar a reprogramação noutra casa mas tendo em conta a fiabilidade do motor.


Agradecia feedback da vossa parte e peço desculpa pelo testamento.


Obrigado
 
Queres tirar o fumo? Isso é fácil, é aumentar a pressão feita pelo turbo e manter os parâmetros de injecção, o que tira a vida útil ao turbo e poderá mesmo partir devido as pressões altas que terá de fazer, ou tirar á injecção e manter a pressão, mas o que dá cavalos é o gasóleo. Por norma carros reprogramados têm sempre um bocado de fumo, claro que até o turbo encher (principalmente num turbo grande) o fumo é mais que muito mas depois começa a limpar. Mas tudo depende dos parâmetros que tens na repro... O que em cheira é que querias melhorar as altas e assim foi feito, num turbo pequeno as altas não são o seu forte e então foi-te dado mais gasóleo nessa faixa de rotação daí o fumo...
Espera por alguém mais sabido nestas coisas...
 
Ou então, em vez disso, fazer o contrário, e tirar gasoleo mantendo o turbo nao? Mais facil..

Sent from my HTC One using Tapatalk
 
Ora ja tens aqui duas respostas que esclarecem o que queres ... altas com turbo pequeno tens de ter fumo se n n tens altas de jeito e mesmo com gasoleo n faz milagres pois o turbo está lá a efeitar ...

Ou entao pedes ao reprogramador para dar menos gasoleo em altas para n fumar tanto ... e se andares sempre a pastar é normal que o que anda acumulado no escape quando des umas puxadelas saia cá para fora ...
 
A meu ver, para o que queres, os 168 cvs é muito e vai exigir fumo.. E já não é algo muito fiável se tipicamente andares a puxar.. Baixa isso para os 160, que te tire o gasóleo para nao teres tanto fumo, e não puxe pelo turbo para queimar o gasóleo, pois isso compromete a fiabilidade.. E o que pedires, seja a que chipadeiro for, é para ficar como queres.. Pedir fiabilidade, soft e sem fumo e levar com 168cvs e fuml e ainda vir com desculpas para nao ter trabalho a afinar, se fosse eu era logo para o canto.. Não pago para ficar mal servido.. No entanto não conheço a casa, não sei se trabalham bem ou mal, nem sei se o que pediste foi exactamente isso.. Ate porque a maioria pede sempre soft e fiável e depois quando sente os cvs não se importam se tiver potente.. Isto que estou a dizer funciona para qualquer casa..

Sent from my HTC One using Tapatalk
 
Mas o fumo é mesmo muito ou és tu que és muito picuinhas e não podes ver ponta de fumo? É que ir devagar e calcar por exemplo uma 4ª vai fazer sempre um pouco de fumo.
Num diesel teres cavalos sem fumo é quase impossível, pode-se é tentar minimizar ao mínimo sacrificando a longo termo o turbo....
Podias era ser mais especifico, pois o carro deita fumo a baixas rotações mas a que percentagem de acelerador? O normal é deitar se calcares a fundo a acelerador se calcares devagar ou manter o acelerador o fumo devia ser nulo só mesmo quase a fundo deveria deitar fumo....
 
Last edited:
Eu na minha andei com 160cv sem fumo com linha e o kkk e ando agora com 225cv de 17vk igualmente sem fumo so msm se calcar a maluco em baixas rotações é que sai um ligeiro fuminho....

Mas 168cv para o kkk com td de origem axo puxadito e normal que saia um bocado de fumo...

Ibiza FC Powered by Kinetic
 
Eu na minha andei com 160cv sem fumo com linha e o kkk e ando agora com 225cv de 17vk igualmente sem fumo so msm se calcar a maluco em baixas rotações é que sai um ligeiro fuminho....

Mas 168cv para o kkk com td de origem axo puxadito e normal que saia um bocado de fumo...

Ibiza FC Powered by Kinetic

Imagino se não fosse soft xd

Enviado do meu GT-I9100 através de Tapatalk
 
Realmente tem razão.. No banco de potencia de origem indicou 136 cv aos quais foram adicionados 32. Não esperava que ficasse com tantos nem queria esse disparate todo mas como ja estava feito.. Agora muitos pontos de interrogação pairam sobre a minha cabeça...enfim...
Imagino se não fosse soft xd

Enviado do meu GT-I9100 através de Tapatalk
 
Pois amigo foi como disseram em cima.o pessoal sente a potência e depois não se importa com os cv's..

Enviado do meu GT-I9100 através de Tapatalk
 
Tem razão Valter. VX, talvez fui eu que me interpretei mal na altura em que fiz a repro. Pelo que percebi eles não conseguiam colocar determinados cavalos por mim exigidos, acho eu. Se por acaso conhecer algum sitio que me possa indicar e onde eu possa resolver a situação (de preferência no sul) agradecia. Obrigado.
A meu ver, para o que queres, os 168 cvs é muito e vai exigir fumo.. E já não é algo muito fiável se tipicamente andares a puxar.. Baixa isso para os 160, que te tire o gasóleo para nao teres tanto fumo, e não puxe pelo turbo para queimar o gasóleo, pois isso compromete a fiabilidade.. E o que pedires, seja a que chipadeiro for, é para ficar como queres.. Pedir fiabilidade, soft e sem fumo e levar com 168cvs e fuml e ainda vir com desculpas para nao ter trabalho a afinar, se fosse eu era logo para o canto.. Não pago para ficar mal servido.. No entanto não conheço a casa, não sei se trabalham bem ou mal, nem sei se o que pediste foi exactamente isso.. Ate porque a maioria pede sempre soft e fiável e depois quando sente os cvs não se importam se tiver potente.. Isto que estou a dizer funciona para qualquer casa..

Sent from my HTC One using Tapatalk
 
Last edited:
Caro user, faço das suas palavras as minhas, o que acontece é: entre as 1500 e 2000 rotações em 2ª/3ª/4ª mudanças se calcar, va lá, 3/4 de acelerador ele liberta sempre um pouco de fumo mas que depois desaparece tornando-se quase inexistente acima dessa rotação. Depois a partir das 4000 RPM sobretudo em 5ª e 6ª velocidades começa novamente a libertar fumo mas desta vez não se fica so pela "pequena bola", mantem-se constante e não desaparece.

PS: Admito que tambem sou um pouco picuinhas:)
Mas o fumo é mesmo muito ou és tu que és muito picuinhas e não podes ver ponta de fumo? É que ir devagar e calcar por exemplo uma 4ª vai fazer sempre um pouco de fumo.
Num diesel teres cavalos sem fumo é quase impossível, pode-se é tentar minimizar ao mínimo sacrificando a longo termo o turbo....
Podias era ser mais especifico, pois o carro deita fumo a baixas rotações mas a que percentagem de acelerador? O normal é deitar se calcares a fundo a acelerador se calcares devagar ou manter o acelerador o fumo devia ser nulo só mesmo quase a fundo deveria deitar fumo....
 
E no seu caso o que faria? retirava a repro e colocava o File de origem ou tentava, de alguma forma resolver a situação através de outros meios?
Pois amigo foi como disseram em cima.o pessoal sente a potência e depois não se importa com os cv's..

Enviado do meu GT-I9100 através de Tapatalk
 
Na minha opinião está dentro da normalidade, foi feito provavelmente para te poupar o turbo, isto se não for aquela nuvem terrível de fumo mas sim um pouco de fumo visível mas nada demais...
 
Se és de Évora tens a RPM em vendas novas,, conheço pessoal com eletrónicas de lá a andar bem e com pouco fumo, segundo conheço as eletrónicas são fiáveis...

No fim vais experimentar o carro, se não gostares, volta a por de origem e não pagas... lool
 
Eu também acho que seja normal deitar algum fumo mas se pediste sem fumo acho que era isso que devias ter. Se fosse a ti passava novamente novamente lá e tentava resolver a situação, já tens aqui duas possíveis soluções, podem sempre ajudar ;)

Caso não te resolvam o problema dá um salto na RPM, o meu ficheiro foi lá feito e ficou como pedi;)
 
ao contrario do que li ca que num diesel nao e assim tao dificil ter cavalos sem fumo

num fr para 160cv e possivel de os atingir com o mesmo fumo de origem do carro

nao e so meter diesel e pressao no turbo
 
Exactamente.. E facil ficar sem fumo nos 160.. Agr tipicamente os chipadores poem um pouco de gasóleo antes do turbo abrir e depois de ele ja nao ter o mesmo rendimento, ou seja, entre as 1500 e as 1800 e acima das 4000.. Se e assim a repro nao esta mal feita, simplesmente não esta afinada a teu gosto.. Tens duas hipóteses.. Ou andas assim e nao calcas a fundo (ou calcas menos para teres a msm potência que tinhas antes) antes das 1800, ou entao pedes ao chipador para te colocar os parametros originais abaixo das 1800 e acima das 4000..mas ja sabes que nessas faixas de rotação não vais ter a potência tipica da repro.. Nesse carro, com tudo original so com repro, para se consegui incremento de potencia nessas faixas de rotação, so com gasóleo.. Por isso esta bem feita no seu global.. Agora cada cliente e um cliente e se queres mesml sem fumo, é so pedires..

Sent from my HTC One using Tapatalk
 
Back
Top