Erros Ibiza 6J TDi

Boa tarde.

Aqui há 2 ou 3 semanas apareceu-me uma luz de aviso no meu Ibiza 6J FR (imagem em baixa, a luz é a mais À direita, sendo que o manual refere que tem a ver com gases de escape, EGR, FAP não sei).

Depois desapareceu durante uns dias, voltou, desapareceu, voltou de novo e desapareceu. Portanto 3 vezes durante as últimas 2 semanas sensivelmente.

Agora na quarta-feira a luz voltou e entretanto não mais desligou sendo que desde quarta a hoje já liguei e desliguei o carro vezes sem conta e fiz aí uns 350km desde esse dia.

Precisamente nessa quarta-feira (antes desta 4ª vez de luz ligada) liguei o carro ao VAG-COM (ajuda com cabo de um amigo) e apareceram lá vários erros...

Ventoinha do radiador, FAP, climatronic, EGR (?).

Eu pensava que teria algo a ver com sensor de gases de escape, EGR ou assim, mas agora não faço ideia.

Deixa então cópia de texto dos logs que depois este meu amigo me enviou por mail:

Wednesday,06,November,2013,16:28:11:32264
VCDS Version: Release 11.11.3
Data version: 20120401


Address 08: Auto HVAC Labels: Redir Fail!
Control Module Part Number: 6J0 820 043 A HW: 6J0 820 043 A
Component and/or Version: Climatronic H07 0404
Software Coding:
Work Shop Code:
VCID: 2241F4513DD4D09
1 Fault Found:

01317 - Control Module in Instrument Cluster (J285)
013 - Check DTC Memory - Intermittent
Freeze Frame:
Fault Status: 00101101
Fault Priority: 6
Fault Frequency: 1
Reset counter: 3
Mileage: 73076 km
Time Indication: 0
Date: 2103.14.26
Time: 16:14:09


e ainda...


Wednesday,06,November,2013,16:25:44:32264
VCDS Version: Release 11.11.3
Data version: 20120401



--------------------------------------------------------------------------------
--------------------------------------------------------------------------------


Address 01: Engine Labels: 03L-906-018-CFF.clb
Control Module Part Number: 03L 906 018 A HW: 03L 906 018 A
Component and/or Version: R4 2,0L EDC H20 6749
Software Coding: 00190012042400080000
Work Shop Code: WSC 99999 1023 2097151
ASAM Dataset: EV_ECM20TDI01103L906018A 003003 (SE25)
VCID: 2855E67953E83A9
3 Faults Found:

4519 - Radiator Fan 2 (V177)
P1951 00 [032] - Movement Restricted / Jammed
Intermittent - Not Confirmed - Tested Since Memory Clear
12002 - Diesel Particle Filter; Differential Pressure Sensor
P2453 00 [096] - Implausible Signal
Intermittent - Not Confirmed - Tested Since Memory Clear
5253 - Diesel Particle Filter; Differential Pressure Sensor
P2452 00 [047] - Elect. Malfunction
Confirmed - Tested Since Memory Clear
Freeze Frame:
Fault Status: 00000001
Fault Priority: 2
Fault Frequency: 60
Mileage: 72524 km
Date: 2039.14.19
Time: 14:42:08


Readiness: 0 1 0 0 0
Wednesday,06,November,2013,16:51:03:32264
VCDS Version: Release 11.11.3
Data version: 20120401


16:50:55
64.16 % Exhaust gas recirculation (EGR) cooler pump; specified value 030
16.90 g Particle filter; soot mass calculated 074
7.97 g Particle filter; soot mass measured 075
55 hPa Particle filter; offset for differential press. 076
-53 hPa Particle filter; difference pressure 077
0.04 l Particle filter; oil ash volume 079
80.0 ∞C Coolant temperature at radiator output; specified value 198
73 ∞C Coolant temperature 199



engine%20light.jpg


A luz que liga no quadrante é a mais à direita, sendo que esta está relacionado com "gases de escape" e sendo que o FAP tem uma luz própria que é esta aqui em baixo (a mais próxima do 4000rpm):

1257473.1109.jpg



EDIT:

O carro tem presentemente 74.4xx km e é tem o 2.0 TDi 143 sendo que é de 2010, ainda MY2010.
 
Last edited:
Resta referir que o carro puxa bem, não faz barulhos estranhos, o ralenti está certinho, os consumos certinhos estão e não há nada a apontar. :p
 
sensor da fap.
os outros apaga e da uma volta k n deve ser nada.
O do AC é cronico na maior part dos ibizas
 
Resta referir que o carro puxa bem, não faz barulhos estranhos, o ralenti está certinho, os consumos certinhos estão e não há nada a apontar. :p

Sim esqueci-me de referir isto:

Se não fosse a luz eu nunca desconfiaria porque o carro está, como o Gmiguel afirma, a puxar de forma normal, ralenti certo e consumos idem aspas.


sensor da fap.
os outros apaga e da uma volta k n deve ser nada.
O do AC é cronico na maior part dos ibizas

Então e solução ?

É estranho ser sensor do FAP porque eu quase nunca faço percursos realmente curtos (muito raramente faço menos de 3/4km seguidos), faço bastante estrada aberta, muita AE a 140/150, EN a andar com calma (100/110), mas também mais depressa e pouca cidade no geral.

Quer dizer que a luz do FAP no quadrante é só referente a quando o FAP está cheio e é para ir fazer uns kms para limpar e quando é sensores do FAP liga a luz de aviso de problema no motor "normal" ?
 
sim. A solução é trocar o sensor que custa na volta dos 6*€.

Se for na marca devem levar-t 90€
 
O meu com 2 anos e uns 60000 kms também acendeu a luz e era uma sensor de pressão de gases do Filtro de Partículas. Também não notei nenhuma diferença na condução.

Ficou por 90 e poucos euros na marca em 2011.

PS. De referir que desconfio que o sensor já vinha com defeito de fabrico. Quando foi substituido por um novo o carro ficou muito mais solto. Sobretudo em baixas.
 
O meu com 2 anos e uns 60000 kms também acendeu a luz e era uma sensor de pressão de gases do Filtro de Partículas. Também não notei nenhuma diferença na condução.

Ficou por 90 e poucos euros na marca em 2011.

PS. De referir que desconfio que o sensor já vinha com defeito de fabrico. Quando foi substituido por um novo o carro ficou muito mais solto. Sobretudo em baixas.

Que carro e motor ?

Ibiza 6J 1.9 TDi 105 ? 1.6 TDi ?

Isso de melhorar em baixas era bom que acontecesse, podiam ser melhores.
 
Back
Top