Encontrei o contacto de uma casa em coimbra que me repara o turbo do meu pd130 por 200 euros e que equilíbrio dos turbos é feito numa máquina VSR, o que permite passar das 200 000 rpm. O que quer isto dizer?:shock:
[video=youtube;TMA5RFpGRbg]http://www.youtube.com/watch?v=TMA5RFpGRbg[/video]
Já trabalhei com uma maquineta dessas mas era mais antiga que essas do video, totalmente mecanica:
o processo é basicamente o mesmo que calibrar uma jante.
Consiste em eliminar o maximo de vibrações, no caso da jante adicionam.se pesos e nos turbo retira-se material.
Para que em qualquer zona da turbina ou da compressora tenha uma massa(peso) identico ao seu lado oposto. Caso a diferenças de massas sejam 100% iguais em toda a turbina ou compressora quer dizer que não há vibrações, mas como é obvio nunca se concegue esses 100%. Quanto menos vibrações/frequencia fizer mais rotação pode o turbo fazer .
Os mais entendidos no assunto que se xegem á frente