[Dúvidas] GPL

Boa noite malta.

Bem, estou aqui num impasse. E preciso da vossa ajuda.

Eu tenho um Seat Ibiza 6k de 1995 a gasolina, como muitos de vós sabem, e o carro está completamente novo. Há pouco tempo atrás levou uma pintura em alguns pontos críticos e um polimento no geral, e está mesmo muito bom. Tem 90.000km, mais coisa menos coisa.

Eu e o meu pai estávamos a pensar vendê-lo para comprar um comercial para mim. Muito provavelmente um Citroen Saxo 1.5D ou um Peugeot 206 1.4 HDi. Sim, são melhores do que o meu Ibiza, mas o Ibiza é meu, e só por isso vale muito. Dado o estado do carro e o facto de tanto eu como o meu pai ter-mos um grande afecto por ele, foi posta na mesa a opção de colocar GPL. Já para não falar que sabemos a história dele de trás para a frente, e sabemos que nunca teve um problema mecânico que fosse e sempre foi bem estimado.

Então digam-me: como funciona? Quais são os cuidados a ter? Vale a pena? É seguro? É preciso ir a alguma inspecção diferente ou quem instala é que trata disso? Consome menos ou consome o mesmo mas por menos de metade do preço (visto que o GPL é milhões de euros mais barato)?

Mandem as vossas opiniões para cá, porque eu tenho mesmo muita pena de me desfazer do meu carro... Mas também não tenho orçamento para dar de beber a um menino que bebe 10 litros aos 100 quando é conduzido com calminha.

Um muito obrigado a quem me ajudar.
 
Boa noite malta.

Bem, estou aqui num impasse. E preciso da vossa ajuda.

Eu tenho um Seat Ibiza 6k de 1995 a gasolina, como muitos de vós sabem, e o carro está completamente novo. Há pouco tempo atrás levou uma pintura em alguns pontos críticos e um polimento no geral, e está mesmo muito bom. Tem 90.000km, mais coisa menos coisa.

Eu e o meu pai estávamos a pensar vendê-lo para comprar um comercial para mim. Muito provavelmente um Citroen Saxo 1.5D ou um Peugeot 206 1.4 HDi. Sim, são melhores do que o meu Ibiza, mas o Ibiza é meu, e só por isso vale muito. Dado o estado do carro e o facto de tanto eu como o meu pai ter-mos um grande afecto por ele, foi posta na mesa a opção de colocar GPL. Já para não falar que sabemos a história dele de trás para a frente, e sabemos que nunca teve um problema mecânico que fosse e sempre foi bem estimado.

Então digam-me: como funciona? Quais são os cuidados a ter? Vale a pena? É seguro? É preciso ir a alguma inspecção diferente ou quem instala é que trata disso? Consome menos ou consome o mesmo mas por menos de metade do preço (visto que o GPL é milhões de euros mais barato)?

Mandem as vossas opiniões para cá, porque eu tenho mesmo muita pena de me desfazer do meu carro... Mas também não tenho orçamento para dar de beber a um menino que bebe 10 litros aos 100 quando é conduzido com calminha.

Um muito obrigado a quem me ajudar.

beber a GPL bebe sempre mais um pouco, tipo aumenta ao consumo minimo 1 ou 2 litros aos 100, o mal e a instalação do gpl que ronda os 1000euros, mas que compensa compensa, o carro fica a andar o mesmo, bebe e mais um pouco como tinha dito.
quanto a comprar outro carro mais economico nisso ate concordo mas não seria num 1.5d quer dizer eles ate bebem pouco... mas o desempenho daquilo que tédio!, para não falar que e um carro que em portugal esta muito sobrevalorizado, eu nunca dava o dinheiro que pedem por aquilo, tal como o 206... aranjas melhor por o preço que aquilo custa, e se puxas um pouco por o 206 la vais os consumos, para alem que e um motor que os mecanicos detestam! por alguma coisa é ne? eu também ja mexi nesse motores e detestei, so para mudar um filtro de ar... para alem que nunca tiveram fama de serem uns motores por ai e alem...

cumprimentos...
 
Boas, Dogzilla, eu tenho um 6l 1.2 de 2008 e quando o comprei a ideia foi logo ao fim da garantia passar a GPL..
Estou mais do que satisfeito com a minha decisão!!!
Quando em 2010 fiz a alteração custou-me 1600paus, preço chave na mão.... O que é isto?
-Fui deixar o carro na oficina de GPL de manhã e no dia seguinte ao fim do dia fui busca-lo já com a IPO B efectuada e os papeis do novo Doc UN. de Circulação tratado... foi só esperar que o IMTT envia-se o final para casa!
Os preços de instalação não mudaram muito...
Para teres uma ideia da minha vida, faço por dia 55km( meio cidade/meio AE) e a G95 faz uma media de 8a9 lts/100 e a gpl faz 9a 10 lts/100, com a diferença que enchi o deposito de gas com 40 lts (na promoção de fim-semana da repsol) com 24€, e vou fazer +-440km, e no mesmo dia pus 40lts de Sc95 no jumbo por 65€ e vou acabar por fazer os mesmos kms.
Coisa boa, se és de Coimbra é que as bombas do Jumbo dí tem GPL ainda mais barato!!!!!
Agora tira as tuas elações...
Deixo-te um site/Forum do pessoal do GPL em que podes passar para tirares ideias e moradas de oficinas GPL nessa zona,http://forum.autogas.pt/forum/index.php?sid=3bab5fc205f49f5c0752481d7490d332
Espero ter ajudado ....
 
O unico problema que podes vir a ter, é o arrependimento de nao teres comprado um motor mais forte e te lo colocado a GPL, isto porque a 60 cv e andares despreocupado vais querer um motor mais potente .

um 1.4 16v é q era bem com gpl cavalinhos na estrada e economicos.
 
Sim é bem verdade....eu bem que queria o 1.6 mas a guita!?!?!?!?..
No entanto, apesar de ter perdido um pouco de potencia, nada por ai visto não ser grande acelera e sair sempre de casa com tempo, quando chega ao fim do mês e vi que poupei para as gambas.... Aí sim...... fico muito Satisfeito com a minha cafeteira.
 
Bem malta, parece que há uma actualização. O meu pai falou com o amigo dele que é vendedor de carros e deu-lhe todos os dados do carro. Esse amigo agora vai falar com um conhecido dele e vai perguntar quanto custa a instalação do GPL no meu carro.

Tendo em conta os quilómetros que faço, se valer a pena, o carro vai levar GPL.

Caso seja um investimento grande demais, vende-se o carro e compra-se um dos comerciais que eu falei anteriormente.

Sinceramente, estou dividido p'ra cara***.
 
se esse motor for de injecção monoponto, o kit GPL deve ficar-te por menos de 1000€ se for de injecção directa e como tem 4cilindros o kit de injecção directa deve-te ficar a rondar os 1200€ (tudo depende do instalador).
 
eu tenho um a GPL e meu deus ainda bem que não me meti em outro carro, estou super satisfeito!
quais são as tuas maiores duvidas de momento que te possa esclarecer?
 
boas eu tenho um 6j 1.4 a gasolina e a minha intenção tambem é por a gpl. mas como de momento não fasso muitos km não vai ser ja, mas mal tenha que fazer 1000/1500km por mes não vou esitar! tanto que antes de comprar o ibiza estive mesmo a procura caros de alta cilindrada mesmo para por a gpl e ter uma granda maquina "economica". posso te diser que se colocares gpl não te vas arpender nada e nunca (pelo menos enquanto o gpl estiver barato porque qualquer dia eles lembem-se de taxar o gpl e la se vai a economia, mas isso é melhor não falar muito senão ainda os lembramos).
 
boas eu tenho um 6j 1.4 a gasolina e a minha intenção tambem é por a gpl. mas como de momento não fasso muitos km não vai ser ja, mas mal tenha que fazer 1000/1500km por mes não vou esitar! tanto que antes de comprar o ibiza estive mesmo a procura caros de alta cilindrada mesmo para por a gpl e ter uma granda maquina "economica". posso te diser que se colocares gpl não te vas arpender nada e nunca (pelo menos enquanto o gpl estiver barato porque qualquer dia eles lembem-se de taxar o gpl e la se vai a economia, mas isso é melhor não falar muito senão ainda os lembramos).

mesmo que aumente como tem aumentado, nunca se pode comparar o litro de gpl a o de gasolina...
 
A gasolina tem aumentado que é uma coisa parva, e é por isso que ando tão "desesperadamente" à procura de uma solução mais económica. GPL permite-me manter o carro que eu tanto gosto e de forma poupada.

Nunca investi muito dinheiro nele, precisamente porque sempre pensei em vender, mas se o converter para o GPL já lhe posso dar uns toques estéticos que ele já pede há muito tempo.

Hoje devo ter novidades, vamos esperar que sim.

Obrigado pelos esclarecimentos pessoal.
 
Então parece que o GPL no meu carro é para ir para a frente. :)

Recomendem-me instaladores que conheçam na zona de Coimbra, Figueira da Foz, Leiria, Pombal, Tentúgal, ... por aí.

Tendo em conta que o meu carro leva um kit de injecção monoponto, que preços posso esperar que incluam o kit, a inspecção B, os documentos e o depósito de GPL cheio? Falo nestes parâmetros porque pelo que tenho lido é o serviço normal oferecido pelos instaladores.

Prezo também um bom serviço pós-venda. Entre dar mais 100€ e ter um bom serviço pós-venda ou poupar 100€ e ter um serviço pós-venda ranhoso, prefiro a primeira opção.

Obrigado mais uma vez pela ajuda pessoal.
 
Fui hoje à GPL Centro e está marcado. O depósito será de 46L e já fico com um pouco do fundo da mala levantado. Mas isso não é problema. A culpa é do pneu suplente que é muito pequeno. :( Não dava para meter maior visto que eles têm que respeitar certas normas. Não importa, as bombas até nem são muito longe de casa. :)

O kit é monoponto, da marca LOVATO. Tudo, fica por 1100€. Já com os documentos tratados e com a inspecção B feita.

A má notícia é que só vai ser instalado no dia 18 de Junho. Não havia vagas mais cedo, a menos que haja alguma desistência e nesse caso eu posso ser atendido mais cedo. Vamos esperar que sim. :)
 
eu neste não vou fazer esse investimento. mas um dia que compre um cupra a gasolina, é sem duvida o primeiro investimento, porque fico com um carro potente, um carro mais novo e economico :D
 
Eu se tivesse dinheiro comprava um bom carro a gasolina e convertia-o para GPL.

Não havendo possibilidade para isso, fico com um carro do qual gosto muito e sustentável.
 
Olá.
Eu tenho um ibiza 6l 1.2 de 2007 a gasolina e com instalação de gás.
Estou muito satisfeita com o carro e com os consumos, no entanto tenho a sensação que o carro puxa melhor a gasolina do k a gás, talvez uma diferença minima, mas parece-me pelo menos no arranque.
Mas acho uma excelente aposta.
Os carros com gpl necessitam de uma inspecção para além da normal obrigatória.
 
Back
Top