Dúvidas com o meu 6L - Tenho mm azar ...

Olá pessoal,

Sou novo aqui no fórum e dei com ele pq qd quis comprar o meu ibiza foi através da vossa sabedoria que confirmei a minha vontade. Comprei uma sport van 130cv de 2002, o ano passado, com 114km (dizia o gajo), o problema é que foi a um particular, e logo de inicio tive receio por nao ter garantia. No entanto como o preço era bom e ele ficava com o meu corsa de 94 lá aceitei. Passado 1 ano , eis o balanço, gostava de ouvir de vossa justiça:

1- levou sinoblocos novos logo 2 meses depois (ja sei que é mal geral) e levou logo com os do cupra.

2- partiu-se o fio que liga ao motor de arranque, antes que desse por ela tive de ir de reboque para casa, tava a 200 km's... o arranjo foram 7 euros...

3- tive uma fuga de agua junto ao falo (?) do radiador q teve de ser reparado

4- na semana seguinte, como ainda perdia água, descobriram que tb tinha uma fuga junto ao radiador do ar condicionado, lá tiveram de tirar tablier etc etc ... e por borrachinhas de 7 euros paguei 80 pela brincadeira...

5- por ultimo, nos primeiros tempos tentei esticá-lo para ver qto dava. chegava aos 200kms , no inicio da 6ª e nao passava daquilo nem que fosse a descer. disseram que estava bloqueado. nao sei se é assim ou não ....

Depois de ter andado uns 3 ou 4 kms a 200 foi a primeira vez que o turbo se desligou, o chamado safe mode. Aconteceu uma ou outra vez depois disso, dessa vez já aos 180 kms , e ontem vinha da mealhada para o porto na A1 e vinha a fazer uma media de 140/160 e pimba... desliga-se , eu lá desligo o motor , e ele volta a arrancar e nem 10 segs depois , pimba ... safe mode...

Amigos, começo a desesperar com isto. Adoro o carro e dá-me um gozo enorme conduzi.lo apesar do desconforto de que falam e dos ruidos parasitas, nada disso me interessa qd o conduzo. Eu faço cerca de 80 kms diarios , casa/trabalho , será por isso que ele tem este desgaste mais rápido ???

Isto do safe mode - confesso que sou um 0 à esquerda em mecânica - já sei que pode ser de uma tal válvula n75 , ou a maf, ou ... ???

Se for a válvula , será caro o arranjo ? é que ao final de um ano já começa a doer e começo a pensar se n devo trocá-lo....

Podem dar.me alguma orientação ? Em termos leigos pff... :D
 
os primeiros problemas sao normais, é da velhice.... e talvez esse safes mode sejam coisas simples para quem sabe...


abraços e nao desesperes
 
Amigo o ibiza de 130 nao tem n75, e um conjunto todo completo com electro-valvulas que controlam todos os sistemas mecanicos necessários(turbo, egr, etc...), esta em cima da torre da suspensão da frente do lado direito!!
Amigo o melhor a fazer era ligar o vag-com para ver se tem algum erro, para se ter uma ideia do que pode ser!!
Assim é muito vago amigo, pode ser muita coisa!!
Amigo tambem nao esperes k ele dê muito mais, ele no maximo dos maximos dá 225km/h a descer e bem embalado, e como tens caixa longa ele em recta nao dá mais k 210km/h e se calhar estou a dizer de mais, visto o motor nao ter a cavalagem necessaria para a caixa que tem!!

Abraço

;)
 
Obrigado pelas mensagens de apoio.

Realmente não percebo nada de mecânica mas n me apetecia nada entrar em mais aventuras por causa do turbo... esqueci-me de referir que o AC já vinha avariado (eu sabia) e tb tem de levar uma polis que so se arranja em espanha, cá só o compressor completo. Mais outra ... :D

Em relação à velocidade de ponta acho estranho, pensei sinceramente que andava mais visto que a 6ª pouco ou nada evolui desde a 5ª bem puxada, em termos de km's. Sendo assim não passava dos 200 pq não dá mais, lol . O que é certo é que chega bem rápido lá ...
 
Amigo mas vê isso com o vag-com para ver se ficou algum erro na memoria, e depois a partir daí e mais de facil de dar opiniões!!
Amigo em recta 210km/h no maximo dos maximos(stock)!!

Abraço

;)
 
confirmo alguns dos problemas ditos causados na carrinha...e tb confirmo em termos de velocidade e caixa falado pelo igor...cm tenh uma sei disso lol

faz repro nisso e dps ves a força e velocidade a aumentar como se fosse outro motor lol ;)
 
Não desesperes ;)

Isso há que ver que são problemas inerentes á idade/km do carro.
São problemas "normais" o safe mode é que tens de ver isso com o vag.com e alguem que perceba... pode ser um simples sensor MAP ou MAF...

O meu manco anda com falhas de potencia já quase á um ano :) mas não tenho tido grande tempo para ver o que se passa e o vag não acusa erro nenhum... deixo andar a ver se estoura algo de vez que é mais facil de reparar :D

Nem tempo para ir á revisão e montar umas MOD´s tenho tido por isso, enquanto não me deixar na estrada, tendo atenção a niveis claro.. siga!!!
 
Back
Top