Olá pessoal,
Sou novo aqui no fórum e dei com ele pq qd quis comprar o meu ibiza foi através da vossa sabedoria que confirmei a minha vontade. Comprei uma sport van 130cv de 2002, o ano passado, com 114km (dizia o gajo), o problema é que foi a um particular, e logo de inicio tive receio por nao ter garantia. No entanto como o preço era bom e ele ficava com o meu corsa de 94 lá aceitei. Passado 1 ano , eis o balanço, gostava de ouvir de vossa justiça:
1- levou sinoblocos novos logo 2 meses depois (ja sei que é mal geral) e levou logo com os do cupra.
2- partiu-se o fio que liga ao motor de arranque, antes que desse por ela tive de ir de reboque para casa, tava a 200 km's... o arranjo foram 7 euros...
3- tive uma fuga de agua junto ao falo (?) do radiador q teve de ser reparado
4- na semana seguinte, como ainda perdia água, descobriram que tb tinha uma fuga junto ao radiador do ar condicionado, lá tiveram de tirar tablier etc etc ... e por borrachinhas de 7 euros paguei 80 pela brincadeira...
5- por ultimo, nos primeiros tempos tentei esticá-lo para ver qto dava. chegava aos 200kms , no inicio da 6ª e nao passava daquilo nem que fosse a descer. disseram que estava bloqueado. nao sei se é assim ou não ....
Depois de ter andado uns 3 ou 4 kms a 200 foi a primeira vez que o turbo se desligou, o chamado safe mode. Aconteceu uma ou outra vez depois disso, dessa vez já aos 180 kms , e ontem vinha da mealhada para o porto na A1 e vinha a fazer uma media de 140/160 e pimba... desliga-se , eu lá desligo o motor , e ele volta a arrancar e nem 10 segs depois , pimba ... safe mode...
Amigos, começo a desesperar com isto. Adoro o carro e dá-me um gozo enorme conduzi.lo apesar do desconforto de que falam e dos ruidos parasitas, nada disso me interessa qd o conduzo. Eu faço cerca de 80 kms diarios , casa/trabalho , será por isso que ele tem este desgaste mais rápido ???
Isto do safe mode - confesso que sou um 0 à esquerda em mecânica - já sei que pode ser de uma tal válvula n75 , ou a maf, ou ... ???
Se for a válvula , será caro o arranjo ? é que ao final de um ano já começa a doer e começo a pensar se n devo trocá-lo....
Podem dar.me alguma orientação ? Em termos leigos pff...
Sou novo aqui no fórum e dei com ele pq qd quis comprar o meu ibiza foi através da vossa sabedoria que confirmei a minha vontade. Comprei uma sport van 130cv de 2002, o ano passado, com 114km (dizia o gajo), o problema é que foi a um particular, e logo de inicio tive receio por nao ter garantia. No entanto como o preço era bom e ele ficava com o meu corsa de 94 lá aceitei. Passado 1 ano , eis o balanço, gostava de ouvir de vossa justiça:
1- levou sinoblocos novos logo 2 meses depois (ja sei que é mal geral) e levou logo com os do cupra.
2- partiu-se o fio que liga ao motor de arranque, antes que desse por ela tive de ir de reboque para casa, tava a 200 km's... o arranjo foram 7 euros...
3- tive uma fuga de agua junto ao falo (?) do radiador q teve de ser reparado
4- na semana seguinte, como ainda perdia água, descobriram que tb tinha uma fuga junto ao radiador do ar condicionado, lá tiveram de tirar tablier etc etc ... e por borrachinhas de 7 euros paguei 80 pela brincadeira...
5- por ultimo, nos primeiros tempos tentei esticá-lo para ver qto dava. chegava aos 200kms , no inicio da 6ª e nao passava daquilo nem que fosse a descer. disseram que estava bloqueado. nao sei se é assim ou não ....
Depois de ter andado uns 3 ou 4 kms a 200 foi a primeira vez que o turbo se desligou, o chamado safe mode. Aconteceu uma ou outra vez depois disso, dessa vez já aos 180 kms , e ontem vinha da mealhada para o porto na A1 e vinha a fazer uma media de 140/160 e pimba... desliga-se , eu lá desligo o motor , e ele volta a arrancar e nem 10 segs depois , pimba ... safe mode...
Amigos, começo a desesperar com isto. Adoro o carro e dá-me um gozo enorme conduzi.lo apesar do desconforto de que falam e dos ruidos parasitas, nada disso me interessa qd o conduzo. Eu faço cerca de 80 kms diarios , casa/trabalho , será por isso que ele tem este desgaste mais rápido ???
Isto do safe mode - confesso que sou um 0 à esquerda em mecânica - já sei que pode ser de uma tal válvula n75 , ou a maf, ou ... ???
Se for a válvula , será caro o arranjo ? é que ao final de um ano já começa a doer e começo a pensar se n devo trocá-lo....
Podem dar.me alguma orientação ? Em termos leigos pff...