Dúvida/Problema Motor 1.6TDI

Boas pessoal achei correcto colocar antes nesta parte porque trata-se de uma dúvida, talvez problema.

O problema é o seguinte tenho um 6J 1.6 TDI com cerca de 7000km, ainda :D e é o seguinte, ao inicio quando o comprei o carro estava constantemente a ir a baixo, mesmo em 2ª, não percebia muito bem como ia a baixo:s.
Depois o problema desapareceu e começaram os soluços em primeira, por vezes quando ligava o carro e passado uns 4 min, se o parasse, começava a soluçar ao arrancar e para o impedir de fazer isso acelerava para além das 2000rpm e passava o problema, mas notando-se um pouco nas restantes mudanças como um não puxar e tremelicar.
Já me aconteceu também à tempos, já cerca de 3 / 4 vezes estar com o carro em ponto-morto e o carro começar a tremer todo como se o motor estivesse com uma rotação mais baixa do que o normal e pelo que consegui perceber a rotação estava um bocadinho de nada a baixo do normal, como o consumo instantâneo que estava nos 0.2l/h e até 0.1l/h.
Ontem aconteceu-me foi acho que a regeneração apesar de não ter assinalado no quadrante, penso que é suposto avisar no quadrante que está em regeneração do filtro, que é a rotação subir para as 1000rpm e ai ficar, mas o engraçado é que o carro estava a puxar de tal maneira que parecia que tinha outro motor nas mâos =D> estava suave ao acelerar e não se notava aquela dificuldade em acelerar rapidamente, não sei se fez alguma diferença estar cerca de 5 min parado com ele em ponto morto. Mas estando nas 1000rpm e a fazer regeneração não era suposto ele estar a gastar mais? é que estava a gastar outra vez apenas 0.2l/h e 0.1l/h.

Agora gostava de saber que acham que possa estar a acontecer, não sei se influência o problema, mas quase sempre ando em cidade e caminhos curtos de 2/3km e às vezes IC19? Será feitio ou problema, na SEAT foi ligada á máquina e não acusou nada, inclusive deram-me o relatorio de testes...

Abraço a todos!
 
Last edited:
Infelizmente na SEAT basta ligarem à máquina e não dar nada que não se preocupam.

A regeneração do DPF não aparece no quadrante. Só se nota porque o motor fica com um Som mais "grave" e, no caso do meu 1.4 TDI, o pedal fica mais sensível ao toque. Daí dizeres que parece estás mais energético.

Quanto ao resto não te posso ajudar, mas já tens bastantes utilizadores com esse motor aqui no fórum.

Uma coisa é certa, não contes muito desse motor (por enquanto).
 
Pois isso sei eu que a SEAT está-se a borrifar quando está na garantia, depois da garantia já se interessam, para ver cobram uns cobres....
Não sabia do 1.4 TDI também tinha, o meu avo tem um polo com o 1.4 TDI, mas como é de 2000 acho que ainda não traziam nada dessas mariquices...
 
Pois isso sei eu que a SEAT está-se a borrifar quando está na garantia, depois da garantia já se interessam, para ver cobram uns cobres....
Não sabia do 1.4 TDI também tinha, o meu avo tem um polo com o 1.4 TDI, mas como é de 2000 acho que ainda não traziam nada dessas mariquices...

O motor BMS ou chamado Ecomotive já vem com DPF. Já os últimos mancos 6L tinham, como é exemplo o do conhecido Miguel Tavares.

Foram os últimos mancos 1.4 TDI a sair. E entretanto saíu nos primeiros 6J, tal como os 1.9 TDI de 105 cv que também vieram com DPF.

Entretanto foram os dois motores substituidos pelo 1.2 TDI e 1.6 TDI.

Ainda há bem pouco tempo estive a falar com um mecânico da SEAT e disse-lhe que o 1.4 TDI tinha o mal de ter pouca força a baixas rotações, ao que ele responde "o problema desse motor é vir com filtro de partículas".
 
Já vi um polo com os mesmos sintomas.
RPMs altamente instáveis, o carro tremia todo e não tinha a mesma força. Dava ideia de que o carro estava a trabalhar quase a 3 cilindros.. Chegava inclusive a ir a baixo (mas ligava-se logo pq tinha o start/Stop).

Foi à VW 2 vezes meteram na máquina e estava tudo bem... LOL

Foi à revisao dos 30k depois disso fez essa cena 1 vez e nunca mais. Já vai nos 40k
 
Pois realmente é estranho, porque o carro pegava nele e do nada ia-se a baixo, tinha de andar a dar sempre rotação alta nos arranques se tentasse fazer suavemente lá se ia quando calhava, nunca mais me esqueço é estar a entrar numa rotunda e o carro ter ido a baixo, claro que levei com não sei quantas buzinadelas ...:oops:

Consegues saber o que fizeram a esse polo?
 
Consigo lol
Nada... Mudaram os filtros normais (oleo, gasoleo, polen), o oleo e mais nada
Hahah com essa não contava, estranho porque já foi trocado o filtro do óleo e o óleo...
Vamos ver como se porta, noto que isto só acontece quando ando tipo 2 ou mais meses apenas em cidade, no verão quando faço viagem e todos os dias ando com ele deixou de fazer, desconfio que isto pode ser obra do filtro de particulas, pois o motor não chega a aquecer o suficiente para tirar a maioria dos residuos, e apenas essas vezes que faço umas aceleradelas para ver se limpa e que vai equilibrando e diminuindo o problema...
 
Pah na altura qd ouvi os relatos tb pensei nisso.
Mas quando vi ao vivo o k acontecia não apontava para o filtro mas sim para um injector ou bico do injector...
Comprei o cabo vag.com para caso o carro esteja proximo de mim poder fazer um teste na hora, mas nunca mais aconteceu

Ps. Eu não percebo nadinha nadinha de mecanica, mas nao me pareceu do filtro

Qt às tuas otrs duvidas o carro qd ta as 1000rpm normalmente esta a regenerar o filtro. No meu noto k fico com um bocado menos de baixas (o carro nao tem potencia até as 1800) e vibra um bocadito (Menos que qq 1.9 VP lol). No k toca ao consumo instantaneo ca*a para isso... não te fies nisso... Aquilo é um mero indicador
 
É normal, o FAP destes motores e uma utilização citadina não gostam lá muito um do outro.
Quando o sentires "entupido" ou preso, vai à AE e estica-lhe as pernas durante uns kms, é o remédio!
Mas pesquisa aqui pelo forum que há mais malta com esses sintomas.
 
Back
Top