por acaso ja tive algumas discussões acerca disto.. primeiro ponto, podes ter sempre o Cruise control ligado, desde que não activo, nao faz diferença.. o segundo ponto, relativo aos consumos, não se poupa com o cruise control.. uso bastante em viagens longas em AE mas a realidade é que NÃO baixa os consumos!!!
Caso a AE seja plana, os consumos estarão quase ela por ela mas, no caso de descidas e subidas, o cenário torna-se bastante pior..
No caso de uma subida o carro vai estar sempre a esforçar para manter aquela velocidade.. o ideal para consumos é o condutor manter uma aceleração de maneira a que, do fundo até ao topo da subida, desça um pouco a velocidade (permite, pelo menos, manter a média).. imaginemos uma subida em AE de 2 kilometros.. tou a 120 e chego lá acima a 110 ou 105.. não é propriamente "lento" mas poupa-se bastante.. só aquele esforço do CC de se manter a 120 vai aumentar muito o consumo (é só ver nos instantâneos!!)
No caso de uma descida é, na minha opinião, ainda mais critico!
Existem 2 situações: descidas + íngremes e menos íngremes..
Numa descida íngreme, caso deixem o carro engatado, ele vai, pelo menos, manter a velocidade (devido à descida, quanto mais íngreme mais velocidade vai manter e vice versa) e, neste caso do carro engatado a descer, o consumo é zero.. Nesta situação, com o CC ligado, vamos ter um consumo para aí de 3l/100km.. é uma diferença ENORME! lol
No caso de uma descida menos íngreme, não podemos deixar o carro engatado que toda a inercia + atritos vão fazer o carro abrandar bastante.. nestes casos, não vamos andar a 80 nem a 70.. mas, nestes casos, se andarmos desengatados, já não há tanto "agarrar" do carro e consegues manter uma melhor velocidade.. o consumo, aqui, será de 1 a 1,5l/100km.. na mesma situação, com o CC ligado, vamos voltar aos cerca de 3l/100km..
com esta maneira de conduzir, com o PD130, repro de consumos e muita autoestrada a minha média andava nos 4l/100km e cheguei a conseguir 3.6l/100km.. :clap::clap:
edit: esqueci-me de dizer.. tinha caixa longa na altura
o que também ajuda nos consumos!