Cruise Control ligado ou desligado?

O meu normalmente anda desligado e só o ligo quando faço viagens em auto-estrada com mais de uns 50km. E vocês?

Há grandes (ou pequenas) diferenças entre ter o Cruise Control ligado ou desligado?

Sei que quando está ligado e activo o carro faz um melhor consumo pela velocidade ser constante, certo? Então e se estiver apenas ligado e não estiver activo? E desligado?

; )
 
o meu anda sempre ligado mas não activo. so activo em autoestrada para os consumos nada mais de resto esta ligado mas não activo
 
por acaso ja tive algumas discussões acerca disto.. primeiro ponto, podes ter sempre o Cruise control ligado, desde que não activo, nao faz diferença.. o segundo ponto, relativo aos consumos, não se poupa com o cruise control.. uso bastante em viagens longas em AE mas a realidade é que NÃO baixa os consumos!!!

Caso a AE seja plana, os consumos estarão quase ela por ela mas, no caso de descidas e subidas, o cenário torna-se bastante pior..

No caso de uma subida o carro vai estar sempre a esforçar para manter aquela velocidade.. o ideal para consumos é o condutor manter uma aceleração de maneira a que, do fundo até ao topo da subida, desça um pouco a velocidade (permite, pelo menos, manter a média).. imaginemos uma subida em AE de 2 kilometros.. tou a 120 e chego lá acima a 110 ou 105.. não é propriamente "lento" mas poupa-se bastante.. só aquele esforço do CC de se manter a 120 vai aumentar muito o consumo (é só ver nos instantâneos!!)

No caso de uma descida é, na minha opinião, ainda mais critico!

Existem 2 situações: descidas + íngremes e menos íngremes..

Numa descida íngreme, caso deixem o carro engatado, ele vai, pelo menos, manter a velocidade (devido à descida, quanto mais íngreme mais velocidade vai manter e vice versa) e, neste caso do carro engatado a descer, o consumo é zero.. Nesta situação, com o CC ligado, vamos ter um consumo para aí de 3l/100km.. é uma diferença ENORME! lol

No caso de uma descida menos íngreme, não podemos deixar o carro engatado que toda a inercia + atritos vão fazer o carro abrandar bastante.. nestes casos, não vamos andar a 80 nem a 70.. mas, nestes casos, se andarmos desengatados, já não há tanto "agarrar" do carro e consegues manter uma melhor velocidade.. o consumo, aqui, será de 1 a 1,5l/100km.. na mesma situação, com o CC ligado, vamos voltar aos cerca de 3l/100km..

com esta maneira de conduzir, com o PD130, repro de consumos e muita autoestrada a minha média andava nos 4l/100km e cheguei a conseguir 3.6l/100km.. :clap::clap:

edit: esqueci-me de dizer.. tinha caixa longa na altura :) o que também ajuda nos consumos!
 
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Grandes médias! E obrigado pelas dicas ;D

Tenho pena do meu 6L não ter qualquer tipo de CB, se não via os consumos instantâneos.

Eu tenho o pé pesado, a minha média é sempre 6,5l/100km, quase 7... lol.
 
Se usasse os dois pés para acelerar precisava de dois calços :rir:

A minha sorte ainda é o meu ser um 1.4TDI 80cv, se não queria ver...

É da idade sim senhor. Pressas para ir para aqui e para acolá e não gostar de ir a ver a paisagem x)
 
Grandes médias! E obrigado pelas dicas ;D

Tenho pena do meu 6L não ter qualquer tipo de CB, se não via os consumos instantâneos.

Eu tenho o pé pesado, a minha média é sempre 6,5l/100km, quase 7... lol.

Fdx consegues fazer as mesmas medias k eu so com uma diferença o teu esta stock e o meu carregado :D
 
Se usasse os dois pés para acelerar precisava de dois calços :rir:

A minha sorte ainda é o meu ser um 1.4TDI 80cv, se não queria ver...

É da idade sim senhor. Pressas para ir para aqui e para acolá e não gostar de ir a ver a paisagem x)

por isso é que não te deixaram comprar o ferrari :rir:
aproveita para veres agora a paisagem que daqui uns anos só vês é betão armado

ps - já tens as peças para mudar-mos?
 
Já o meu instrutor me dizia que tinha o pé pesado e para eu conduzir descalço LOL. Ter levado uma multa de excesso de velocidade com menos de 1 mês de carta não foi surpresa nenhuma :b

Tens PM João ; )
 
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