Tá ao pé do carro aquando este iniciar o trabalhar, toma atenção a barulhos vindos do motor, toma atenção a ver se pega bem ou mal a frio! ( costuma dar uma volta ao motor de arranque e pega, mais k isso, algo está mal k pode ir desde o simples filtro de gasóleo até ao motor de arranque!
Toma atenção se depois de pegar, deita fumo seja ele preto ou branco, ou azul ou cinzento(lol)
Depois de estar ligado abre o capon, se ouvires um grilar em principio será da correia do alternador que ou pode estar laça ou está comida por dentro e tens de trocar!
dá uma vista no filtro de ar, se está muito ou pouco sujo, observa onde o ponteiro da temperatura estabiliza e depois onde dispara a primeira velocidade da ventoinha(será antes do meio) se dispara depois só 2ª velocidade está trabalhar!
Olha o boião da água, abre vê se tem ferrugem ou se está limpo, tal como liquido se tem cor azul ou esverdeada ou se é incolor, aí será água o k é mau, pois consequentemente tens ferrugem nos canais e tubos!
Vê as pastilhas e a "cama" dos discos! Vê os pneus, o seu estado, só podem ser 175 70 13 ou 185 60 14 sem ser isso, não está homologado!
Vê ktos dentes puxas com o travão de mão com carro a direito ( sem fazer muita força) sem tar a esforçar muito, mais k 3 dentes, tá desafinado!
Por fim conduz o carro vÊ se puxa, observa o ponteiro das rotações, tem de estar abaixo das 1000, observa se o ponteiro não oscila e se mantêm quieto numa rotação enquanto parado! Mete as mudanças ver se não existe problema com nenhuma. Depois de andares com o carro e ele estiver quente, abre o capon tira vareta, coloca um guardanapo e acelera pelo cabo do acelerador, dá umas gazadas, tiras o papel e vês se guardanapo está sujo de óleo, se sim, segmentos tão deixar passar um pouco de óleo, observa também se manda fumo pela vareta!
E ~mais coisas mas por aí já sabes mais ou menos como está!
Vê os níveis todos antes de ligares o carro e andares
Se puderes leva um amigo k vá atrás de ti para ver se manda fumo pelo escape, seja ele preto ou de outra cor!
É um GRANDE E BOM motor, força !