Boas,
Andei a pesquisar sobre o que se deve fazer ao comprar carro usado, ou seja o que não fiz na minha primeira compra em parte =X
Ao visualizar um carro usado, deve sempre efectua-lo em locais iluminados, com a viatura limpa e num espaço amplo para que possa circular em torno dói carro. Normalmente, se existem danos visíveis na carroçaria, os vendedores no momento da venda tentam sempre ocultá-lo.
Aspectos Exteriores
• Verifique na carroçaria se não existem pontos de ferrugem nas quinas, portas, zonas de escoamento de água. Pequenas bolhas na pintura indicam também, problemas de ferrugem.
• Verifique se o capôt e portas abrem e fecham correctamente ou se apresentam algum tipo de anomalias (rachas, amolgadelas e/ou riscos).
• Verifique se a viatura tem diferenças de cor na pintura (normalmente resultado de o arranjo de um acidente) ou se foi recentemente pintado.
• Verifique se existem anomalias nos faróis da frente ou nos laterais (rachas ou danos provocados por gravilha), e se as luzes estão a funcionar correctamente ou se aparentemente se encontram alinhadas
• Verifique se existem anomalias em ambos os lados da viatura (mossas, reparações deficientes, riscos, amolgadelas e sinais de deformações).
• Pneus - Verifique o tamanho dos pneus e a eventual presença de pneus furados. Repare, na parte lateral dos pneus, a existência de rachas, rasgões ou objectos estranhos. Confirme se a espessura dos rasgos dos pneus é superior ao mínimo legal (normalmente 1,6 mm). Verifique a existência de sinais de utilização indevida causados por danos na direcção ou suspensão (desgaste dos pneus irregulares). Não deixe de verificar a existência da roda sobresselente ou de um outro pneu original (como por exemplo, compressor ou kit de reparação).
Motor
Os carros mais recentes estão a maioria deles tapados com a tampa de motor, o que dificulta a “leigos” de analisar o aspecto do motor, mas existe alguns aspectos que devem ser sempre verificados mesmo para qualquer pessoa.
• Verifique o nível de óleo, a sua cor e viscosidade. Poderá ter uma ideia da forma como o proprietário tratou o carro.
• Verifique o deposito do liquido de refrigeração do motor, e se este se encontra com um liquido sem sujidades ou com sinais de deterioração do deposito
• Verifique o aspecto da bateria e a sua data de validade.
Interior
• Verifique se os estofos não estão danificados, rasgados ou sujos.
• Os bancos deslizam bem nas calhas e prendem nas diversas posições. E regule os bancos em diversas posições
• Teste os cintos de segurança e verifique se as molas de enrolamento dos cintos ainda funcionam na perfeição.
• Tente todos os acessórios, botões e interruptores. Experimente o travão de mão e veja se a luz respectiva aparece no painel.
• Ajuste todos os espelhos e abra e feche todos os vidros e teste o fecho central.
• Analise o aspecto das chaves e da fechadura de ignição. Verifique igualmente o volante e veja se há folgas na direcção. Mexa-o para os dois lados e repare se as rodas respondem à acção.
• Ligue o carro e verifique se existe alguma luz de aviso no painel de instrumentos, de avaria ou de aviso de revisão próxima ou que já devia ter ocorrido.
Com o carro em movimento
• Tente testar a viatura em diversas superfícies tanto lisas como irregulares. Arranque e pare o carro, ande tanto para a frente como para trás e gire o volante em ambos os sentidos.
• Tente várias travagens de emergência para verificar os travões. O carro de para firmemente, não esponjoso e não deve agarrar ou desencaminhados o carro.
• Experimente a transmissão em todas as velocidades e verifique se não existem ruídos anómalos.
• Verifique se não há trepidações no volante e largando a direcção em linha recta, se o carro não “foge” para um dos lados.Verifique se não há trepidações no volante
Equipamentos:
• Verifique se estão no veículo os equipamentos se segurança obrigatórios, pneu sobresselente, macaco, triângulo de emergência, kit de ferramentas, colete reflector e se os mesmos estão em boas condições e dentro das normas.
• Não deixe de verificar se existe o conjunto completo de chaves de viaturas (pelo menos duas) e comandos de alarmes.
Documentos
Verifique se a viatura tem todos os documentos:
• Os documentos legais da viatura - Documento Único de Circulação, ou Registo de Propriedade e Livrete
o Verifique se o nome do vendedor é o que consta dos documentos da viatura, ou se o mesmo possui declaração de venda, assinado pelo legitimo proprietário
o Verifique se o numero de chassis do documento, é igual ao gravado na própria carroçaria e se o número de motor é coincidente
o Verifique se a medida dos pneus que estão na viatura, se encontram mencionadas nos documentos
o Verifique se não existe uma reserva no registo de propriedade a favor de entidade de crédito, uma vez que para remover a reserva vai ter um custo adicional.
• O livro de revisões da viatura – A Falta deste pode indicar que a manutenção poderá não ter sido a adequada
• Os códigos da viatura (segurança, anti-roubo, chave e rádio);
• Livros de instruções da viatura.
• Certificado de inspecção (caso seja aplicável) e respectivo selo
• Selo do imposto de circulação pago
E pronto foi isto que encontrei lol
Se tive-se feito isto tudo na minha primeira compra penso que nao teria tidos tantos problemas...
Mas o melhor mesmo e levar quem perceba do assunto.
Cumps