Coluna de direcçao precisa de manutençao?

Ola.
A minha coluna de direcçao começou a fazer um ruido do tipo, raspar de plastico, quando viro a direcçao. So faz isto curiosmente depois de ter deixado no electricista para mudar a caixa de fusiveis. Sera coincidencia? Reparei que se fizer força no volante para cima, nao raspa tanto. A coluna de direcçao precisa de manutençao, tipo lubrificaçao, ou algo do genero?
O carro em questao, é um ibiza 6k de 1997. Ja conta com mais de 300k km reais.
Obrigado.
 
boas...
o meu é um 6k2 de 2000 e por vezes também faz isso...
eu costumo passar com 1 pano todo esticado na ranhura k liga o volante a coluna...e ele deixa de fazer..
dá a entender que seja apenas sujidade que com o tempo se acomula naquele sitio...
espero ter ajudado...

abraço...
 
Verifica se tens o rolamento da coluna de direcção perto do volanete em bom estado, normalmente gripam por falta de lubrificante.
Abrç
 
boas...
o meu é um 6k2 de 2000 e por vezes também faz isso...
eu costumo passar com 1 pano todo esticado na ranhura k liga o volante a coluna...e ele deixa de fazer..
dá a entender que seja apenas sujidade que com o tempo se acomula naquele sitio...
espero ter ajudado...

abraço...

Tenho de ver que ranhura é essa...
Abraço

Verifica se tens o rolamento da coluna de direcção perto do volanete em bom estado, normalmente gripam por falta de lubrificante.
Abrç

Ja desmontei os plasticos a volta, esse rolamento que falas é aquele logo a seguir ao volante? Onde tem a alheta que faz o contacto para a buzina? Aquilo so raspa tipo com o volante 45º para a esquerda e par a direita.
Abraço
 
Ja desmontei os plasticos a volta, esse rolamento que falas é aquele logo a seguir ao volante? Onde tem a alheta que faz o contacto para a buzina? Aquilo so raspa tipo com o volante 45º para a esquerda e par a direita.
Abraço

É esse mesmo, verificaa lateralmente, se ao rodar o volante este se desloca para o lado, verifica se este rolamento tem muita folga que dê origem ao volante roçar.
Abrç
 
Tem uma folga, que faz o voltante subir e descer. Mas penso que seja a coluna toda a mexer-se. Esse rolamento caso esteja com folga é facil de mudar?
Abraço.
 
Tem uma folga, que faz o voltante subir e descer. Mas penso que seja a coluna toda a mexer-se. Esse rolamento caso esteja com folga é facil de mudar?
Abraço.

É só tirar o volantes, as manete e colocar outra peça de aluminio com o rolamento, saca-se fora com uma saca rolamentos dos grandes, não tenho foto disso, mas no google deves arranjar :oops:

Abrç
 
É só tirar o volantes, as manete e colocar outra peça de aluminio com o rolamento, saca-se fora com uma saca rolamentos dos grandes, não tenho foto disso, mas no google deves arranjar :oops:

Abrç

So agora pude tratar do assunto. Nem tirei o volante, mas percebi o que querias dizer. Para testar dei uma sprayzadas valentes de WD40, e o ruido desapareceu quase que por completo, ou ate desapareceu mesmo, ja nao sei se inda se ouve qualquer coisa ou se é paranoia minha :lol:. Quando tiver tempo. tiro o volante fora e dou uma limpeza e uma lubrificaçao melhor.

Obrigado. Abraço.
 
Back
Top