Desenterrando o tópico, mas como estava por aqui a vaguear e o descobri, chamou-me a atenção.
Eu quando vi esta notícia também torci o nariz.
É certo que todos os carros que existem fumam, uns mais, outros menos. Até aqui, não há dúvidas.
O problema surge quando as câmaras querem mostrar que fazem alguma coisa para diminuir emissões. Qual o primeiro alvo? O automóvel.
É que já começa a ser um bode expiatório das câmaras quando querem mostrar trabalho. Mas isto é no geral.
Em relação a Lisboa, apesar de o catalisador, efectivamente, ajudar na redução de poluentes, não concordo com esta medida.
Vejamos: com o aumento de quase tudo o que está relacionado com o automóvel (e então agora em 2012 que vai ser cá uma porrada), uma pessoa que mora na Baixa e que tem um carro sem catalisador deixa-o em casa e usa bicicleta ou transportes públicos nas suas deslocações em Lisboa. Por acaso, há um dia em que precisa de usar o seu carrinho para fazer algo que, de transportes, é incomportável. Azar: à frente está um polícia que manda parar. Consequência: multa porque o veículo é anterior a 1993.
Em contrapartida, o ISV, IUC e afins de um carro novo são escandalosamente altos, o que significa que, dependendo dos casos (que não devem ser poucos), é mais rentável manter o velho do que comprar novo.
É que convém não esquecer o seguinte: por muita cantiga que nos dê, que é amiguinho das pessoas e que faz o que pode por elas, o sr. António Costa (presidente da CM Lisboa) é socialista. Ou seja, aproveita toda e qualquer oportunidade de sacar dinheiro às pessoas, no caso multando veículos anteriores a 93, sabendo que elas não têm capacidade financeira para comprar um automóvel novo, supostamente menos fumador e cumpridor das normas Euro4 e Euro5 e por aí fora.
E agora poergunto eu: Porque não aplicar essa proibição aos de luxo e, acrescento, aos SUV's, que mamam litradas de gasóleo e fumam que nem uns desgraçados? Resposta: porque esses são posteriores a 93, como tal já cumprem as ditas normas.
Já para não falar dos táxis. Como estão aflitos com falta de clientes, é fazê-los gastar ainda mais dinheiro em adaptações ou em táxis novos. Tá bem...
E se a pessoa que usei como exemplo acima, de facto, mandasse instalar um catalisador no seu veículo, o polícia mandava parar à mesma. Como é que ele iria adivinhar que estava ali um catalisador? Só se a pessoa andasse com um certificado dessa coisa atrás. Poupem-me.
E ainda dou outro exemplo: o mesmo Corsa A que mencionei acima, com 5 pessoas, fuma bem menos do que essas 5 pessoas, cada uma no seu Toyota Prius ou outro do género.
Por acaso, o meu velhinho Ibiza 6k é de 1997, portanto já lá tem o dito cujo e esta regra, a ir para a frente, não me afecta, mas não deixo de discordar da mesma.