carros poluentes barrados em lisboa!

Mas os amigos vão ver lá debaixo se tem catalisador ou não? O pessoal mete panelas ocas e o caraças loool.
O que diz aí é que os carros mais antigos que vinham de fábrica sem catalisador não vão poder circular lá.
 
era mais facil fecharem o transito e permitirem apenas transportes publicos, ambulancias, taxis, e policia e bombeiros e residentes. Mas isto aos sabados e aos domingos em toda a baixa de Lisboa nao era so de vez em quando. Agora isso de ser poluente e o outro nao nao tem nada a ver com as normas europeias. Essas normas ja existem a muito tempo, isto é apenas mais uma desculpa para nao dizerem claramente que querem cortar o transito na baixa lisboeta. Sou de acordo que cortem o transito, sobretudo as sábados e domingos ;-)
 
Desenterrando o tópico, mas como estava por aqui a vaguear e o descobri, chamou-me a atenção.

Eu quando vi esta notícia também torci o nariz.

É certo que todos os carros que existem fumam, uns mais, outros menos. Até aqui, não há dúvidas.

O problema surge quando as câmaras querem mostrar que fazem alguma coisa para diminuir emissões. Qual o primeiro alvo? O automóvel.

É que já começa a ser um bode expiatório das câmaras quando querem mostrar trabalho. Mas isto é no geral.

Em relação a Lisboa, apesar de o catalisador, efectivamente, ajudar na redução de poluentes, não concordo com esta medida.

Vejamos: com o aumento de quase tudo o que está relacionado com o automóvel (e então agora em 2012 que vai ser cá uma porrada), uma pessoa que mora na Baixa e que tem um carro sem catalisador deixa-o em casa e usa bicicleta ou transportes públicos nas suas deslocações em Lisboa. Por acaso, há um dia em que precisa de usar o seu carrinho para fazer algo que, de transportes, é incomportável. Azar: à frente está um polícia que manda parar. Consequência: multa porque o veículo é anterior a 1993.

Em contrapartida, o ISV, IUC e afins de um carro novo são escandalosamente altos, o que significa que, dependendo dos casos (que não devem ser poucos), é mais rentável manter o velho do que comprar novo.

É que convém não esquecer o seguinte: por muita cantiga que nos dê, que é amiguinho das pessoas e que faz o que pode por elas, o sr. António Costa (presidente da CM Lisboa) é socialista. Ou seja, aproveita toda e qualquer oportunidade de sacar dinheiro às pessoas, no caso multando veículos anteriores a 93, sabendo que elas não têm capacidade financeira para comprar um automóvel novo, supostamente menos fumador e cumpridor das normas Euro4 e Euro5 e por aí fora.

E agora poergunto eu: Porque não aplicar essa proibição aos de luxo e, acrescento, aos SUV's, que mamam litradas de gasóleo e fumam que nem uns desgraçados? Resposta: porque esses são posteriores a 93, como tal já cumprem as ditas normas.

Já para não falar dos táxis. Como estão aflitos com falta de clientes, é fazê-los gastar ainda mais dinheiro em adaptações ou em táxis novos. Tá bem...

E se a pessoa que usei como exemplo acima, de facto, mandasse instalar um catalisador no seu veículo, o polícia mandava parar à mesma. Como é que ele iria adivinhar que estava ali um catalisador? Só se a pessoa andasse com um certificado dessa coisa atrás. Poupem-me.

E ainda dou outro exemplo: o mesmo Corsa A que mencionei acima, com 5 pessoas, fuma bem menos do que essas 5 pessoas, cada uma no seu Toyota Prius ou outro do género.

Por acaso, o meu velhinho Ibiza 6k é de 1997, portanto já lá tem o dito cujo e esta regra, a ir para a frente, não me afecta, mas não deixo de discordar da mesma.
 
Desenterrando o tópico, mas como estava por aqui a vaguear e o descobri, chamou-me a atenção.

Eu quando vi esta notícia também torci o nariz.

É certo que todos os carros que existem fumam, uns mais, outros menos. Até aqui, não há dúvidas.

O problema surge quando as câmaras querem mostrar que fazem alguma coisa para diminuir emissões. Qual o primeiro alvo? O automóvel.

É que já começa a ser um bode expiatório das câmaras quando querem mostrar trabalho. Mas isto é no geral.

Em relação a Lisboa, apesar de o catalisador, efectivamente, ajudar na redução de poluentes, não concordo com esta medida.

Vejamos: com o aumento de quase tudo o que está relacionado com o automóvel (e então agora em 2012 que vai ser cá uma porrada), uma pessoa que mora na Baixa e que tem um carro sem catalisador deixa-o em casa e usa bicicleta ou transportes públicos nas suas deslocações em Lisboa. Por acaso, há um dia em que precisa de usar o seu carrinho para fazer algo que, de transportes, é incomportável. Azar: à frente está um polícia que manda parar. Consequência: multa porque o veículo é anterior a 1993.

Em contrapartida, o ISV, IUC e afins de um carro novo são escandalosamente altos, o que significa que, dependendo dos casos (que não devem ser poucos), é mais rentável manter o velho do que comprar novo.

É que convém não esquecer o seguinte: por muita cantiga que nos dê, que é amiguinho das pessoas e que faz o que pode por elas, o sr. António Costa (presidente da CM Lisboa) é socialista. Ou seja, aproveita toda e qualquer oportunidade de sacar dinheiro às pessoas, no caso multando veículos anteriores a 93, sabendo que elas não têm capacidade financeira para comprar um automóvel novo, supostamente menos fumador e cumpridor das normas Euro4 e Euro5 e por aí fora.

E agora poergunto eu: Porque não aplicar essa proibição aos de luxo e, acrescento, aos SUV's, que mamam litradas de gasóleo e fumam que nem uns desgraçados? Resposta: porque esses são posteriores a 93, como tal já cumprem as ditas normas.

Já para não falar dos táxis. Como estão aflitos com falta de clientes, é fazê-los gastar ainda mais dinheiro em adaptações ou em táxis novos. Tá bem...

E se a pessoa que usei como exemplo acima, de facto, mandasse instalar um catalisador no seu veículo, o polícia mandava parar à mesma. Como é que ele iria adivinhar que estava ali um catalisador? Só se a pessoa andasse com um certificado dessa coisa atrás. Poupem-me.

E ainda dou outro exemplo: o mesmo Corsa A que mencionei acima, com 5 pessoas, fuma bem menos do que essas 5 pessoas, cada uma no seu Toyota Prius ou outro do género.

Por acaso, o meu velhinho Ibiza 6k é de 1997, portanto já lá tem o dito cujo e esta regra, a ir para a frente, não me afecta, mas não deixo de discordar da mesma.
 
Por acaso, o meu velhinho Ibiza 6k é de 1997, portanto já lá tem o dito cujo e esta regra, a ir para a frente, não me afecta, mas não deixo de discordar da mesma.

o meu anda sem cat e panela do meio e fumo é como se la estivessem os dois a mesma

fazia mais fumo quando metia gasoile do mais barato isso sim fazia fumo e as vezes éra cada descarbonização que até dava vergonha :D

que baixem o preço dos gasoleo que assim o pessoal nao mete do rasca e ja nao faz tanta poluição XD
 
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