Bridgstone, o pneu sem ar

Os "run flat" já tem um sistema assim do género para não vazarem completamente em caso de furo
 
Por acaso falei destes pneus este ano na faculdades e estou mais ou menos dentro do assunto...

Parece ser uma boa ideia.

Parece, mas no fundo acaba por não ser xD principalmente por falta de compatibilidades entre diferentes carros, ou seja, suponhamos, o carro A e o carro B, ambos usam 185/60 R14, logo os pneus são iguais certo? Até aqui tudo bem, mas depois chegamos ao ponto que estraga o esquema todo... O carro A pesa 1000Kg e usa uma pressão de pneu de 1.8Bar por exemplo, enquanto que o carro B pesa 1500Kg e usa 2.2Bar, se os pneus não têm enchimento, como é que se contorna? :roll: Têm que ser construídos dois pneus diferentes, embora tenham o mesmo tamanho, percebes? Agora imagina isto para uma fábrica de pneus, ou até para uma casa de venda de pneus, a quantidade de stock que era necessário ter :roll:

Os "run flat" já tem um sistema assim do género para não vazarem completamente em caso de furo

O sistema dos runflat não tem nada a ver amigo, o conceito dos run flat é que a parede lateral é reforçada, logo em caso de furo, consegue sustentar o peso do veículo sem ceder ;-)

runflat.jpg


Em 2005 a Michelin já tinha mostrado o TWEEL.

tweel.jpg



Algumas imagens do comportamento dos mesmos:

450michelin_tweel_2.jpg


000432.1-lg.jpg
 
Last edited:
Então este concept está previsto para automóveis?

É que no vídeo usam-no num triciclo, não dá bem para extrapolar para um universo de automóveis com mais de 1 tonelada
 
Se não for vantajoso em termos ecológicos,custo, ou mesmo de performance não prevejo grande sucesso ou viabilidade do projecto isto porque o ar com que enchemos os pneus até ver ainda é de borla e se para não ter que andar a ver a pressão dos pneus precisar duns pneus que usam muito mais matéria prima e que à partida seriam muito mais caros, prefiro ir vendo a pressão dos pneus.

Pralém de que muito embora não necessitando de ar é natural que aquelas paredes de borracha vão perdendo resistência e o comportamento do carro iria logo sofrer alterações em curto prazo.

Em suma penso que não seja projecto de futuro para carros de utilização standard.
 
Se não for vantajoso em termos ecológicos,custo, ou mesmo de performance não prevejo grande sucesso ou viabilidade do projecto isto porque o ar com que enchemos os pneus até ver ainda é de borla e se para não ter que andar a ver a pressão dos pneus precisar duns pneus que usam muito mais matéria prima e que à partida seriam muito mais caros, prefiro ir vendo a pressão dos pneus.

Pralém de que muito embora não necessitando de ar é natural que aquelas paredes de borracha vão perdendo resistência e o comportamento do carro iria logo sofrer alterações em curto prazo.

Em suma penso que não seja projecto de futuro para carros de utilização standard.

So acredito que aquele sistema de pneus seja bom quando ver fazerem drift com eles... é que nao me inspiram confiança nenhuma a curvar.. LoL
 
Então este concept está previsto para automóveis?

É que no vídeo usam-no num triciclo, não dá bem para extrapolar para um universo de automóveis com mais de 1 tonelada

A ideia era ser para os automóveis, mas para já parece que não irá avante devido ao facto dos custos, e de como já referi, as limitações de montagem dos mesmos ;-)
 
Pois... Acho que estão a arranjar uma alternativa ainda mais complicada do que a que já temos. E como já referiram, o ar é de graça...


E realmente, estou a imaginar isto a curvar a fundo, uma parte da borracha ficar presa num socalco do chão e rasgar o pneu todo...
 
Back
Top