O historial dos problemas elétricos do meu Seat Ibiza 6J são os seguintes:
1 - Durante os anos de 2010 e 2011 fiquei quatro vezes apeado porque de manhã, ao tentar dar à chave, o carro está absolutamente morto por a bateria estar descarregada às vezes até de um dia para o outro (dei sempre o benefício da dúvida, de que algo poderia ter ficado ligado no carro, rádio, faróis, luzes do interior do habitáculo - não sou só eu que ando no carro, e a patroa poderia ter esquecido de alguma coisa). Para resolver fazia arranque com os cabos de enxerto na bateria do outro carro da casa e a coisa lá se resolvia.
Para tentar resolver o assunto também carreguei a bateria em casa através de um carregador lento que me emprestaram, que ficava tipo 24 horas a carregar no fim-de-semana.
2 - Na segunda vez em que carreguei a bateria em casa, quando voltei a instalar e ligar a bateria no carro, tudo voltou a ficar a 100%, mas apercebi-me no dia seguinte que o elevador do vidro elétrico da porta da frente do lado do passageiro tinha ficado marado, pois o vidro só subia ou descia às pinguinhas (0,5 cm de cada vez). Para abrir/fechar o vidro completamente ficava-se com dores nos dedos pois era preciso carregar "500" vezes seguidas para fazer o percurso todo, desde "totalmente fechado" a "totalmente aberto". O carro ainda estava em garantia (negociada no acto da compra) e por isso quem se agarrou ao prejuízo foi o concessionário oficial que, após o diagnóstico, concluiu que o elevador estava estragado e não tinha reparação possível.
3 - A partir de Junho/Julho de 2012 a porta da bagageira começa a comportar-se de forma estranha no abrir...por vezes era preciso acionar o manipulo de abertura mais do que uma vez, porque na primeira vez a porta destrancava, abria mas ficava encravada (nem se conseguia abrir para ter acesso à bagageira, nem se conseguia bater com a porta para a fechar) e a coisa só se resolvia voltando a acionar o manípulo de abertura (o símbolo S da SEAT) e puxando a porta rapidamente para cima. A coisa foi-se agravando e ainda antes do final de 2012 a porta da bagageira muitas vezes já nem sequer abria (nem sequer a fechadura fazia barulhos no mecanismo elétrico). Como eu sempre suspeitei que a concessionária ia querer começar a substituir fechaduras "à maluca" optei por não resolver o problema, e até instalei um fio de nylon que me permitia abrir a fechadura através do sistema manual da fechadura sem ter de entrar e deitar-me na bagageira para lá chegar.
4 - Entretanto continuaram a acontecer os problemas de descarga súbita da bateria e, em função disso, acabei por verificar que quando fazia o arranque por enxerto do carro a fechadura da bagageira voltava a trabalhar. Ainda em 2012 acabei por comprar uma bateria nova para o carro, porque já andava farto de problemas e recargas, mas a verdade é que dois meses depois disso os problemas continuaram a verificar-se...
Para além disso começaram a partir de 2014 a acontecer problemas, também, na fechadura da porta de trás do lado do condutor, pois por vezes trancava o carro mas a porta insistia em ficar aberta. Nesta situação accionava o sistema de trancamento manual da fechadura (sim, isso existe, mas está tapado com um vedante de borracha) e lá resolvia a coisa...outra forma seria desligar a bateria pelo menos 30 minutos para voltar a ter tudo a funcionar...
5 - Depois a porta de trás do lado do passageiro também começou, por vezes, a fazer o mesmo que a porta de trás do lado do condutor...o que é curioso, é que NUNCA, as duas portas de trás e a da bagageira, pelo menos até hoje, ficaram simultaneamente duas ou três sem funcionar, até 2014 inclusive
só chateava uma porta de cada vez!!!
6 - A partir de 2015 começou outro drama...abre-se a porta do condutor e o carro não deteta isso, resultado ao fim de um minuto de estar sentado no carro sem dar à chave, o carro tranca-se sozinho...esta é uma situação que rapidamente me apercebi que seria perigosa...havia o risco do carro se trancar com a chave lá dentro (coisa que veio mesmo a acontecer duas vezes...uma delas com a chave inserida na ignição, na posição anterior à do arranque do motor). Este problema já seria diferente do que até então aconteceu, pois já ocorria a simultaneidade, isto é, a bagageira não quer abrir e a porta do condutor não deteta que foi aberta (entretanto as outras portas quando eram abertas o carro detetou sempre)
7 - Como, por norma, o problema das portas que não querem abrir começava sempre por acontecer na bagageira (mais de 70% das vezes) eu desmontei várias vezes a porta da bagageira para verificar que o interruptor (S da SEAT) estava a 100%, e realmente até hoje, sempre esteve bem, mas quando verificava os contatos da fechadura sempre verifiquei que a BCM não mandava corrente para a fechadura abrir. Cheguei a alimentar com um transformador a fechadura e ela sempre respondeu, acionando o mecanismo de abertura de forma eficiente...
8 - Em Maio de 2016 num dia em que a bagageira voltou a não querer abrir passei-me dos carretos e comprei a tal fechadura nova para a bagageira, para chegar a casa e verificar que eu tinha cedido ao impulso de comprar já sabendo que não haveria a garantia de 100% de resolver o problema, mas a vontade de acabar com o filme era tanta que cedi ao impulso.
9 - A concessionária aceitava devolver-me o dinheiro, mas como ando farto desta situação decidi que iria pagar mais algum dinheiro para saber qual o diagnostico de quem supostamente está preparado para resolver estes problemas...o carro ficou na oficina e depois de um dia inteiro de telefonemas a explicar-lhes as minhas experiências, acabei por no total pagar 125 € (75 da fechadura que foi devolvida + 50 para completar os honorários relativos aos testes) para obter o diagnostico seguinte: "o carro precisa de trocar as quatro fechaduras das quatro portas, só não precisa de substituir a da bagageira, porque esta está a 100%, e o valor a pagar rondaria os oitocentos e muitos euros"
Como eles não aceitaram o desafio que eu propus, que era o de "eu mudava as fechaduras todas, pagava os quase 900 euros, mas guardava as minhas fechaduras atuais, e de cada vez que eu voltasse a ter problemas numa porta eles devolviam-me o dinheiro da fechadura em questão e remontavam a minha fechadura original"
Claro que eles não aceitaram e eu também não troquei fechadura nenhuma, paguei, e fui-me embora!
10 - Por duas vezes já tinha tentado perguntar na concessionária se o meu carro não precisaria de nenhuma atualização de software, quer por causa das fechaduras, quer por causa da descarga da bateria, mas sempre me disseram que não, não existia nenhuma atualização para o meu carro.
11 - Como a segunda vez em que fiquei com o carro trancado com a chave lá dentro aconteceu na oficina do mecânico que reparou a caixa de velocidades do meu carro (ver em
http://www.ibizaclubpt.com/forum/showthread.php/129071-Nova-V%C3%ADtima-dos-Rolamentos-da-Caixa-de-Velocidades) acabei por contar-lhe o historial dos problemas e ele propôs a reprogramação da centralina do carro. O que ele não conseguia fazer e por isso o carro voltou à concessionária para o efeito
12 - O carro voltou para a concessionária com a bagageira sem querer abrir e foi feita a tal reprogramação que foi ordenada pelo mecânico, o que aconteceu agora no dia 22/06/2016. Claro que a concessionária esticou-se forte e feio na conta, e voltaram a fazer os mesmos diagnósticos que já tinham feito há um mês atrás, e como é óbvio não me restou outra coisa que não pagar no meu mecânico de confiança mais 137 € (anexa à fatura que paguei vinha a fatura da concessionária com a módica quantia de 130 €). Agora pasmem-se...o carro entrou com a bagageira sem abrir e saiu de lá reprogramado mas agora a porta que não abre é a de trás do lado do passageiro...mais bonito ainda é ver que agora o diagnóstico da concessionária é que apenas será necessário substituir as duas fechaduras das portas do lado do passageiro (portanto no espaço de 1 mês duas fechaduras curaram-se sozinhas - atenção, isto está escrito nas faturas) e mais bonito ainda é ver que agora a concessionária escreveu no diagnóstico que,
caso a bagageira volte a ficar sem abrir "será necessário substituir a rede de bordo toda", isto é, o módulo BCM e toda a cablagem!!!
Se alguém ainda está a ler este testamento que escrevi, agradeço então que tenham a amabilidade de dar alguma sugestão...vender o carro se calhar era a opção mais indicada...