Os barulhos é daquelas coisas que se têm de eliminar à medida que vão surgindo. Se os deixamos acumular nunca mais conseguimos perceber de onde vêm.
O meu 6K2 tem 10 anos e têm muito poucos barulhos. Deixo aqui algumas coisas que fui fazendo para ir eliminando alguns.
A divisória central é a principal fonte de barulhos. No meu carro coloquei umas borrachas (cortadas tipo anilhas) e 2 em cada parafuso. Uma entre o acrilico e a barra e outra entre o acrilico e o parafuso. Fiz o mesmo no local onde a barra aperta nas pegas e meti outra borracha em baixo entre o ferro e o local de aperto no sitio do banco traseiro.
Os pinos das portas são outra fonte de barulho. Têm folga e batem na forra da porta. meti-lhes um pouco de fita-cola preta.
Dentro do porta luvas há duas porcas que salvo erro apertam a soufagem. Costumam-se desapertar e fazem barulho. É tirar o porta-luvas e aperta-las.
Outro barulho que tive, vinha do cabo que vai para o capot. Estava encostado à chapa, junto à longarina esquerda e também fazia ruido. Foi só reposiciona-lo e deixou de fazer.
Já tive de meter molas nas forras das portas. Para quem já tirou as forras das portas mais que uma vez, as molas vão perdendo força e ganham folga e começam a fazer barulho. Se tiverem alguma em falta (o que é frequente para quem compra carros usados) é verificar.
O plástico preto que recobre os tweters das portas também costuma ganhar folga. Salvo erro só tem uma mola que o prende à porta na parte superior. Na parte inferior é a forra da porta que o segura. Tem dentro uma esponja que o pressiona contra a folga e que o impede de fazer barulhos. E esponja com o tempo detiora-se o plastico começa a bater na forra. A solução passa por substituir a esponja ou reforçar a existente.
Recentemente andei com um barulho muito irritante. Ouvia um barulho tipo um "roooo" vindo da zona da longarina esquerda e que ouvia quando acelerava o carro (a baixa rotação). A caixa do filtro do ar tem um tubo acopolado que sai para a longarina. O meu estava a bater na chapa que está entre a longarina e o guarda-lamas e originava o barulho. A solução passa port tirar o tubo e revesti-lo por um material tipo feltro. Não coloquem esponja porque a mesma vai-se desfazer. Eu utilizei daquele material que se usa para meter por baixo nos móveis para os mesmos não riscarem o chão.
Depois tive outros que eram fios e afins que batiam no plástico. Nesses casos isolo com fita cola daquela em tecido (não sei o nome) e deixa de fazer.
De momento é o que me lembro, se entretanto me lembrar de mais alguma coisa vou postando.