Barulho / Oleo - SOLUÇÃO :)

Boas,

Desde á uns dias que ando com um barulho estranho... quando o desligo ( e mesmo esperando 2 ou 3 minutos ) oiço um barulho tipo de uma ventoinha ou algo do genero a parar. Não é o Vuuuuuuu que se ouve do turbo julgo eu, é um vuuuuuu e depois faz um "poc". Parece que prende em alguma coisa.

Já aconteceu a alguém?

Cumpts.
 
Last edited:
Não... e acho que nem tenho o climatronic ligado :|

Pá, eu odeio barulhos... mais valia nao o ter ouvido :#
 
Pá, agora á hora de almoço olhei pá protecção do motor e tenho aquilo um bocado babado :|

Até junto ( não me recordo do nome do mecanismo que faz rodar a direcção ) parece que tá meio babado! Será que quando me montaram o Turbo ficou algo meio desapretado? É que o carro não faz fumo branco ( aliás, faz o normal quando se liga, a frio ), puxa bem, anda normalmente, e a vareta do Oleo tá so' um pouquinho abaixo do máximo ( Repsol 505.1 5w40 ) mas julgo que é normal com este Oleo ( Posto áos 109 000, tenho agora quase 104 000 ).

Opiniões Please :(

Cumpts.
 
Mesmo tando eliminada ?

Já agora... se eu tivesse uma fuga de Oleo no Turbo, supostamente o Oleo deveria circular ou pá admissão ou pó escape certo?

Pá, é que tenho a parte detrás/inferior do bloco sujo, e suspeito que seja o tubo do Oleo que teja com alguma fuga.

Please Help !

Cumpts :(
 
Please help? LOL... queres que arranjemos o tubo pelo forum? :weedman:

Por acaso não tens CCV Bypass para a rua (com um tubo pro chão)?
 
Ya Royal... manda-me o tubo por DCC que eu aventuro-me :| kidding.

Exclarecam-me lá uma coisa, o turbo tem ligação de Oleo com o Exterior sem ser por aquela tubagem ? É que as restantes tubagens tão fechadas, logo acho que só pode ser daquele tubo que vai do motor ao Turbo. Julgo eu...

Preciso de opiniões :|
 
Pá em relação ao barulho acho que é do Turbo... Não sei se é normal ele fazer este barulho final, mas nunca tinha dado por ele. Provavelmente o eixo não desliza até ás ventoinhas pararem, secalhar tem um travão sei lá... será possivel?

Em relação á fuga não dei por nada, mas acho estranho atendendo ao Oleo que tenho na vareta ta no maximo, e ali ainda parece ter um quanto Oleo gasto.

Alguém faz ideia do que se passa?

Cumpts.
 
pode ser o tudo de retorno do oleo ao carter que tem uma pekena fisura, e quando aquece deixa passar um pouco de oleo! o que tens a fazer é, lavar o carro por baixo, depois andas um pouco e vais ver de onde esta a sair oleo, se for do tubo, basta dar uns pingos de solda no local e esta novo;)

quanto ao barulho é tares com atençao e tentar descobrir de ond vem...

abraço
 
Eu já levantei o carro ( Com o macaco de origem.... :( ) e tive a tentar espreitar, mas aparentemente não me parece do tubo do retorno, porque notei que no "Caracol" do turbo também tinha um pingo. Penso que poderá ser sim uma fissura no de cima, ou uma junta ou assim... ( digo eu do pouco que percebo :( ).

O que é estupido é que :

- O Carro tem o Oleo a Nivel, talvez tenha menos 1/2 Litro, mas fiz uma viagem á pouco tempo, e houve alturas em que me estiquei um bocado.

- Não deita fumo branco ( Manda o Fumo normal , e talvez um pouco mais claro quando ligo o carro a frio ).

- Tenho a protecção do carter interiormente toda suja, mas parece que aquilo levou prai uns 2 litros de Oleo. Supostamente e pela figura, o meu Oleo continua no máximo.

- O Silvo do turbo é um bocado assentuado ao passar das 1500 ( 0.5bar ), mas não aumenta mais de volume, nem quando tem o Pico ( 2100 - 1.9 bar).

Que estupidês de carro :(

Cumpts, e opinem please.
 
axo bem veres isso num mecanico e rapido, pois se o turbo estiver a ser deficientemente lubrificado, arriscas-te a que se "deite":rolleyes:

se não faz fumo branco é porque para a admição não esta a passar nada, por aí podes tar descansado;)
 
E o mais estupido é que puxa bem, faz tudo normal....

... e o Oleo mantem-se a nivel :| Mesmo com o carro a quente, tenho o Oleo a nivel.... enfim!

Os TDI's esquezitos chamam-se SEAT !
 
Boas,

Depois de tanto matutar e de tentar ver o que acontecia, procurei soluções by my self, e não é que possivelmente as encontrei ? :)

Os 3 pontos que me tavam a preocupar no carro era :


1 - Oleo junto do turbo
2 - Barulho estranho ao desligar
3 - Muita pressão....

E depois de uma noite em que parecia que tinha andado na guerra, penso que descobri o que realmente se tratava... do pouco conhecimento que tenho.

1 - O problema do carro tar a babar Oleo atrás, deve-se principalmente ao facto da pessoa que me montou o turbo, ter dado mais pressão numa das porcas do escoador do Oleo e talvés por isso tenha ficado um pouco desviado. Por ali não devia sair muito Oleo, talvés um vaporzito quando a pressão do Óleo era maior. E se foi desde que o turbo foi montado, a 1 pingo " Gasoso " por dia, já ali devia tar uma boa quantia. Não consegui resolver o problema por falta de ferramente, mas ao menos tá idêntificado.

2 - O barulho estranho a desligar, foi o mais simples. Abri o capot, e pedi a minha namorada pa desligar o carro. O barulho que ouvia era apenas a borboleta da admissão a fechar... só que nos 6k2/6l fecham mais devagar que nos 6k. A minha ainda tava a fechar depois, por falta de lubrificação.

3 - Aqui tá o que me meteu fud... Vim a descobrir que tinha o IC com uma fuga ainda +- grande ( foi mal soldado na fábrica, junto aquela barra metálica que diz " Seat Sport " e mandava pressão por ai ( e óleo do ccv ). E vim também a descobrir que a tubagem que faz a união do tubo de aluminium com o tubo de plástico, isto nas tubagens do IC, tava meio torcida. O que é que acontecia ? com a pressão, fazia força nas paredes do tubo, e mesmo com braçadeira ( embora que +- bem presa ) mandava pressão ( e óleo do CCV ) por ali.

Solução? Desmontei tudo... dei com o IC com um pouco de Oleo, mas é mais que normal, o turbo não é 100% estanque, e o Oleo do CCV ainda é algum. Comprei no AKI uma fita cola super forte ( pela embalagem aguentava até 17kg / 4bar, e por medida de protecção fiz a união dos tubos com essa fita, seguidamente da bracadeira. Ficou bastante bom, e aparentementemente sem fugas. De notar que não sou grande adepto da fitacola, mas neste caso como é no exterior do tubo, e naõ tem nenhum bocal de admissão na zona, pareceu.me bem.

Conclusão : Sem fugas, o carro ficou com um andamento mais fraco, sinceramente. Provavelmente como havia fuga, o sensor IAT detectava menos caudal de ar, logo dava mais débito de gasoleo. Provavelmente dava mais pressão ao turbo também.. dai os meus 0.5 bar a 80km/h estável, onde agora faço 0.2...

Cumpts.
 
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