Se me permites amigo eu discordo com algumas observações.
Ou melhor, não falo em discordar mas sim em dar um arremate.
No meu ponto de vista e falando em SQ, SQ porque SPL é para doidos, acho que amplificadores sim mas só em regimes de altas frequências e bandas de frequência subsónicas ( isto para quem ouve Jazz ).
Eu num carro meu iria evitar ao máximo o uso de aplificadores. Também sei que os auto-rádios não têm espaço suficiente para armazenar grandes condênsadores para elevar de tensão de saida dos altifalantes à fim de criar potências acima de 25~45w RMS. Potência=U2 ( tensão PiketoPike ) x Z ( impedância do altifalante ). Logo com 13.5x13.5/4ohm = 45W. ( confirma-se )
Portanto e continuando o meu juizo preferia escolher um altifalante com um elevado rendimento a 1w/m do que um com baixo rendimento e com amplificadores a existar sinais que já vêm a ser perdidos pelos cabos RCA mais componentes DC dos próprios amplificadores criando zombidos por Anti-Loop e afins. 8)
Comecando a falar disto não me calo porque é uma área que gosto bastante apesar de não ser praticante como vós.
Como referi à pouco em SQ nunca iria ser portador de algum subwoofer ( talvez por não usar subsónicas tão fortes ). Para muita gente esse é o método mais barato/eficaz que conseguem para trabalhar com frequências entre os 35Hz e os 200Hz, fazendo com que as frequências seguintes sejam tratadas com altifalantes inferiores as 16.5cm ( enfim... esses puros azeiteiros ).
Com isto e torno a repepir não quero demonstrar superioridade a preparadores/instaladores só acho é que deviam adoptar sistemas um pouco diferentes porque não são os subwoofer que fazem a feita.
A minha frequência preferida é aquela após as 12kHz. Aí é que vejo quais são os bons auto-rádios e os bons tweeters.
Quem sabe um dia que não venha a montar um SQ num carro meu.
Regards