Arranque a Frio --> (Motor TDI)

Como toda a gente sabe quando arrancamos com o motor a frio não devemos "puxar" pelo carro. Acho que todos temos essa preocupação, no entanto, o que eu gostava de debater era o que é que vocês entendem por "puxar".

Eu por exemplo enquanto o carro não atinge os 90º não passo das 2000rpm e tento não fazer acelerações rapidas, ou seja, tento dosear o acelerador.

Gostava de saber as vossas opiniões.
 
not_found disse:
Como toda a gente sabe quando arrancamos com o motor a frio não devemos "puxar" pelo carro. Acho que todos temos essa preocupação, no entanto, o que eu gostava de debater era o que é que vocês entendem por "puxar".

Eu por exemplo enquanto o carro não atinge os 90º não passo das 2000rpm e tento não fazer acelerações rapidas, ou seja, tento dosear o acelerador.

Gostava de saber as vossas opiniões.

Tb faço +/- exe procedimento mas tb tenho em conta a temperatura do oleo do motor :wink:
 
Já li algures (dont remember - acho que foi num doc em pdf sobre motores TDI) que enquanto o motor não aquecer bem, o limite máximo até onde se deve puxar é 1/2 do total de rotações possíveis.
Ora partindo desta base, os ganhos de potência a partir das 4000 rpm´s nos motores TDI são relativamente poucos, manifestando-se mais em regimes intermédios/altos. Deste modo, considerando as 4000 rpm´s como limite máximo, as rotações máximas a frio deverão ser 2000 rpm´s.

Eu enquanto o motor não aquece bem não passo das 1500 rpm´s fazendo caixa e não aplicando acelerações bastante agressivas.. doucement.
Só depois do motor aquecer bem e só depois dele estar algum tempo em rotações médias/altas (ex: AE) é que puxo por ele.

Espero ter esclarecido algo (ou não :?: ).
Cumps
jtdi
 
jtdi disse:
Já li algures (dont remember - acho que foi num doc em pdf sobre motores TDI) que enquanto o motor não aquecer bem, o limite máximo até onde se deve puxar é 1/2 do total de rotações possíveis.
Ora partindo desta base, os ganhos de potência a partir das 4000 rpm´s nos motores TDI são relativamente poucos, manifestando-se mais em regimes intermédios/altos. Deste modo, considerando as 4000 rpm´s como limite máximo, as rotações máximas a frio deverão ser 2000 rpm´s.

Eu enquanto o motor não aquece bem não passo das 1500 rpm´s fazendo caixa e não aplicando acelerações bastante agressivas.. doucement.
Só depois do motor aquecer bem e só depois dele estar algum tempo em rotações médias/altas (ex: AE) é que puxo por ele.

Espero ter esclarecido algo (ou não :?: ).
Cumps
jtdi

E já somos 2 :wink:
 
Se bem que por vezes o carro por ter atingido os 90º não quer dizer que esteja "quente" nunca fiando!


Abraços.
 
80 graus de óleo tá bom para puxar, menos, esqueçam! Para terem noção depois de os vossos ponteiros chegarem ao meio da temperatura de água, para o óleo chegar aos 80 demora aí uns bons minutos, por isso manometros temperatura de água, esqueçam!!
 
Outra coisa a nao esquecer é que não se trata apenas da velocidade do motor. A carga do motor tb deve ser levada em conta. Em suma, enquanto o motor nao está na wot, há que manter a baixa rotação e sem aplicar carga.
 
tiago disse:
80 graus de óleo tá bom para puxar, menos, esqueçam! Para terem noção depois de os vossos ponteiros chegarem ao meio da temperatura de água, para o óleo chegar aos 80 demora aí uns bons minutos, por isso manometros temperatura de água, esqueçam!!

no meu, o ponteiro da temperatura da Agua assim que chega aos 90ºC o do óleo ainda nem começou a mexer... só após 3 min praí é que começa a dar sinais de vida..portanto nao se fiem muito assim que chegar aos 90 da agua.., esperem mais um bocado..
 
tiago disse:
80 graus de óleo tá bom para puxar, menos, esqueçam! Para terem noção depois de os vossos ponteiros chegarem ao meio da temperatura de água, para o óleo chegar aos 80 demora aí uns bons minutos, por isso manometros temperatura de água, esqueçam!!


Depende do oleo que te estás a referir, há oleos que atingem as suas propriedades maximas a baixas temperaturas. :)
 
O meu oleo a andar normal nem sequer atinge os 90º. Anda sempre nos 75/80ºC. Que oleo voces usam para atingir os 90 com este frio a andar normalmente?!
 
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