Hoja é a minha vez de pedir ajuda ao forum, vão-me desculpar o testamento mas se não for assim voces nao me percebem.
Ora bem, o stress começou na quinta feira á noite em que chovia bastante (não sei se é relevante ou não) ao sair do encontro da costa abri o carro normalmente, destrancou as portas e desactivou o alarme e segui caminho pra casa, até aqui tudo bem.
A caminho de casa resolvi dar uso ao botão que pus no interior de trancar e destrancar as portas e fechei-as.
Ao chegar perto de casa, quando vou destranca-las para sair do carro chapéu....não abriram.
Porque? Eu explico, ao fecha-las aquele ciclo de ar/vácuo que passa pelas portas todas não terminou e como tal tive de voltar a carregar para fechar e só depois então abriu.
Qual o meu espanto ao guardar o carro, e quando vou para tranca-lo as portas fecharam a muito custo, e pra isso tive de manter sempre o dedo a pressionar o botão, coisa que normalmente nao é preciso, basta um simples clicar no comando, e alem disso nao activou o alarme.
Hoje continuou o dia todo nisto, para fechar o carro tenho de manter o dedo no botão até a bomba de vácuo (que está cá atrás perto da mala) se calar, e para abrir igualmente, o alarme continuava sem activar ou desactivar.
Agora é assim, fugas nalgum dos tubos não acredito que seja porque, tirando o facto de ter de manter sempre o botão pressionado, ele demora exactamente o mesmo tempo tanto a fechar como a abrir que demorava antes e que outro ibiza igual, se fosse uma fuga, a tal bomba estava ali a moer, a moer, a moer até disparar para não queimar o fusivel ou até conseguir a custo fechar as portas.
Descarto tambem á partida, o alarme Cobra que tenho alem do de origem, porque esse alarme não tem comando nenhum, funciona com a chave original do carro e activa só depois das portas fecharem, e para abrir tambem, primeiro o de origem destranca as portas e só depois ele desactiva.
Falta de pilhas no comando não é porque experimentei vários, e faz o mesmo com todos.
A dita bomba de vácuo que está cá atrás, tambem me custa a crer que seja porque se assim fosse nem trabalhava sequer.
Fusiveis tirei-os todos um por um e não está nenhum queimado, relés igualmente, inclusivé ao tirar o referente ao fecho central automaticamente ele já nao trabalha, só voltando a colocar o fusivel.
A "centralina" do fecho central que se encontra presa ao topo do tablier por dentro na zona do porta luvas igualmente, se desligar a ficha nem abre nem fecha, quando volto a ligar fico com o mesmo problema, so trabalha com o dedo sempre no comando.
Humidades, daí ter referido no inicio do post que chovia bastante na noite em que isto começou, tambem não me parece, nem na zona de trás onde está a bomba, nem perto da caixa de fusiveis, pois ja desforrei tudo e está completamente seco.
Da minha cabeça já saturada de pensar no assunto já só saiem duas hipoteses:
Ou o receptor no carro que recebe o sinal do comando para abrir ou fechar as portas está marado/partido/sujo/queimado sei lá, e para funcionar tem de estar sempre a receber sinal (lá está a tal situação de ter sempre o dedo a pressionar o comando).
Ou então como foi a primeira vez que o carro circulou com as portas trancadas, talvez com a vibração, algum buraco, lomba etc, tenha algum dos trincos, ou das portas ou o da mala saído do sitio, ou ter-se deslocado um pouco e agora prende nalgum lugar, e daí o fecho central parar o tal ciclo de ar/vácuo assim que entra em esforço (bate nalguma coisa) e pára, só acabando de abrir ou fechar se voltar a insistir e manter lá o dedo.
Mais uma vez desculpem o testamento mas estou farto de dar voltas e mais voltas e não faço a menor ideia do que possa ser, agradeço qualquer ideia ou sujestão ou feedback de alguem que já tenha passado pelo mesmo ou que seja entendido no assunto, visto isto ser das coisas mais chatas de resolver nestes carros, já uma vez andei uma semana a tentar descobrir onde andava uma fuga e tive de desforrar portas, mala, laterias traseiras etc.
Alguem tem alguma ideia maravilha???
Ora bem, o stress começou na quinta feira á noite em que chovia bastante (não sei se é relevante ou não) ao sair do encontro da costa abri o carro normalmente, destrancou as portas e desactivou o alarme e segui caminho pra casa, até aqui tudo bem.
A caminho de casa resolvi dar uso ao botão que pus no interior de trancar e destrancar as portas e fechei-as.
Ao chegar perto de casa, quando vou destranca-las para sair do carro chapéu....não abriram.
Porque? Eu explico, ao fecha-las aquele ciclo de ar/vácuo que passa pelas portas todas não terminou e como tal tive de voltar a carregar para fechar e só depois então abriu.
Qual o meu espanto ao guardar o carro, e quando vou para tranca-lo as portas fecharam a muito custo, e pra isso tive de manter sempre o dedo a pressionar o botão, coisa que normalmente nao é preciso, basta um simples clicar no comando, e alem disso nao activou o alarme.
Hoje continuou o dia todo nisto, para fechar o carro tenho de manter o dedo no botão até a bomba de vácuo (que está cá atrás perto da mala) se calar, e para abrir igualmente, o alarme continuava sem activar ou desactivar.
Agora é assim, fugas nalgum dos tubos não acredito que seja porque, tirando o facto de ter de manter sempre o botão pressionado, ele demora exactamente o mesmo tempo tanto a fechar como a abrir que demorava antes e que outro ibiza igual, se fosse uma fuga, a tal bomba estava ali a moer, a moer, a moer até disparar para não queimar o fusivel ou até conseguir a custo fechar as portas.
Descarto tambem á partida, o alarme Cobra que tenho alem do de origem, porque esse alarme não tem comando nenhum, funciona com a chave original do carro e activa só depois das portas fecharem, e para abrir tambem, primeiro o de origem destranca as portas e só depois ele desactiva.
Falta de pilhas no comando não é porque experimentei vários, e faz o mesmo com todos.
A dita bomba de vácuo que está cá atrás, tambem me custa a crer que seja porque se assim fosse nem trabalhava sequer.
Fusiveis tirei-os todos um por um e não está nenhum queimado, relés igualmente, inclusivé ao tirar o referente ao fecho central automaticamente ele já nao trabalha, só voltando a colocar o fusivel.
A "centralina" do fecho central que se encontra presa ao topo do tablier por dentro na zona do porta luvas igualmente, se desligar a ficha nem abre nem fecha, quando volto a ligar fico com o mesmo problema, so trabalha com o dedo sempre no comando.
Humidades, daí ter referido no inicio do post que chovia bastante na noite em que isto começou, tambem não me parece, nem na zona de trás onde está a bomba, nem perto da caixa de fusiveis, pois ja desforrei tudo e está completamente seco.
Da minha cabeça já saturada de pensar no assunto já só saiem duas hipoteses:
Ou o receptor no carro que recebe o sinal do comando para abrir ou fechar as portas está marado/partido/sujo/queimado sei lá, e para funcionar tem de estar sempre a receber sinal (lá está a tal situação de ter sempre o dedo a pressionar o comando).
Ou então como foi a primeira vez que o carro circulou com as portas trancadas, talvez com a vibração, algum buraco, lomba etc, tenha algum dos trincos, ou das portas ou o da mala saído do sitio, ou ter-se deslocado um pouco e agora prende nalgum lugar, e daí o fecho central parar o tal ciclo de ar/vácuo assim que entra em esforço (bate nalguma coisa) e pára, só acabando de abrir ou fechar se voltar a insistir e manter lá o dedo.
Mais uma vez desculpem o testamento mas estou farto de dar voltas e mais voltas e não faço a menor ideia do que possa ser, agradeço qualquer ideia ou sujestão ou feedback de alguem que já tenha passado pelo mesmo ou que seja entendido no assunto, visto isto ser das coisas mais chatas de resolver nestes carros, já uma vez andei uma semana a tentar descobrir onde andava uma fuga e tive de desforrar portas, mala, laterias traseiras etc.
Alguem tem alguma ideia maravilha???