[AJUDA] Sistema de vácuo do fecho central do 6K

TDi...

Utilizador Banido
Hoja é a minha vez de pedir ajuda ao forum, vão-me desculpar o testamento mas se não for assim voces nao me percebem.

Ora bem, o stress começou na quinta feira á noite em que chovia bastante (não sei se é relevante ou não) ao sair do encontro da costa abri o carro normalmente, destrancou as portas e desactivou o alarme e segui caminho pra casa, até aqui tudo bem.

A caminho de casa resolvi dar uso ao botão que pus no interior de trancar e destrancar as portas e fechei-as.

Ao chegar perto de casa, quando vou destranca-las para sair do carro chapéu....não abriram.

Porque? Eu explico, ao fecha-las aquele ciclo de ar/vácuo que passa pelas portas todas não terminou e como tal tive de voltar a carregar para fechar e só depois então abriu.

Qual o meu espanto ao guardar o carro, e quando vou para tranca-lo as portas fecharam a muito custo, e pra isso tive de manter sempre o dedo a pressionar o botão, coisa que normalmente nao é preciso, basta um simples clicar no comando, e alem disso nao activou o alarme.

Hoje continuou o dia todo nisto, para fechar o carro tenho de manter o dedo no botão até a bomba de vácuo (que está cá atrás perto da mala) se calar, e para abrir igualmente, o alarme continuava sem activar ou desactivar.

Agora é assim, fugas nalgum dos tubos não acredito que seja porque, tirando o facto de ter de manter sempre o botão pressionado, ele demora exactamente o mesmo tempo tanto a fechar como a abrir que demorava antes e que outro ibiza igual, se fosse uma fuga, a tal bomba estava ali a moer, a moer, a moer até disparar para não queimar o fusivel ou até conseguir a custo fechar as portas.

Descarto tambem á partida, o alarme Cobra que tenho alem do de origem, porque esse alarme não tem comando nenhum, funciona com a chave original do carro e activa só depois das portas fecharem, e para abrir tambem, primeiro o de origem destranca as portas e só depois ele desactiva.

Falta de pilhas no comando não é porque experimentei vários, e faz o mesmo com todos.

A dita bomba de vácuo que está cá atrás, tambem me custa a crer que seja porque se assim fosse nem trabalhava sequer.

Fusiveis tirei-os todos um por um e não está nenhum queimado, relés igualmente, inclusivé ao tirar o referente ao fecho central automaticamente ele já nao trabalha, só voltando a colocar o fusivel.

A "centralina" do fecho central que se encontra presa ao topo do tablier por dentro na zona do porta luvas igualmente, se desligar a ficha nem abre nem fecha, quando volto a ligar fico com o mesmo problema, so trabalha com o dedo sempre no comando.

Humidades, daí ter referido no inicio do post que chovia bastante na noite em que isto começou, tambem não me parece, nem na zona de trás onde está a bomba, nem perto da caixa de fusiveis, pois ja desforrei tudo e está completamente seco.

Da minha cabeça já saturada de pensar no assunto já só saiem duas hipoteses:

Ou o receptor no carro que recebe o sinal do comando para abrir ou fechar as portas está marado/partido/sujo/queimado sei lá, e para funcionar tem de estar sempre a receber sinal (lá está a tal situação de ter sempre o dedo a pressionar o comando).

Ou então como foi a primeira vez que o carro circulou com as portas trancadas, talvez com a vibração, algum buraco, lomba etc, tenha algum dos trincos, ou das portas ou o da mala saído do sitio, ou ter-se deslocado um pouco e agora prende nalgum lugar, e daí o fecho central parar o tal ciclo de ar/vácuo assim que entra em esforço (bate nalguma coisa) e pára, só acabando de abrir ou fechar se voltar a insistir e manter lá o dedo.

Mais uma vez desculpem o testamento mas estou farto de dar voltas e mais voltas e não faço a menor ideia do que possa ser, agradeço qualquer ideia ou sujestão ou feedback de alguem que já tenha passado pelo mesmo ou que seja entendido no assunto, visto isto ser das coisas mais chatas de resolver nestes carros, já uma vez andei uma semana a tentar descobrir onde andava uma fuga e tive de desforrar portas, mala, laterias traseiras etc.

Alguem tem alguma ideia maravilha???:( :(
 
Sei que passou pouco tempo e que a esta hora pouca gente vem ao forum, mas quem ler, se tiver alguma ideia por mais disparatada que possa ser digam.

É que tipo, eu mesmo entrando pela mala nao consigo puxar os trincos pra cima, e nas portas não tenho fechaduras, ou seja, se ele decide deixar de abrir de vez, lá terei de partir um vidro...:(

FDX, nem durmo hoje.
 
Isso é fuga num dos muitos tubos de vácuo
Vê lá se ligas o MSN

Já vi casos piores, inclusivé um Mercedes 190D que devido a uma fuga no tubo de ajuste dos faróis, não se desligava.
 
Tdi a epotese que puses te do receptor tar marado nao me parece...
pois isso é um circuito digital, simplesmente recebe um sinal k lhe vai dar ordem de executar uma funçao, neste caso trancar as portas!
apartir do momento k recebe o sinal executa essa funçao, agora será k a centralina nao marou mesmo e deixou foi de ser autónoma?
nao tens ninguem k te empreste uma pra experimentar?
 
Já agora por falar em vacuo, alguem sabe onde fika a valvula onde sai o ar qd se fecha as portas?é k a do meu carro deve tar entupida e custa mt a fechar as portas
 
boas!! é assim , se tem alguma valvula ñ sei!! mas sei q dentro do parachoques traseiro , de um lado e de outro da carroçaria, tem lá umas borrachas q abrem e fecham, quando se abre e fecha as portas!! tipo umas barbatanas!! abraço
 
tdi... a mim o ke me aconteceu uma vez foi k eu fechava as portas com o comando e o carro abria outra vez sozinho, ou entao abria e ele fechava sozinho..lool..meti me a ver varias coisas, e desmontei a pistola de porta do condutor,com a peca ca fora fui carregando no botao pa fechar para ver se havia fuga, e não é k conforme carrego o silicone q estava a volta da pistola comecou a ganhar ar?
Se for daí o teu problema nao isoles so com um pouco de silicone pk n faz nada...eu pus so um pouco e avariou mais 2 vezes, ã 3ª descarreguei o frasco completo..lol...ate hj.
ve la se é disso, se precisares ajuda ja sabes.abraco
 
vela se nao tem alguma cena a ver com o tal botao ke colocaste dentro do carro para trancar e destrancar as portas tipo tar isolado com verdeto, fio partido defeciencia no botao sei la alguma cena ke possa tar a afectar o bom funcionamento!!!boa sorte
 
Quem falou nas fugas, já alguma vez viu um carro destes com fugas nesses tubos???

Se tivesse uma fuga no tubo que vai á mala por exemplo, a mala nem fechava sequer, ou a uma das portas a mesma coisa, a bomba fica a trabalhar quase 1 minuto a moer e não faz nada.

Dino:arrow: Atão porque é que ele agora tem de estar continuamente a receber sinal para trabalhar???
Quando falas na centralina é aquela que está por cima do porta luvas?

tavar3s:arrow: Essa valvula se não me engano está agarrada á propria bomba cá atrás, desvias a alcatifa á volta da torre do amortecedor e tens acesso á bomba, não precisas desmontar nada.

Bad-IBIZA-Boy:arrow: Essas barbatanas que tu falas servem para sair o ar que está dentro do carro quando fechas as portas, nao tem nada a ver com este tipo de problemas, se elas tiverem obstruidas o que pode causar é o mau fechar das portas, tens de bater com força.

nelsontd:arrow: Já me lembrei desse botão, mas está lligado desde domingo passado e já tinha usado esse botão várias vezes com o carro desligado, ou até mesmo a trabalhar, e esqueci-me que já tinha andado a circular com as portas trancadas nesse botão, em cima tinha dito que foi a primeira vez que fiz isso mas não, lembrei-me agora que já o tinha usado, alem disso já o desmontei da ficha e tentei, tudo na mesma.
 
jorge qdo isso foi comigo apesar de so haver fuga na pistola de porta do condutor nenhuma fexava por causa disso.
 
O receptor tem de estar bom entendes, pois recebe o sinal, falta saber é se depois kuando faz a tranformaçao de digital pra analogico, para efectuar a operaçao k mandas te neste caso fechar ou abrir ele nao está com algum problema e perde a ordem de execuçao!
eu tenho impressao k em relaçao ao sistema do fecho central e alarme de origem so tem essa, ou existe mais alguma?

abraço
 
Penso que só tenha esta, mas há novidades, piores ainda mas prestem atenção:

Esta tarde troquei:

:arrow: Bomba central de vácuo que está cá atrás.

:arrow: Centralina do fecho central

:arrow: Foi feito um teste de fugas e confirmou-se que não existe fuga nenhuma

:arrow: Desligou-se o alarme não fosse este estar avariado e estar a provocar esta situação toda.

:arrow: Desforrei mala e portas, nenhum dos trincos bate em lado nenhum, ou seja não é por estar em esforço que ele pára.

Depois disto tudo, continuamos completamente na mesma, para fechar o carro todo, tenho de manter o botão do comando pressionado, e para abrir tenho de manter pressionado e mesmo assim só á segunda vez que carrego nesse botão é que ele acaba de abrir, ou seja, pa fechar é á primeira, para abrir é á segunda, tenho de pressionar o botao, esperar que a bomba páre e depois carregar outra vez para acabar o tal ciclo de ar/vácuo.

Feito isto tudo, sinceramente não faço ideia o que se passa.:confused:
 
Não será mesmo do botão instalado na porta pra fechar o carro? :confused:
Nunca tive um problema assim, mas pode ser o botão a fazer algum curto-circuito e o problema esta ai...

Não te poderei ajudar mt mais pq tb n sei...
 
Custa-me acreditar que tenha a ver com o botão pois como ja referi, já anda tudo instalado desde domingo passado, o carro ja andou com as portas trancadas pelo botão e isto só se passou na quinta feira á noite.

Sei que de parte electrica, há pelo menos um fusivel e a tal centralina que dizem respeito ao fecho centralizado, mas tem de haver outra coisa, um relé talvez, não faço ideia.

Ah por falar nisso, o relé 109 já foi trocado e o resultado foi o mesmo...nada.
 
Alguem sabe se o sinal emitido pelo comando da chave vai directo para aquela centralina ou se passa por algum receptor primeiro?

No caso dos ibizas que funcionam com infravermelhos sei que tem um receptor no espelho retrovisor mas nestes nao faço ideia.
 
N podera ser 1fio a no botão que tenha ficado mal colocado e a fazer curto circuito?? Aqui ha dias fui tb ver um problema electrico no esguicho da agua que punha sempre a bomba a trabalhar e o meu mecanico disse que o fio responsavel pelo imobilizador estar ligado estava ja mesmo nas ultimas de estar agarrado e que com um solavanco ou buraco talvez pudesse cair e dps chapeu... :| É complicado... Já tentaste levar o carro a algum electricista que conheças?...
 
Ainda não, so tentei ver com um amigo meu que percebe mais ou menos da coisa e trocou-se tudo o que se podia trocar com o carro dele e ficou tudo na mesma.

Agora vou tentar descobrir se o carro tem algum receptor que receba o sinal da chave antes deste chegar á tal caixinha preta por tras do porta luvas, pode ser isso que não esteja a conseguir transformar o sinal como diz o dino.

Senão se me garantirem que resolve o problema, vou-me informar em quanto fica meter pistolas eletricas nas 2 portas e na mala e meto tudo electrico e um alarme novo, e arranco dali tudo o que é tubinhos de ***** e bombas de vacuo...PROBLEMA RESOLVIDO.

Já não há paciencia nem ideias...dassss
 
Ainda não, so tentei ver com um amigo meu que percebe mais ou menos da coisa e trocou-se tudo o que se podia trocar com o carro dele e ficou tudo na mesma.

Agora vou tentar descobrir se o carro tem algum receptor que receba o sinal da chave antes deste chegar á tal caixinha preta por tras do porta luvas, pode ser isso que não esteja a conseguir transformar o sinal como diz o dino.

Senão se me garantirem que resolve o problema, vou-me informar em quanto fica meter pistolas eletricas nas 2 portas e na mala e meto tudo electrico e um alarme novo, e arranco dali tudo o que é tubinhos de ***** e bombas de vacuo...PROBLEMA RESOLVIDO.

Já não há paciencia nem ideias...dassss

Este gajo a pouco e pouco vai trocando de carro...
O último passo deve ser a matrícula:rir:
 
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