Ajuda. Problemas com as réles.

Boas malta. estou com um problema que as minhas velas nao estao a incandescer. logo como estao uns meros -3 graus de temperatura nao consigo por o carro a trabalhar. tive a ver e ao dar a chave nao chega corrente nenhuma para incandescencia. podera ser da rele 109?. ha dias tive um stress, pois nao conseguia por a carrinha a trabalhar, nao acendia nem a luz da resistência. dei uns toques na rele 109 e começou a funcionar novamente. as vezes se der um arranque mais a fundo a carrinha desliga se e eu volto a dar uns toques na 109 e volta ao normal. ao tenta la por a trabalhar de manha ouço uns cliques na rele e a luz da resistencia ta sempre a piscar. preciso de ajuda pois aqui em frança esta a nevar e é chato ter de ir trabalhar de manha e estar a tentar por a carrinha a trabalhar pa no fim ter de ser de empurrao. :(
 
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O rele 109 pode tar mesmo nas ultimas. O meu tambem andou assim, dps troquei e nunca mais deu problemas :)
 
ha alguma maneira de experimentar se a rele 109 ta a funcionar? e que estou em frança e nao tenho aqui ninguem pa poder experimentar e assim escusava de estar a gastar dinheiro a toa. outra, hj tive a fazer pesquisa e tb falaram em rele 103. sera que pode ser?
obg pela atençao
 
boas amigo. os cliques que ouves e tipo separados prai de meio segundo ou e tipo um grilo? o rele 109 não controla a passagem de corrente para as velas, controla a corrente para o electronico da bomba injetora. se for o rele 109 a carrinha não pega por falta de gasoleo e não por falta de temperatura no cilindro. faz assim: tira o rele 109 e com uma faca ou chave de fendas com cuidado tira-lhe a "carapuça" vais ver uma espécie de bobina com 2 contactos. a bobina junta ou afasta os contactos, é um relé normalissimo. se vires que não tem nenhum filamento da bobina reto ou rasgado ou sinais de dano então não deve ser do relé pois normalmente mal o desmontas, como é um componente simples ves logo se ta bom ou não, de qualquer maneira mete-o ao sitio sem a carapuça com cuidado, depois das a chave ate ao ponto de ligar as velas e com uma chave de fendas com cuidado encostas os contactos do relé manualmente e das logo a chave, se começares a ouvir estalidos vindos do motor (veem do electronico da bomba) e quando deres a chave a carrinha não pegar então esquece o relé. tens 2 opções, ou ta mesmo frio e as velas estão queimadas (verifica os cachimbos das velas a ver se ta tudo bem encaixado e a fazer contacto). ou então tens falta de massa algures, nesse caso vais ter que pesquisar todos os cabos de massa que ligam a carroceria do carro e ver se teem oxidação e se tao bem apertados, começa por verificar um que esta bem perto da centralina, um dos cabos ue sai da centralina logo prai a 10cm da centralina sai um cabo fininho que liga la num parafuso perto, ve se ta bem apertado e se não tem oxidação. qq coisa tas a vontade
 
sao separados. ja tive a ver e nao chega corrente as velas. os cachimbos estao bem. amanha vou verificar o fio. e em relaçao a rele 103 nao tem nada a ver?
 
se são separados o barulho não vem do relé as sim do electrónico da bomba, isto não é defeito da bomba mas se não chega corrente as velas deve ser com certeza falta de massa, não notas comportamentos estranhos no quadrante para além da luz das resistencias a piscar? tipo ponteiros maluco a subir e descer e outras luzes a acender? ve o rele 103, não acredito que seja daí mas tira-o fora e desmonta-o também com cuidado, ve se tem algum filamento preto tipo queimado ou rasgado. Isso quase de certeza que e problema de massa ou então algum fusivel daqueles que tem por cima da bateria.
 

pronto é isso mesmo, não sei e se os numeros são os mesmos no relé 109, não vi que relé era esse, mas de qualquer maneira ao desmontar o relé já ves, ligas os 12v as 2 pontas da bobina e ves se dá contunuidade entre o contacto fixo e aquele que a bobina encosta ao fixo. mas se o meteres ao sitio sem a tampa ja ves ao dar a chave se ele encosta ou não, se não encostar encosta tu com uma chave de fendas ou assim mas com cuidado e das a chave mas se não pegar não insistas, é porque não é problema do relé
 
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