Ajuda nissan almera 2.2 di

Boas pessoal, preciso de uma ajudinha.
Tenho um nissan almera 2.2 ddti 110 cvs e comparando com a minha 6l 130 sport caixa longa, a seat parece um carro de rally.
Ja não falo na velocidade de ponta mas no arranque é que a nissan é muuuuiiiiiiito lenta.
Eu reparei que o turbo entra muito tarde (so enche por volta das 2500) e como a nissan tambem tem uma caixa muito longa no arranque perde muito e nas passagens de caixa para não perder tanto tenho de as puxar sempre a cima das 3500.
O que é que eu posso fazer para dar mais vida ao motor?
existe alguma maneira de fazer com que o turbo encha mais cedo(por volta das 1800)?
Desde ja obrigado pelas possiveis ajudas.
 
Boas pessoal, preciso de uma ajudinha.
Tenho um nissan almera 2.2 ddti 110 cvs e comparando com a minha 6l 130 sport caixa longa, a seat parece um carro de rally.
Ja não falo na velocidade de ponta mas no arranque é que a nissan é muuuuiiiiiiito lenta.
Eu reparei que o turbo entra muito tarde (so enche por volta das 2500) e como a nissan tambem tem uma caixa muito longa no arranque perde muito e nas passagens de caixa para não perder tanto tenho de as puxar sempre a cima das 3500.
O que é que eu posso fazer para dar mais vida ao motor?
existe alguma maneira de fazer com que o turbo encha mais cedo(por volta das 1800)?
Desde ja obrigado pelas possiveis ajudas.

Mexendo na electrónica alteras bem isso, mas nunca fica como a pd 130, a Nissan conta com mais cilindrada mas com um turbo pekenito, mas julgo que uma boa repro te dá uma ajuda bastante significativa!!

Cumpts
 
Obrigado pela ajuda, ja agora sabes dizer-me que turbo é que trás a carrinha?
Este turbo que penso ser de geometria fixa da para o por a encher mais cedo?
 
Obrigado pela ajuda, ja agora sabes dizer-me que turbo é que trás a carrinha?
Este turbo que penso ser de geometria fixa da para o por a encher mais cedo?

YD22DDTi Nissan Almera 2003–2005
2.2 L (2184 cc) 86.0 mm 94.0 mm 18:1 112 PS (82 kW) @4000 rpm
136 PS (100 kW) @4000 rpm 25.2 kg·m (247 N·m; 182 ft·lbf) @2000 rpm
31 kg·m (300 N·m; 220 ft·lbf) @2000 rpm common rail direct injection
variable nozzle turbo(geometria variável)
intercooler
 
Engine detail - YD22DDTi (93kW)
<<< Back to Engines





Manufacturer code: YD22DDTi (93kW) (2.2}
Year of production::
Fuel: diesel
Fuel preparation: Direct injection (DI)
Supercharging: Turbo charger
Camming: DOHC
Cubic capacity: 2184
No. of cylinders / Arrangement: 4 / In-Line
Valves no.: 16
Compression ration: 18 : 1
Performance [kW] / RPM: 93 (126 PS) @ 4000
Torque [Nm] / RPM: 280 @ 2000 (~ 207 ft/lb)
 
Amigo acho que nenhum dos modelos que postei antes corresponde á tua motorização.
O teu carro vem com um Garrett - GT1549S que é um turbo de geometria fixa, podes pesquisar mais sobre ele na net.
A versão de 136cv é que vem com Garret - GT1849V que já é de geometria variável.....
Mas continuo a dizer que isso com uma boa eléctronica fica com outra vida, e deixas de sentir tanto essa falta de folego em baixas!!!
Faz uma Repro nisso vais ver k fica altamente;)

Cumpts
 
Last edited:
Mas eu quero não uma coisa assim.
Eu so queria um pouco mais de vida em baixas.
E ja agora tendo em conta que eu não sou propriamente rico....:cryy:

Tenta a reprogramaçao. Ao aumentares as baixas deves desgastar mais é a embraiagem, mas isso tb se resolve dps (so pra avisar ke a brincadeira no total fica a mais de 400€)
O turbo disso nao deve ser pequeno, senao mexia-se bem em baixas
 
Tenta a reprogramaçao. Ao aumentares as baixas deves desgastar mais é a embraiagem, mas isso tb se resolve dps (so pra avisar ke a brincadeira no total fica a mais de 400€)
O turbo disso nao deve ser pequeno, senao mexia-se bem em baixas

O GT1549S não é um Turbo grande!!! Com uma repro fica com umas baixas á patrão... E para derreter a embreagem tem k ser uma condução muito bruta:D:D:D senão aguenta na boa....

Cumpts
 
Muito obrigado pela ajuda e pelo esclarecimento.
Ja agora a pensar em apenas uma repro quanto é que isso me pode ficar? (assim um preço de amigo)
Conhecem alguem ou recomendam daqui da minha zona?
E em termos de consumos vai melhorar ou piorar? É que eu agora consigo tirar consumos na ordem dos 5/5.5 L/100Km.
Desculpem estar a ser massador.....
 
a repro se nao for muito puxada geralmente ajuda sempre nos consumos!

mas depende muito do teu pé. se andares a esmifrar o bixo é certinho que gasta mais qq coisa.
em andamento normal e moderado gasta menos e bem menos.

a titulo de exemplo:

Ibiza 1.4tdi 80cv stock a 150km/h na AE gastava 6, 6,5 e agora com repro e jante 17 nunca passa dos 6. é so um exemplo.
em cidades consigo baixar muitas vezes 1,5 litros ou 2 às medias que fazia antes! mas nem preciso de me esforçar muito.

quando piso, nuuuunca vejo! meto na parte das horas no CB. é a chamada happy hour! loolol
 
a repro se nao for muito puxada geralmente ajuda sempre nos consumos!

mas depende muito do teu pé. se andares a esmifrar o bixo é certinho que gasta mais qq coisa.
em andamento normal e moderado gasta menos e bem menos.

a titulo de exemplo:

Ibiza 1.4tdi 80cv stock a 150km/h na AE gastava 6, 6,5 e agora com repro e jante 17 nunca passa dos 6. é so um exemplo.
em cidades consigo baixar muitas vezes 1,5 litros ou 2 às medias que fazia antes! mas nem preciso de me esforçar muito.

quando piso, nuuuunca vejo! meto na parte das horas no CB. é a chamada happy hour! loolol

Happy Hour:rir::rir::rir::rir: Essa tá boa:rir::rir:
Mas concordo plenamente com o David, em condução "normal" o consumo tende a baixar ligeiramente, Mas claro que a fundo não há milagres, gasta mais um bocado claro!!!
Quanto a onde fazeres repro isso já é muito relativo mas tenta abrir um tópico e pede orçamentos por p.m. temos cá reprogramadores para todos os gostos:D:D
Aliás julgo já existir um tópico sobre reprogramadores e contactos, dá lá uma espreitadela...
Cumpts

P.S- Esses Nissan são excelentes mákinas, o motor é de uma fiabilidade a toda a prova... Carga nisso;)
 
Last edited:
Obrigado pessoal, vou então ver se encontro algum topico sobre esse assunto.
Quando vierem para os lados de V. N. de Famalicão digam que eu pago as minis...:drool:
 
Nao foi aqui referido, este modelo nao tem IC (é uma vergonha).
Eu tenho modelo deste nissan e apliquei um IC frontal, nao muito grande e notei que melhorou muito...só me falta a rep :D
 
Boas,

Eu também possuo um Almera ddti de 110cv (quando tava de origem).

Como já aqui disseram, o turbo gt1549s (que equipa os ddti) é de facto um turbo pequeno e de geometria fixa. No entanto este carro foi feito para fazer um porradão de km com o mínimo de problemas possível, com um andamento razoável e, assim sendo, justifica-se o porquê da escolha deste turbo.

Tudo isto é facilmente ultrapassado com uma repro, quer para o aumento da pressão do turbo, quer para o fazer disparar em rotações mais baixas/altas.

No meu caso pedi para o reprogramarem para disparar em rotações mais baixas (agora dispara às 1900/2000) e pus-lhe um IC no pouco espaço de há por de baixo do capô.

Ficou outro carro, agora com um andamento bastante bom ideal para mim que faço perto de 400km/semana em estradas nacionais.

Esperimenta e diz-me se concordas comigo.

Cumprimentos;)
 
tive um almera de 2001 ddti com mts modificaçao cuidado.
sem gastares dinheiro metes o bicho a puxar mais mas com cuidado e so as vezes, desliga o tubinho que fica no turbo um preto pequeno. é o avanço do turbo em altas cuidado que so quer andar,tapa a egr e tira o tubo da entrada da caixa do filtro.
e tirar o miolo do catalisador notas mt em baixa.
 
Back
Top