Ajuda em diagnóstico - Tremer estranho do carro

Boas pessoal..

Hoje em ligeiro passeio comecei a sentir um tremer muito estranho no carro.. um pouco parecido ao tremer quando temos as rodas descalibradas.. mas, agora à noite, fui tentar ver aquilo com atenção e agora a história parece-me bem mais grave..

- Comecei a sentir esse vibrar só ao curvar para o lado direito, pensei logo que tinha dado cabo do pneu ou suspensão..

- Apercebi-me que, a direito, às vezes também acontecia, mas curvas à esquerda, nada..

- Se durante as curvas à esquerda carregar na embraiagem a vibração passa para metade, se o fizer a direito quase que não se sente. Daqui pensei que as tantas tinha mandado a embraiagem ao ar..

- Mas ao passar numas lombas soft, tanto com embraiagem a fundo como sem ela, aquele "pousar" depois de passar na lomba (quase parado) fazia aquele tremer (que na mesma situação, a direito, com embraiagem carregada não se sentiria).

- Em ligeiras depressões em curva, aquelas vibrar acontecia durante os "saltinhos" típicos dessa depressão, parecendo que a roda estava a roçar na cava. Daqui poderia ser suspensão rebentada desse lado (não me parece) mas, se fosse, acho que os outros vibrar não aconteceriam..

- Com o carro parado, acelerando um pouco, o carro vibra mais que o normal.

- vou, p.e. em segunda, até às 2000 rpm.. largo acelerador mas deixo engatado, e ele vai baixando as rpms ao mesmo tempo que abranda, é aqui que ele treme mais..

Dados extra - O carro puxa igual, pneus impecáveis, direcção num alinhamento bem aceitável.

Assim de repente, poderá ser um apoio de motor que foi à vida? Outras ideias?

Obrigado!

Pode ser transmissão, penso eu. Se for cuidado, puxando só estás a fazer com que isso se "desmonte" tudo e aí vais sentir bem mais o tal tremer.

Sent from my Motorola Electrify using Tapatalk 2

Pode ser transmissão, penso eu. Se for cuidado, puxando só estás a fazer com que isso se "desmonte" tudo e aí vais sentir bem mais o tal tremer.

Sent from my Motorola Electrify using Tapatalk 2

Obrigado pela dica.. sim, não tenho puxado, só o fiz logo mal senti para ver se seria motor.. agora sempre devagar até o meter no mecânico..

Pode ser algum apoio.

Obrigado amigo..

A minha primeira suposição foi essa principalmente quando o carro pousava, mesmo com o carro desembreado, quase parado, ele tremer no momento que cai..

outra coisa que me esqueci de dizer..

- vou, p.e. em segunda, até às 2000 rpm.. largo acelerador mas deixo engatado, e ele vai baixando as rpms ao mesmo tempo que abranda, é aqui que ele treme mais..

Altamente amigo, se for ligo para lá.. obrigado pela dica!

Valter pelos sintomas que descreves parece vir da ponta da transmissão que fica junto à roda.

No meu caso foi a junta que aperta na caixa e fazia-me vibração apenas ao acelerar.

Dá aqui uma vista de olhos neste tópico. Na última pagina tens umas fotos com a transmissão desmontada:

http://www.ibizaclubpt.com/forum/sh...a-velocidades-ao-acelerar-resolvid?highlight=

Aproveita e vê também os sinoblocos todos e os casquilhos. Podes ter alguma coisa marada.

Cá para mim é uma junção de problemas:
Turbo com folga
Apoios de motor
Transmissões
Bimassa
Pistões
Bielas
Lol

Agora a serio, leva isso a um bom mecânico, que se calhar é apenas um apoio :)

Valter pelos sintomas que descreves parece vir da ponta da transmissão que fica junto à roda.

No meu caso foi a junta que aperta na caixa e fazia-me vibração apenas ao acelerar.

Dá aqui uma vista de olhos neste tópico. Na última pagina tens umas fotos com a transmissão desmontada:

http://www.ibizaclubpt.com/forum/sh...a-velocidades-ao-acelerar-resolvid?highlight=

Aproveita e vê também os sinoblocos todos e os casquilhos. Podes ter alguma coisa marada.

Obrigado pela dica..

A transmissão roda tendo a embraiagem no fundo? porque ao passar na lomba, paro em cima dela e só deixo descer devagar, com a embreagem no fundo, e ele treme no momento que cai..

sinto também que o carro vibra mais que o normal, mesmo com o carro parado, se acelerar..

sinoblocos tão bastante aceitáveis, folga mínima, mudei há coisa de 2 anos para os novos que são mais resistentes.. agora os casquilhos não sei.. sei que tinha um que estava a dar as ultimas na barra estabilizadora da frente que já estava a pensar trocar..

Cá para mim é uma junção de problemas:
Turbo com folga
Apoios de motor
Transmissões
Bimassa
Pistões
Bielas
Lol

Agora a serio, leva isso a um bom mecânico, que se calhar é apenas um apoio :)

hehe vou mandar ver isso tudo, menos o "Lol" porque não sei o que é :p

Espero que seja só o apoio, sempre fica mais em conta a reparação.. a ver vamos!

Não posso dar certezas mas mesmo desengatado/ponto morto/embraiagem no fundo também se sente a vibração (no caso da transmissão) -> isto quando já tinha puxado duas vezes com o carro e senti que piorou bastante.

Não posso dar certezas mas mesmo desengatado/ponto morto/embraiagem no fundo também se sente a vibração (no caso da transmissão) -> isto quando já tinha puxado duas vezes com o carro e senti que piorou bastante.

ok amigo, obrigadão.. se calhar vai ser mesmo isso.. agora só sai para o mecânico..

Obrigado pela dica..

A transmissão roda tendo a embraiagem no fundo? porque ao passar na lomba, paro em cima dela e só deixo descer devagar, com a embreagem no fundo, e ele treme no momento que cai..

sinto também que o carro vibra mais que o normal, mesmo com o carro parado, se acelerar..

sinoblocos tão bastante aceitáveis, folga mínima, mudei há coisa de 2 anos para os novos que são mais resistentes.. agora os casquilhos não sei.. sei que tinha um que estava a dar as ultimas na barra estabilizadora da frente que já estava a pensar trocar..

Eu não sou nenhum expert, respondo-te mediante o problema que tive no meu. Pelo que me explicaram se for a homocinetica que aperta na caixa faz ao acelerar e desacelerar. Desaparece se carregares na embraiagem. As homocineticas da roda fazem um vibrar idêntico a rodas descalibradas.

Aconselho-te a colocares o carro no elevador e ver primeiro as coisas mais simples. Apoios de motor, casquilhos, etc.

Boas amigo

COmo alguns user´s já dizeram em principio pode ser apoios, casquilhos, transmissão, ponteiras ou ate mesmo o bimassa xd

Tens pm
cumps

Boas pessoal,

Apoio motor do lado direito rebentado..

Em principio hoje ou amanhã fica pronto!

Obrigado a todos pelas dicas!

Back