Afinaçao do batente da geometria.

Boas pessoal. Hoje deu-me na cabeça e desmontei o turbo ( GT1752V) para ver como andava a geometria. Tudo ok funcionava impec. Lembrei me entao e fui inventar no batente da geometria. Antes de mexer o turbo era rapido a encher, fazia cerca de 2bar de pico e estabilizava a 1.7bar, mas notava que o carro a partir das 3500 rpm perdia rendimento pois sei que nao tinha gasoleo para a pressao que tava a fazer pois tenho os bicos de uma 110cv, e o parafuso que faz de batente estava quase no maximo, faltava cerca de 2 a 3 voltas para nao ter parafuso para bater. Entao pus o prafuso com cerca de 5mm e fui experimentar. noto que agora demora mais a encher mas em compensaçao sinto mais força acima das 3500.rpm. Esta a fazer 1.5bar constantes e desce para 1.4, 1.3bar. Será que fiz bem em ter mexido ou ja fiz asneiras?? Se puderem dar uma opiniao agradeço. Obrigado
 
ja fizes t asneira. se apertas t o parafuso do batente a geometria nao abre toda e vais andar a esforcar o turbo em altas.

so nao entendo como é que agora demora mais pra encher e fazes menos pressao, se calhar fizeste foi o contrario, desapertas t o batente e a geometria abre mais e abranda a compressora, nesse caso nao tens problemas.

das duas uma, so tu é que podes saber o que fizes t mas à partida ta mais aberta
 
Last edited:
Abriste mais a geometria logo fazes menos pressão. Só não percebo é como sentes mais força com menos pressão, deve ser mais psicológico porque em baixas não deves ter força que tinhas e esta chega-te mais tarde dando-te a impressão que tens mais força a partir dali...
 
tem mais forca em altas com a geometria aberta porque saiem mais e melhor os gases de dentro do motor, la esta, um carro pra andar nao é so pressao. o ar que entra tem de sair por algul lado e por um turbo pequeno com geometria fechada pra fazer pressao o motor tem de fazer forca a emporrar os gazes pra sairem.
 
tem menos baixas mas tem mais altas, para se ter uma coisa nao se pode ter a outra, e para se ter muitos cavalos ou muito binario mas apenas num pico nao vale a pena. mais vale ter menos cavalos e ter uma faixa de rotacao mais utilizavel, o pessoal nos graficos (a maioria) so olha pro maximo de cavalos e nao ve que as 2mil rpm as vezes apenas tem 40cv.
 
ja fizes t asneira. se apertas t o parafuso do batente a geometria nao abre toda e vais andar a esforcar o turbo em altas.

so nao entendo como é que agora demora mais pra encher e fazes menos pressao, se calhar fizeste foi o contrario, desapertas t o batente e a geometria abre mais e abranda a compressora, nesse caso nao tens problemas.

das duas uma, so tu é que podes saber o que fizes t mas à partida ta mais aberta
Eu apertei o parafuso. sim a geometria nao abre toda, e sim demora mais a responder pouca coisa mas demora.
 
Abriste mais a geometria logo fazes menos pressão. Só não percebo é como sentes mais força com menos pressão, deve ser mais psicológico porque em baixas não deves ter força que tinhas e esta chega-te mais tarde dando-te a impressão que tens mais força a partir dali...
Abri ou fechei? Onde pára o veio que puxa a geometria por assim dizer, o parafuso que tem, antes tava quase encostado, ter o parafuso ou nao ter era quase a mesma coisa, e eu apertei o ficando este com cerca de 5mm. ja tem parafuso onde bater. Axo que fechei um pouco a geometria, nao sei. e sim tens razao nao tenho as baixas que tinha mas sinto mais poder em altas e nao é psicologico. sempre me disseram que pressao nao é sinonimo de potência. E como estava a fazer quase 2bar os injectores de uma 110cv nao sao suficientes para tanta pressao. tinha mais ar que gasoleo. Penso eu mas posso estar errado. Se tiver alguem que me corrija. Obrigado pela resposta. =D>
 
ao desapertar deixas fexar mais o turbo logo tens mais baixas e enxe mais rapido!!
e sim se apertares k foi o teu caso demora mais a enxer pk n deixa fexar tanto e o turbo ganha a força k nao tinha nas altas!!
mas esse parafuso n interfere n pressao final, so se a electronica o permitir!!o k interfere é o curso da valvula!!
 
ao desapertar deixas fexar mais o turbo logo tens mais baixas e enxe mais rapido!!
e sim se apertares k foi o teu caso demora mais a enxer pk n deixa fexar tanto e o turbo ganha a força k nao tinha nas altas!!
mas esse parafuso n interfere n pressao final, so se a electronica o permitir!!o k interfere é o curso da valvula!!
deixa fechar mais??? fechada ta ela sempre, quando tem vacou ela abre e tem o tal batente, se ele apertou o parafuso nao deixa a geometria abrir toda.
e nao interfere na pressao final?? se a geometria andar fechada o turbo faz pressao ate partir, logo influencia na pressao final.

ai good, elumina estas cabecinhas pensadoras que eu nao lhes posso dizer tudo.
 
deixa fechar mais??? fechada ta ela sempre, quando tem vacou ela abre e tem o tal batente, se ele apertou o parafuso nao deixa a geometria abrir toda.
e nao interfere na pressao final?? se a geometria andar fechada o turbo faz pressao ate partir, logo influencia na pressao final.

ai good, elumina estas cabecinhas pensadoras que eu nao lhes posso dizer tudo.

Sim a geometria agora nao tem o mesmo curso e como disseste nao abre como abria. dai secalhar antes estar a fazer 2bar e agora quase nem chega a 1.5bar. que achas devia por como estava ou posso andar assim e depois acertar a repro quando for a portugal. é que me disseram que como eu andava com a pressao que tava a fazer sem ter proveito que podia partir o motor. agora se é verdade nao sei. Para isso é que ponho as minhas questoes. Obrigado pela disponibilidade em responderes
 
deixa fechar mais??? fechada ta ela sempre, quando tem vacou ela abre e tem o tal batente, se ele apertou o parafuso nao deixa a geometria abrir toda.
e nao interfere na pressao final?? se a geometria andar fechada o turbo faz pressao ate partir, logo influencia na pressao final.

ai good, elumina estas cabecinhas pensadoras que eu nao lhes posso dizer tudo.
a mim penso k seja ao contrario!!
sem vacuo ta em baixo, em baixo o turbo n enxe!! em cima e kuando faz vacuo e assim enxe!!
no meu se apertar o parafuso de mais n enxe o turbo!!tenho k ter so um milimetro de parafuso
1749vc n sei se difere
 
Last edited:
https://www.youtube.com/watch?v=CszWj8aW0-o

esta aqui um video do tal batente de que o rapaz fala, a geometria ta sempre fechada, quando tem vacuo abre e tem um batente (parafuso que se va mal no video porque esta escuro) mas o batente esta la e se virem com atencao veem-no.

Exactamente. Antes o veio que puxa a geometria batia no maximo pk nao tinha parafuso para bater quase. e eu reduzi o curso da geometria. sabes como afinar o batente em condiçoes?
 
Sim a geometria agora nao tem o mesmo curso e como disseste nao abre como abria. dai secalhar antes estar a fazer 2bar e agora quase nem chega a 1.5bar. que achas devia por como estava ou posso andar assim e depois acertar a repro quando for a portugal. é que me disseram que como eu andava com a pressao que tava a fazer sem ter proveito que podia partir o motor. agora se é verdade nao sei. Para isso é que ponho as minhas questoes. Obrigado pela disponibilidade em responderes

isso é estranho porque o que o carro esta a fazer é sintomas de geometria mais aberta, mas tu dizes que apertas t o batente e assim ja nao faz sentido, a nao ser que o batente seja do outro lado.


o teu turbo com o carro parado, a alavanca que faz mexer a geometria ta a bater no parafuso ou esta do outro lado?
 
quando a n75 deixa passar vacuo para o atuador da geometria é porque o turbo ja chegou a pressao pedida pela electronica.

penso k nao seja assim!!no meu mal ligas puxa o curso pra cima e dpois conforme vais puxando ele vai deixando de fazer vacuo!!
mas posso e devo estar enganado
 
isso é estranho porque o que o carro esta a fazer é sintomas de geometria mais aberta, mas tu dizes que apertas t o batente e assim ja nao faz sentido, a nao ser que o batente seja do outro lado.


o teu turbo com o carro parado, a alavanca que faz mexer a geometria ta a bater no parafuso ou esta do outro lado?

Ta a bater no parafuso que é o batente. mal ligo o carro faz como mostraste no video. sobe e encosta no parafuso.
 
penso k nao seja assim!!no meu mal ligas puxa o curso pra cima e dpois conforme vais puxando ele vai deixando de fazer vacuo!!
mas posso e devo estar enganado

Quando ligas o carro apuxa o curso para cima e se acelerares o curso desce e depois volta a subir. acho que é assim.
 
Quando ligas o carro apuxa o curso para cima e se acelerares o curso desce e depois volta a subir. acho que é assim.


"o curso desce e volta a subir"se deixar de acelarar!pk se manter a pressao pedida ele mantem-se em baixo!!por isso em baixo é turbo aberto, em cima é turbo fexado,!!
em cima tens baixas
em baixo tens altas!!!
logo se apertas o parafuso n deixa fexar tanto e tens menos baixas e n enxe tao rapido,mas em compensacao tens mais altas!!
andei 1 ano de volta da minha geometria pr afinar !!
 
"o curso desce e volta a subir"se deixar de acelarar!pk se manter a pressao pedida ele mantem-se em baixo!!por isso em baixo é turbo aberto, em cima é turbo fexado,!!
em cima tens baixas
em baixo tens altas!!!
logo se apertas o parafuso n deixa fexar tanto e tens menos baixas e n enxe tao rapido,mas em compensacao tens mais altas!!
andei 1 ano de volta da minha geometria pr afinar !!

Quando o curso da geometria esta encostado ao batente esta aberta ou fechada a geometria?
 
Back
Top