Acidentes mostram que Portug. "não sabem conduzir"


http://www.dn.pt/inicio/portugal/interior.aspx?content_id=3139918&page=2


O presidente do Automóvel Clube de Portugal (ACP) disse hoje que os resultados da sinistralidade rodoviária no período da Páscoa mostram que os portugueses "não sabem conduzir", sendo urgente apostar na formação dos condutores e tornar os exames mais rigorosos.
"Quando chove há menos mortos e os acidentes são menos graves, o problema que se coloca é que as pessoas não sabem guiar", disse à agência Lusa Carlos Barbosa.
O presidente do ACP reagia aos resultados da operação "Páscoa 2013" da GNR, que terminou com um balanço mais negativo face a 2012, com o registo de mais acidentes e mais vítimas mortais.
No total, a GNR registou, nos quatro dias da operação, 793 acidentes -- mais 100 do que em 2012 --, os quais resultaram em oito vítimas mortais, mais sete face ao ano passado.
O presidente da ACP adiantou que os números da operação mostram que os portugueses "não sabem conduzir", sendo necessário uma reestruturação do ensino da condução, sobretudo ao nível dos exames
"Os exames em Portugal não são rigorosos, as cartas de condução são quase oferecidas através das escolas e dos centros de exames. Enquanto a legislação não mudar e os exames não forem mais rigorosos vamos continuar a ter esta matança nas estradas", sustentou.

Carlos Barbosa sublinhou que os exames devem passar a ser mais rigorosos e exigentes, como acontece em qualquer país da Europa, defendendo que o instrutor não deve ir dentro do carro juntamente com o examinador.
O presidente do ACP questionou também o destino dos mais de quatro milhões de euros provenientes dos prémios dos seguros automóveis, que deveriam ser aplicados em campanhas de segurança rodoviária, mas atualmente não se conhece o seu destino.
"As campanhas de segurança rodoviária reduziram substancialmente. Os cerca de quatro milhões de euros por ano que vão dos prémios dos seguros são para destinos desconhecidos. O ministro da Administração Interna terá que explicar para onde vai esse dinheiro, se é para carros, para pistolas ou para radares", acrescentou.
Carlos Barbosa considerou ainda que as campanhas "pararam substancialmente", sendo preciso que recomecem rapidamente para sensibilizar as pessoas.
 
Boas ca na suiça a carta custa uma media de 2500 euros, sendo que preciso fazer o samaritano que e uma especie de curso de primeiros socorros depois disso faz-se a carta normal como em portugal e depois de ter a carta e preciso fazer ainda os curso de L2 onde ensinao a conduçao defensiva economica assim como tambem provocam varios tipos de perigos para que quem faz o curso tenha um pouco a noçao dos perigos entre outros, como por exemplo conduçao no gelo...

a carta fica cara mas tem a vantagem de ter esse curso de L2 que parecendo que nao pode prevenir acidentes
 
eu so queria dizer que quando chove e ta mau tempo, ningem liga as luzes !!!
500px-Disgusted-oh-god-why-text-l_large.png
 
Não sei como... vejo muitas operações stop e em pontos estrategicos... ah ja sei é estrategicos mas para a multa.
 
A malta que não sabe conduzir, normalmente tem noção e é mais cautelosa.

Por isso, eu diria que 40% dos acidentes devem-se a falta de skill/noções de código e os 60% a chico-espertismo e falta de civismo.
 
Por um lado não é mentira, ele não explicou é porquê. Ainda hoje de tarde vi umas noticias sobre isto.
Cá em Portugal quando se tem aulas de condução é "para passar no exame, o resto aprendes na estrada" então se tirar a carta no Verão, nem aulas á noite, nem só em piso molhado, nem á chuva(eu sei que piso molhado e chuva é quase igual, mas a chover é diferente do que só com a estrada molhada) há gente com a carta que nem sequer andou numa AE... E se não têm nenhuma perto, alguns tem carta anos e anos sem nunca pisar uma AE, depois metem-se lá e andam a 90km/h na faixa do meio e ai de quem lhes diga algo...
A juntar isto a falta de civismo, e tem-se a causa dos problemas dos acidentes por cá, que aumentam e bem assim que chove...
 
Não sei como... vejo muitas operações stop e em pontos estrategicos... ah ja sei é estrategicos mas para a multa.

Ora disses-te tudo o que é a vida de uma familia comparada com a maquina multibanco dentro de um carro da GNR?

Em vez de se estar com a presença fisica na estrada para intimidar um pouco os exageros,vai-se para tras das moitas apanha-los para os levar ao multibanco .Enfim tugulandia power.
 
Last edited:
Eu diria que mais de 50% dos Portugueses não sabe fazer rotundas que tenham mais de uma faixa. Para muitos a rotunda é para fazer toda pela direita, a não ser que seja necessário ultrapassar...
 
Eu diria que mais de 50% dos Portugueses não sabe fazer rotundas que tenham mais de uma faixa. Para muitos a rotunda é para fazer toda pela direita, a não ser que seja necessário ultrapassar...


Se fosse assim não era mau, pior é os que fazem a direito, atravessam-se á frente quase provocam acidentes e ainda se julgam donos da razão, já ia batendo varias vezes por causa disso...
 
Se fosse assim não era mau, pior é os que fazem a direito, atravessam-se á frente quase provocam acidentes e ainda se julgam donos da razão, já ia batendo varias vezes por causa disso...
Não sei o que a malta trás na cabeça...
Mas já vi coisas idênticas, desde um gajo que até olhou para mim que ia a circular na rotunda e viu que estava perto mas entrou na mesma e passou perto ainda tive que travar com força, e uma gaja que também me viu mas essa estava parada e arrancou, pior disso foi ainda trazer crianças nos bancos de trás, apitei ainda se pôs a "abanar" tipo quero é que te lixes, tantos... juntando a malta que faz por fora e depois entala quem vai a fazer por dentro tal como é ensinado, os outros que para não virarem o volante, entram em 1ª faixa, fazem por dentro e saem sempre a direito, qual pisca qual faixa, siga.
Só em rotundas tínhamos aqui pano pra mangas.
 
Back
Top