1.6 sr, muito lento acelarar

comprei a poucos dias um ibiza 6k2 1.6 sr do ano 2000 com 165.000km. Gosto do carro exteriormente, adoro o carro a curvar, mas acelaraçao fica muito a desejar para um 1.6 de 100cv. Tenho um passat 1.9 tdi que é muito mais rapido que o ibiza. Ja lhe mudei o filtro da gasolina, filtro do ar, velas ngk de 3 polos, aditivo para limpar injectores e um colega meu que tem uma oficina mandei-lhe limpar a bosboleta e disse que estava mais ou menos limpa e o carro continua na mesma, acho-o muito lento. Que mais posso verificar?
 
O teu passat tdi mesmo que seja o de 90cv tem sempre mais kick por ter turbo, logo mais binário. O anterior dono desse 1.6 pode ter uma condução amorfa (e.g. não passar das 5000RPM em toda a vida do carro ou nunca ter esticado o motor até ao redline), mas sempre podes fazer um teste de potência para ver os valores.
 
Acho que o que notas é um pouco a ilusão do kick tdi. Dá a enteder que a passat anda mais, mas se calhar se colocares os 2 numa drag race andam o mesmo, experimenta contabilizar o tempo dos 0 - 120 kms/h por exemplo.
 
onde eu vivo tenho a antiga IP5 com uma subida de uns 3 km, uma subida bem ascentuada, e o meu passat entro cá em baixo a 110kmh e chego lá em cima a 160kmh e o ibiza chego lá a 140kmh, muita diferença, e depois tenho um outro carro que chega lá a 200kmh, mas é outra maquina. quando comprei o seat tinha um erro do sensor do abs, e o meu colega na oficina disse-me que era na roda traseira do lado esquerdo e tinha um outro erro que era o medidor da massa de ar. Eu se desligar a massa de ar nota-se a diferença no trabalhar do carro, mas quando volto a ligar fica a trabalhar certinho, mas será que pode ser o problema, mesmo trabalhando certinho nao deixa o carro ser mais rapido?
 
É normal o TDI subir a mais velocidade por causa do binário superior.

O melhor é experimentar outra MAF e já tiras as duvidas.

Sent from my GT-I8150 using Tapatalk 2
 
É normal,pois como já explicaram,um carro turbo a diesel mesmo que por exemplo seja so um motor vp com 90cvs,tem mais binário que os 1.6 sr 8v apesar de ter menos cvs,e numa subida é normal que um carro com turbo consiga melhor desempenho que um com menos binário e atmosférico,os cavalos nao sao tudo,o binário tambem conta e muito.
 
Last edited:
experimentei um maf de um colega meu e nao fez nenhuma diferença no andar do carro. O que eu noto é que se eu for por exemplo a 120kmh e levantar uma coisa minima o pé do acelarador o carro parece que começa a falhar , nota-se um certo hesitar no motor, sente-se como se o carro se engasgá-se, mas se lhe der novamente acelarador ele respode imediatamente
 
Pode ser o catalizador entupido, assim de repente nao vejo muitas mais hipoteses visto que ja trocas te filtros e velas etc.
mas exprimenta a ligar o carro a maquina e ver o que acusa, se conheceres alguem com o vag pede para te calibrar a borboleta do acelarador
 
ha por aqui alguem na zona de viseu ou guarda com o vag que me fizesse o favor de me calibrar a borboleta num fim de semana?
 
ha um método caseiro que funciona em certas situações..nada como experimentares :)

calcas acelarador a fundo com o carro desligado e sem chave
manténs sempre o acelerador no fundo e rodas a chave para a posição antes de ligar (liga as luzes no quadrante)
retiras o pe do acelarador
e retiras a chave

depois liga o carro normalmente..isto calibra a borboleta em certas situaçoes!!
:)
 
ha um outro sintoma esquesito no carro. De há uns dias para cá quando o carro está frio e o coloco a trabalhar o relantim do carro fica marado ao ponto de se ir abaixo, mas se der uma ou duas acelaradelas o relantim fica normal nos 900 rpm aproximadamente. Hoje a tarde aconteceu outra coisa, vinha a conduzir a cerca de 5 minutos e recebi uma chamada, encostei e mantive o carro a trabalhar e com o pe no travao, acontece que a rotaçao do carro subiu para as 2000rpm por uns segundos e depois voltou as 900rpm. Que poderá ser?
 
isso tb ja me aconteceu e nao tenho explicaçao!! sei que depois de uma limpeza total da borbolata (tirar tudo fora e limpar) e calibrar a borboleta..nunca mais aconteceu isso nem nada do genero..por isso vai a um mecanico!! e pede para lipar isso tudo e calibrar
 
borboleta está limpinha. Tentei recalibrar a borboleta como aqui me disseram para fazer e continua com os mesmos sintomas. O que me está a causar interrogacoes é o facto de estes sintomas das oscilacoes nas rotacoes só passou acontecer depois de ter mudado as velas e o filtro de gasolina
 
isso de subir a rotaçao apos estar uns minutos ao relanti é normal, o meu tambem faz isso.

o melhor mesmo é ligares o carro ao vag e veres os erros, isso pode tambem ser uma sonda lambda, ou o catalizador entupido. se nos proximos tempos nao conseguires ligar ao vag exprimenta uma auto estrada a FUNDO, normalmente tambem ajuda ;)
 
hoje á tarde fui á oficina do intermarche comprar produto para limpar admisao do meu carro. Entretanto perguntei o preço do sonda lambda e custa a volta de 110 euros. Na conversa expliquei o problema das rotacoes intermitentes e que pensava que fosse essa sonda. Ele foi falar com o mecanico chefe da oficina e disse que se fosse essa sonda o carro falhava sempre e as rotacoes seriam inconstantes tanto de frio como de quente, o que nao é o caso do meu carro, pois quando fica quente as rotaçoes ficam certinhas. Segundo ele o problema deve ser o motor que regula a borboleta, que mantem a borboleta mais aberta ou mais fechada consoante a temperatura do motor e quantidade de ar que entra, e que essa peça tambem custa a volta de 100 euros. A pouco mandei com produto de limpar admisao para dentro da borboleta a ver se amanha com o motor a frio as rotaçoes vao ficar constantes ou intermitentes
 
Back
Top