1.2 manco a beber muita gasolina

Pessoal a minha esposa tem um 6L 1.2 que tem agora cerca de 150 mil km´s, a maquina so faz cidade, fez cerca de 6000 km nos ultimos 2 anos, o que noto é que anda a fazer medias de talvez 10 lts, do que poderá ser? sempre ouvi dizer 2 coisas destes motores, que eram muito sensiveis e gulosos mas nunca pensei em tanto.

Outra coisa que aconteceu é que acendeu a luz do motor e nao desligou, ja é a segunda vez que acontece e o mecanico diz que é por causa de andar nas voltinhas e que precisa ser um pouco puxado, uma coisa é certa da ultima vez que aconteceu levou umas esfregazitas e apagou apos algum tempo, tenho receio que com estas brincadeiras o catalizador ainda dê o braço a torcer, que acham?

cumps e bons km´s
 
boas amigo...pode ser realmente o catalizador..pode ser tb a sonda lambda k se encontra nos colectores de escape!!

ja ligaste o Vag.Com para ver que erro da acerca da luz do motor?
 
isso de levar uma escafia não tem mal, o meu leva quase todos os dias!lol
Mas pode ser do catalizador mas quem entenda que se prenuncie.
 
Da outra vez que foi ligado ao vag-com penso que nao acusou nada de especial, so alguns erros sem importancia, pelo menos foi o que o mecanico me disse, uma coisa é certa apos algum tempo nao acendeu mais, agora acendeu e foi para ficar, havera algum problema de andar com aquilo assim?

Uma coisa é certa pelo visto nota-se mais cheiro a gasolina junto a viatura quando esta ao relantim.

Quando é do catalizador normalmente nota-se no barulho junto ao escape é diferente certo?
 
sim isso normalmente está relacionado com sujidade tanto no catalisador como nas sondas (um antes e outra depois do catalisador), mas isso normalmente não trás grandes diferenças nos consumos...podes exprimentar fazer com ele uns bons quilometros em autoestrada acima das 4500rpm pode ser que ajude limpar...ou então limpar mesmo o catalisador...mas o maior problema dessa luz ligada é se tiveres uma avaria mais grave no motor não te apercebes porque a luz está ligada de qualquer maneira...essa luz acendeu e nunca mais voltou a apagar? no meu por vezes acende mas volta a apagar passados uns 3-4 dias e por acaso já não me acende há uns 9 meses...
 
tive um problema mais ou menos pareceido que ainda estou a resolver, alias... penso ja ter resolvido tou em fase de testes...
mudei a sonda lambda e meti 4 velas novas e uma limpeza a borboleta!! até agora parece que esta a melhorar bastante! consumo passou de 8 mais ou menos a 7....
mas isto numa 6k2 1.4 de 75 cv
 
tenho um seat 6L 1.2 manco a gasolina tb e ando com os mesmos problemas, so que o meu é maior, arranjar um catalisador usado pra tal, aos meses que procuro e nada, tb tem consumos elevados e por vezes acende a luz, mas pronto eu ja sei que é do catalisador..
 
de certeza que é do catalizador? mas se for olha que comprar um usado é um grande risco. Pelo que percebi e ja me disseram o mais provavel é ser da sonda lambda.

Ele agora vai é levar uns litros de 98 e vou tentar fazer uns k´s em alta rotação para ver, neste caso ja la vao uns dias bons e nunca mais apagou, mas a carro mal tem andado tambem.
 
posso dar uma sugestão? em vez de gasolina de 98 põe antes uma Gforce 95 da Galp. Isto porque o 98 é o indice de octano e isso mede a resistência da gasolina a auto-inflamar-se. Ou seja se a gasolina não atingir o ponto de se auto-inflamar não tiras nenhum proveito e se calhar até podes mesmo perder pois o motor pode estar afinado para trabalhar melhor com 95 até porque no manual do carro diz algo do género "se no seu país não dispor de gasolina 95 pode colocar 92" e já liz vários artigos que dizem que a potência e o rendimente são óptimos para um indice de octanas para o qual o motor foi projecto. e já meti 98 no meu e notei zero e para ser sincero parece que sinto o motor a tremer mais em baixas...resumindo e concluindo...na minha opinião...Gforce 95 é o ideal!!
 
Bem hoje levei o seat a uma casa de escapes para fazer o teste do CO e aparenta estar tudo impec, pelo menos foi o que me disseram, ou seja ainda pensei que o beber muito fosse dali mas parece que nao, mas pelo facto do cat estar bom ja me agrada.
 
Boas,
Eu tenho o mesmo problema, ja limpei o catalisador. ja mudei de velas, de bobines, e uma sonda, agora so falta a de baixo nao sei o que fazer se alguem me conseguir ajudar estou farto de gastar dinheiro....
 
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