* Substituição da(s) rotula(s) de suspenção

Uma vez que mudei a rotula de suspensão dei ao trabalho de fazer um DIY para quem quiser faze-lo em casa:


Necessário :
duas chaves de 17, uma de 13, chave torques (6), uma chave de fendas e uma rotula Ref: V 357 407 365 - 40.39 € (preferível de comprar parafusos novos)



Começamos por levantar o carro e tirar a roda (acho que isso toda a gente sabe fazer :D ) não esquecer da segurança acima de tudo, um carro seguro só num macaco de origem pode chegar a causar a morte.. so um aviso, passando a frente…

Com a chave de fendas da se um pouco de folga entre o disco e as plaquetes de modo que se ganhe um pouco de jogo (sem estragar ambos) não esquecer de abrir o bocal do liquido de travões devido a pressão que se possa causar ao empurrar o pistão da pinça de travão. Com a chave de torque tiramos o pistão de travão desapertando os dois parafusos que o seguram. Com ajuda da chave de fendas sem estragar a rosca empurra se os ditos parafusos.

Uma vez feito puxa se a pinça de travão pela parte inferior de maneira que desencaixe na parte superior dele mesmo. Uma vez ele fora pode se deixar as plaquetes no lugar (para os mais desastrados melhor é mesmo tirar – ter cuidado com o lugar respectivo se não uma montagem inversa pode causar ruídos ou diferenças num banco de travões)

Pega-se nas duas chaves de 17 (uma para cada extremidade, rosca parafuso) e desaperta se o parafuso que segura a rotula como na foto

IMAG0032.JPG


Uma vez desapertado e tirado o parafuso, faz se um pouco de pressão no triangulo e normalmente a rotula sai sozinha ficando assim:

IMAG0034.JPG


O que vem a seguir fica a escolha de cada um, eu limitei me por fazer marcagens nos três parafusos que seguram a rotula e a dita cuja peça que faz de rosca para os parafusos (ver imagem anterior) , assim evitei de ter que alinhar a direcção, mas cada um é que sabe, melhor melhor é alinhar depois.
Depois das marcagens feitas desaperta-se os três parafusos com a chave de 13, uma vez feito a rotula esta solta podendo ser retirada e substituída pela nova.

IMAG0038.JPG


IMAG0036.JPG


Agora é remontar tudo no sentido inverso, não esquecer das marcagens pa quem as fez

Em relação aos valores de aperto dados pelo constructor não arranjei, limitei me ao “sentimento de aperto” :D

Depois de montado:

IMAG0040.JPG


(da para ver as marcagens a volta dos parafusos) :D

Bom trabalho e espero que tenham percebido (gostado) do DIY

abraço
 
Last edited:
essa rotula arranjo eu por 8€ c/iva da mesma marca da peça original seat mas com caixa diferente...

eu tb a podia ter arranjado por 23 euros na APL (autopartes) mas o problema é que nao podia ir la com o meu carro por nao ter controle tecnico, por isso para nao estar arriscar a poder ficar sem carta fui a seat que fica muito mas muito mais proximo de mim ;)
 
Last edited:
boas...
essa rotula é aquela que quando estragada faz o carro dar uns estalidos quando se vira com a direcção ao maximo??
cumps..
 
Viva,
boas...
essa rotula é aquela que quando estragada faz o carro dar uns estalidos quando se vira com a direcção ao maximo??
cumps..

Normalmente isso que falas é devido à junta homocinética.
Esta rótula o que faz é ganhar folga na roda. Na IPO eles detectam isto quando vão ao fosso e começam as puxar as rodas para todos os lados.

Inté
 
O estalo tb pode ser da suspenção nas lonas e ser a mola tar a suportar o peso do motor... e ao birar... tac..


Cumps.. Bom DIY
 
Boas,
Comprei essa rótula ontem por 10€. Uma x que vou substituir os amortecedores de origem por uns coilovers e depois de ter mudado uma rótula do lado do condutor, optei por comprar mais uma e substitui-la, agora do outro lado, claro :p
Pois o meu também faz aquele estalido ao virar a direcção toda para a direita. Depois de meter a rótula, vou ver se continua a fazê-lo.
Quando tiver mais umas mods mostro umas fotos no projecto que já abri.

Anyway, bom DIY. Pensava que era mais complicado.


Abraço
 
Back
Top