Ronco estranho a baixa rotação - Resolvido

Como o meu tópico foi apagado, venho colocar novamente a minha questão.

Tenho um ibiza 6k2 SDI e de há uns tempos para cá, ouço em baixa rotação um barulho tipo um rooooo. Este barulho aparece quando o carro vai aproximadamente nas 2000rpm. Acelerando acima das 2500rpm deixa de se ouvir o barulho. Acelerando com o carro desengatado também não se ouve este barulho.

O sistema de escape já foi todo visto e aparentemente não parece bater em lado nenhum. O catalisador não parece estar partido, mas o mecânico não descartou esta hipótese, assim como do flexivel.

Os apoios do motor foram novos há cerca de 40000km, mas como meti da concorrência nota-se uma ligeira vibração dentro do carro. A embaiagem também foi reforçada/rectificada á aproximadamente 20 000 km.

O que vos parece que poderá estar a provocar este barulho?
 
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Amanhã vou-me aconselhar com outro mecânico para ver se consigo perceber a origem do barulho. Ninguém consegue dar uma ajudinha?

Todas as opiniões são bem-vindas.
 
Boas amigo.

Vê realmente a situação das juntas dos colectores de escape e de admissão, mesmo junto ao bloco.

E como é que é o barulho que notas? Um assobio? Um bater?
 
Só vejo duas hipóteses: 1) escape ou 2) admissão.

Verifica os dois circuitos... pela descrição parece-me mais ser da parte da admissão! Abraço
 
Hoje andei com o mecânico às voltas do carro e conseguimos descartar tudo o que pudesse estar a bater. Desmontamos a caixa do filtro do ar para ver os apoios se havia alguma coisa a bater. O tubo que liga a caixa do filtro ao motor aparentava ter alguma folga na zona da borboleta. lubrificamos com vaselina e fixamos, mas o barulho continuou. Fixamos o radiador, tiramos a correia do alternador (entretanto descobri que tem rolamentos gripados, é outro problema a resolver:mad:) mas o barulho continua sem esta correia. Os apoios de motor não aparentam ter folga. O motor tem oscila normalmente.

O mecânico também colocou a hipotese de ser na admissão, mas na admissão o que poderá ser? No meu carro a tubagem da admissão é de plástico, poderá estar rachado??

O que eu acho estranho é que o barulho só se ouve quando o motor desenvolve lentamente e só nas 2000rpm. Se fizer um arranque rápido com uma mudança de caixa rápida não se ouve o barulho. Se acelerar com o carro parado, desengatado, ou com o pé na embraiagem também não se ouve nada.

O barulho que ouço é um barulho que é um "rooooooo" quase como se fosse um escape roto, mas com menos intensidade. Mais uma questão, se fosse nos colectores, ou escape, não deveria aumentar com a intensidade do motor, e não apenas na faixa das 1800 às 2200rpm como acontece?

Mais uma informação adicional e que ainda não referi. O barulho parece vir do lado esquerdo do carro, mas isso por vezes é um pouco relativo.:s

Hj deixei o carro para mudar a distribuição e bomba da àgua. Faltavam 15KM, sempre é mais uma coisa que se descarta.
 
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O mecânico também colocou a hipotese de ser na admissão, mas na admissão o que poderá ser? No meu carro a tubagem da admissão é de plástico, poderá estar rachado??

Colector de admissão que liga ao bloco pode estar rachado/ estalado, ou com fuga na junta do colector ao bloco...

O barulho que ouço é um barulho que é um "rooooooo" quase como se fosse um escape roto, mas com menos intensidade. Mais uma questão, se fosse nos colectores, ou escape, não deveria aumentar com a intensidade do motor, e não apenas na faixa das 1800 às 2200rpm como acontece?
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Não. Por vezes quando é só uma ligeira fuga na junta que liga o colector de escape ao bloco pode notar-se apenas em algumas situações. O mesmo acontece com pequenas rachadelas/empenos do colector de escape. Mas no caso da parte de escape normalmente até se detecta pois na zona da fuga há acumulação de fumo...
 
Amigo Alexandre, eu vou ver melhor na zona do colector do escape, mas não detectamos qualquer fuga. Na zona da admissão, só foi retirada a tampa do motor. Depois de mudada a correia de distribuição, este vai ser o próximo local a procurar fugas.

Olha quando referes uma pequena fuga, que tamanho poderá ter para provocar o barulho que referi? Neste caso o barulho não deveria ser audivel acelerando com o carro parado e não apenas em andamento como acontece?
 
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Boas amigo.

Já tive uma fuga numa junta do colector de escape na minha ibiza anterior e até a fuga abrir mais só numa restrita faixa de rotação e, dependendo do modo de aceleração é que fazia o barulho, por isso acredito em tudo. Mas mesmo quando a fuga estava mesmo pequena e na altura levei o carro ao mecânico (IAC) eles detectaram-a logo por um pouco de fumo que tinha na zona da fuga.

Mas se dizes que a parte de escape já foi toda verificada então verifica o colector de admissão. Pode estar com algum empeno ou estalado ou mesmo alguma fuga na junta que o liga mesmo ao bloco ;-)

Um abraço.
 
isso pode ser rolamentos de rodas nao?? o meu tb fazia isso e andava com eles todos fdds ja

Olha, mas o meu carro faz apenas numa pequena faixa de rotação, em todas as velocidades e se acelerar para
de fazer. se fosse rolamento das rodas não deveria ser constante?

sem uma pessoa ver é complicado, pode ser N coisas

Pois amigo o problema é mesmo esse, tanto parecem ser N coisas como se vai a ver e não se descobre nada. Se se for dando umas ideias pelo menos vou testando esses pontos e vou descartando. Há sempre coisas que os mecânicos não se lembram.

Hoje levou um kit completo de correia de distribuição e um esticador da correia do alternador, por isso, essa parte está descartada. Já não ouço algumas chiadeiras que tinha, no entanto agora nota-se mais o barulho do alternador que tem os rolamentos marados. Amanhã vou ao electricista troca-los. Com isto conto ficar com o barulho tipo ronco isolado para tentar perceber melhor de onde vem
 
Olha, mas o meu carro faz apenas numa pequena faixa de rotação, em todas as velocidades e se acelerar para
de fazer. se fosse rolamento das rodas não deveria ser constante?



Pois amigo o problema é mesmo esse, tanto parecem ser N coisas como se vai a ver e não se descobre nada. Se se for dando umas ideias pelo menos vou testando esses pontos e vou descartando. Há sempre coisas que os mecânicos não se lembram.

Hoje levou um kit completo de correia de distribuição e um esticador da correia do alternador, por isso, essa parte está descartada. Já não ouço algumas chiadeiras que tinha, no entanto agora nota-se mais o barulho do alternador que tem os rolamentos marados. Amanhã vou ao electricista troca-los. Com isto conto ficar com o barulho tipo ronco isolado para tentar perceber melhor de onde vem


o meu só fazia a partir de 80/120 até aos 160, depois parava
 
Estive até há bocado a desmontar o filtro do ar para verificar os apoios do mesmo e reparei que o tubo que sai para a zona da cava da roda, estava a bater na chapa da longarina. Tirei-o fora e voltei a montar tudo no sitio sem este tubo. Ainda não testei, vai ficar para amanhã. Era bom que fosse esta a causa do problema...
 
Boas, aparentemente o problema já se encontra resolvido, para quem tiver o mesmo problema, esta é a peça responsavel pelo barulho. Nada mais que o tubo que sai da caixa do filtro do ar para a longarina. O meu até já estava comido na ponta de tanto bater.

12012012867.jpg


Por enquanto ainda está fora, vou isolar tudo muito bem com esponja e depois vou voltar a meter no sitio.

Obrigado a todos que ajudaram.

Abraço
 
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