Outros que não óleo do motor.

Boas pessoal, com que periocidade é que se devem mudar os fluidos do carro, nomeadamente óleo do motor, da caixa de velocidades, da caixa de direcção e líquido refrigerante?

É aconselhável comprar na Seat ou há boas marcas na concorrência?

O meu carro tem 11 anos e 190 mil Km e destes apenas mudei o da caixa de velocidades. É um 6K2 SDI.

Cumps

Não compres na Seat que a Seat não fabrica lubrificantes, apenas revende

Sent from my Lumia 800 using Board Express

Tiago, nem o tão famoso G12 para o líquido de refrigeração?

Aproveito o tópico para perguntar as quantidades necessárias para cada muda:

-Liquido travões;
-Liquido de refrigeração (concentrado e depois de diluído);
-Óleo da caixa de velocidades;
-Óleo da caixa de direcção.

Last edited:
Liquido dos travoes um bom ferodo dot 4 ou um brembo serve na perfeiçao,na vw e de 2 em 2 anos e para a revisao dao 2litros mas sobra sempre bastante, pra ai 1.5 ou nem tanto chega....
Liquido de refrigeraçao ou compras g12(aconselho) tens tambem uns muito da febi ou wurth(wuiski, tem na imagem aquele lobo) -25 acho, tanto a puros com pronto a botar, leva a volta de 6l 6k2 penso eu...
Oleo da caixa e uma boa marca uma 70w90 100% sintetica. no auto data diz 75w90 mas e melhor 70w90, leva 1.9l, compras 2 litros.
Oleo da caixa de direçao e oleo das caixas automaticas(atf) isso leva pouco pra ai 2 litros ou nem tanto... abc

Ora aí está toda a informaçao que necessitava. dabomb diz-me só mais uma coisa, compensa meter dot 5.1 nos travões? Tenho lido que há pessoal que opta por este.

Ora aí está toda a informaçao que necessitava. dabomb diz-me só mais uma coisa, compensa meter dot 5.1 nos travões? Tenho lido que há pessoal que opta por este.
Senao me engano dot 5.1 é mais fino, mais para estilo race, pois arrefece mais depresa e é mais fino , corre na tubagem mais rapidamente.

Então proporcionará uma melhor performance, correcto? Terei alguma vantagem em colocar 5.1?

No meu SDI a travagem não é nada de especial, poderá melhorar alguma coisa, ou sera praticamente imperceptivel?

Last edited:
em principio não tens vantagem em utilização "normal", e o poder de travagem continua o mesmo pois as forças e pressões continuam no mesmo.

Então proporcionará uma melhor performance, correcto? Terei alguma vantagem em colocar 5.1?

No meu SDI a travagem não é nada de especial, poderá melhorar alguma coisa, ou sera praticamente imperceptivel?

Nem vale a pena mexer, mete o que a marca diz para meteres.

Nalguns casos poderás ter fuga ao colocar especificações diferentes do aconselhado
Sent from my Lumia 800 using Board Express

Estive a ver no AutoData e é assim, para os SDI:

- Mudança de liquido dos travões: cada 24 meses independentemente dos Km;
- Oleo da direcção: Não é referida troca, apenas a verificação/acrescento a cada 60 000 Km;
- Liquido de refrigeração: Não é referida troca.

Oleos e quantidades:

- Caixa de velocidades: Oleo: 75W (GL-4) - 1,9L;
- Liquido de refrigeração: Não é referido mas será o G12 - 6L (já diluído);
- Liquido dos travões: DOT4 - não é referida quantidade;
- Liquido direcção assistida: G002 000 - não é referida quantidade.

Não foge muito do que já foi dito.

Last edited:
Back