Orçamento para algumas (possíveis) alterações

Então só para ver quanto me poderiam ficar algumas alterações que gostaria de ter no meu Ibiza, criei esta thread, para se discutir um pouco.

O objectivo é perceber o que é exequível, que peças seriam necessárias (marca e modelo), locais onde comprar, etc.

Lista de alterações
- Jante um pouco maior para um pneu 195/50/16 ou 195/50/17 ou 195/45/17, não sei o que tenho no DUA, tenho que ver.
- Pneu para a jante a cima mencionada, 195/50 ou 195/45
- Rebaixar o carro talvez uns 4cm (não faço ideia se é pouco se é muito). 3cm até talvez seja mais que suficiente. Para esta alteração penso que sejam precisas molas
- Molas para a alteração a cima
- Ponteira de escape diferente.
- Opticas Led, frente e trás

Sobre a jantes, dêem algumas sugestões para que eu possa escolher, pois não conheço marcas nem modelos de cabeça.

E para já acho que seria isto!
 
Tenho aqui uma questão:

As jantes que tenho são estas:
20220415-164018.jpg


Como é que sei que medidas de pneus esta jante pode levar? Pode, por exemplo levar um 195/55/16 ? Este pneu é diâmetro 15, mas a jante pode levar pneus com outro diâmetro?
 
Vi estas jantes no OLX. 420€ é mau, bom ou preço razoável?
upload_2022-4-18_11-29-9.png
upload_2022-4-18_11-29-26.png

O anúncio diz que as jantes foram pintadas e polidas na casa das jantes de Braga!
 
Tenho aqui uma questão:

As jantes que tenho são estas:
20220415-164018.jpg


Como é que sei que medidas de pneus esta jante pode levar? Pode, por exemplo levar um 195/55/16 ? Este pneu é diâmetro 15, mas a jante pode levar pneus com outro diâmetro?

Não percebi bem a tua questão. Se o pneu tem diâmetro 15 é porque a jante também. Não podes por pneus com diâmetro diferente da jante.

Já agora, existe um site onde podes ver as medidas de pneu averbadas de origem para o teu carro:

https://www.wheel-size.com/size/seat/ibiza/
 

Sim, 17".

Não percebi bem a tua questão. Se o pneu tem diâmetro 15 é porque a jante também. Não podes por pneus com diâmetro diferente da jante.

Já agora, existe um site onde podes ver as medidas de pneu averbadas de origem para o teu carro:

https://www.wheel-size.com/size/seat/ibiza/

Eu tenho as medidas homologadas no meu DUA. Tenho que confirmar que medidas aceita para jante 17, se é que aceita! Mas vou ver esse link!

Edited;
Pronto, já fui.
Jante 17, só para pneu 215... Acho que já é um exagero e se calhar ainda me carrega mais nos consumos!

(100ª mensagem, heheh)
 
Não me digas que 0.5 litros aos 100 é um crime....

Enviado do meu Redmi Note 8 Pro através do Tapatalk
Não é que seja crime, mas ao preço a que estão os combustíves, isto não fica fácil!
Seja como for, comprar pneu 215, acho que está fora de questão. São caríssimos, e a juntar a isso, mais o preço das jantes e 4 pneus, é obra. Fica quase em 1000€. Infelizmente o orçamento não dá para isso!
 
Há alguém que aceite as jantes que eu tenho, de retoma?
Se eu conseguir alguém que me aceite as jantes que tenho de retoma, ainda considero estes pneus 215/45/17. Andei a ver uns Hankook que ficam mais ou menos em 103€.

Quanto valerão estas jantes que eu tenho? 250€?
 
Last edited:
Esse tipo de retomas, na minha zona só conheço a Vasilpneus em Marinhais!
Recebem-te as tuas, e vendem outras e metem pneus.
Tenta pedir valores!
 
Não é que seja crime, mas ao preço a que estão os combustíves, isto não fica fácil!
Seja como for, comprar pneu 215, acho que está fora de questão. São caríssimos, e a juntar a isso, mais o preço das jantes e 4 pneus, é obra. Fica quase em 1000€. Infelizmente o orçamento não dá para isso!

Pois, foi por isso que desisti de por essa medida no meu Fabia... com 16" ficava à volta dos 800€... para trocar de carro daqui a meia duzia de anos não vale mesmo a pena...
 
Como é que eu vejo a medida da furação as minhas jantes originais? Dá possível ver na jante?
Eu medi mas a medida não é exactaE quero ter a certeza:
20220508-120809.jpg


Como a medida é o diâmetro externo da circunferência que passa pela furação, medindo como eu fiz, tenho que multiplicar por 2, o que daria 13.32cm mas esta medida não existe, pelo menos nas furações que tenho visto, que é ou 5x100 ou 5x120.

Edited;
Já vi que medi mal mas mesmo assim, não consigo ter a certeza qual a medida.
 
A medida é do centro da roda ao centro dos parafusos, vê lá isso de novo. Supostamente é 5x100 nesse carro. No site que te enviei isso está lá
 
A medida é do centro da roda ao centro dos parafusos, vê lá isso de novo. Supostamente é 5x100 nesse carro. No site que te enviei isso está lá

Ok, já vi. Da outra vez não tinha visto.
Ainda assim, não é do centro da roda. É o diâmetro de um circulo imaginário que passa no centro de cada furação da jante.

Tenho umas em vista mas o indivíduo não aceita menos de 425€.
https://www.olx.pt/d/anuncio/jantes-seat-ibiza-fr-originais-IDGSLOk.html
 
pcd_5_stud.jpg


O diametro passa pelo centro da roda, sendo que o diametro é o dobro do raio. Se medires do centro do parafuso ao meio da roda tens o raio e é só multiplicar por 2.
Mas há outras formas:

pcdcalc2A.jpg
 
Exactamente. Foi precisamente isto que eu disse no post anterior! A medida dos 100 ou 120 é o diâmetro e não o raio como tinhas sugerido. Mas claro que, sabendo o raio também sabemos o diâmetro! xD Não é preciso ir para a uni! kekek

E sim, eu vi esse site e essas imagens há uns tempos atrás e sabia como era. Só que quando fui ao carro tentar medir, enganei-me.

Agora quanto às jantes, não sei se ceda ou se veja outras. Mas gostei muito daquelas, mas já me deram a dica que 350€ já eram bem pagas. O gajo é que não baixa dos 425€
 
Back
Top