motor muito fraco de repente

Bem pessoal, não andava por estas bandas faz muito tempo, mas volto pelas piores razões, desde já os meus votos que os aficionados do fórum se mantenham e que não me levem a mal por só regressar á comunidade por estar á rasca.

é o seguinte algures enterrado nos projectos existe este ibiza trata-se de um 1.0 mpi que continua comigo, passados todos estes anos o carro está com 160.000km e a história nunca me deu o mínimo problema nem o mais insignificante, passou 9 anos na minha mão 200% impecável, muitissimo estimado... até ao dia...

um destes dias deu-se uma notória perca de força e ficou com um trabalhar anormal, fui ao meu mecânico, que foi ver as velas e encontrou a 3ª encharcada de óleo... mudou-se a vela, a nova encharcou e o problema voltou.
voltas e mais voltas e é daqueles casos que se mudaram velas, cabos das velas, bobine de ignição... o problema mantinha-se, na inspecção chumbou por emissão de níveis elevados de co2, esperava-se ser segmentos pistons cilindros ou kk coisa assim, abriu-se o motor mas parece que o problema não vem daí... mudou-se a válvula egr, a sonda lambda, mandou-se facear a cabeça do motor, mudou-se a junta da cabeça, chapéus das válvulas (que foi a única coisa onde se detectou folga)... ficou com um trabalhar impecável... até á manhã aseguir! :mad: e o problema voltou.

:confused::confused::confused:
já tentei pesquisar alguém que pudesse ter passado pelo mesmo pela net... mas nada! alguém que me possa dar uma ajuda qualquer dica será bem vinda.

alguém têm conhecimentos de mecânica que possa pelos sintomas estar a ver outra possível origem do problema?

será a melhor opção substituir o motor? (compensará dado o valor comercial do carro?)

ou será hora de pensar em trocar de carro?
 
Terás algum problema de injeção?
Tipo um injector ou assim a mijar lá para dentro que te faz encharcar a vela.
é motor que não conheço nada, mas pelo que já mudas-te e se dentro do motor esta tudo bem e novo, tenta encontrar o mal que deve tar ca fora.
cumps
 
chegaste mesmo a mudar segmentos?
eu também não conheço nada esse motor, mas se é sempre o mesmo cilindro a queixar-se, ou é o injector dele, ou o problema vira de baixo, onde embora pode ter compressão mas ter os segmentos raspadores de óleo gastos (mas isto sou eu a pensar, não conheço o motor, não sei se tem tal segmentos).
sei que num golf3 também isolava uma vela com carvão de queimar óleo e era o pistão lixado, mas como te digo não conheço o teu motor.
 
não mudou segmentos. o mecânico também julgava que pudesse ser segmentos de óleo mas quando abriu o motor o que me disse foi que os segmentos não aparentavam ter folga ou algo do género que note que seja daí que o óleo vem pra vela.
uma hipótese no caso de não detectar o problema seria reparar o motor por completo, mas isso ficaria mais caro que o valor do carro ou mesmo de substituir o motor.
 
Boa tarde!Preciso de uma ajudazinha,alguém me pode dizer onde se encontra a MAF no seat ibiza 1.2 de 2003?
Aguardo resposta!
Obrigado!
Cumprimentos.
 
Algué já limpou o corpo da borboleta ou levaram á oficina?
Podem me dizer como tirar o corpo da borboleta para limpar!
Aguardo resposta!
Obrigado.
Cumps.
 
Algué já limpou o corpo da borboleta ou levaram á oficina?
Podem me dizer como tirar o corpo da borboleta para limpar!
Aguardo resposta!
Obrigado.
Cumps.

amigo tiras o filtro de ar e caixa para teres acesso ao corpo de adimissao e siga com isto la pa dentro

stp93.gif
 
O meu é um 6k tambem 1.0 e desde ontem apresenta o mesmo problema. Trabalhar anormal e ruídoso para o normal, e problemas a desenvolver. Fui hoje a Costa Nova (Aveiro) e na A25 não consegui passar de 120km/h até que desisti e fui devagarinho para não o esforçar. Ao acelerar note-se que o ponteiro das rotações aumenta normalmente mas a velocidade com muita dificuldade. Vou amanhã com ele ao mecânico e depois passo aqui a dizer qualquer coisa.

Cumps
 
se a vela encharca de óleo tem fuga de óleo para a câmera de combustão.
razões possíveis: segmentos, camisas, pistons ovalizados, fuga nas válvulas de admissão ou escape...
como a reparação do motor está fora de questão (seria o mais indicado), podes tentar por numa muda de óleo o slick50 para fugas de óleo mas não é por e pronto. tem de ser numa muda de óleo e mal acaba a muda de óleo (não pode demorar muito tempo), o carro tem de rolar uns 20 minutos para espalhar o slick50 pelo motor todo. se o motor não trabalhar os 20minutos logo após a introdução do slick50, o aditivo acumula-se nas paredes do cárter não fazendo efeito nenhum e engrossando a base do cárter. este procedimento às vezes resulta...
cumps
 
se a vela encharca de óleo tem fuga de óleo para a câmera de combustão.
razões possíveis: segmentos, camisas, pistons ovalizados, fuga nas válvulas de admissão ou escape...
como a reparação do motor está fora de questão (seria o mais indicado), podes tentar por numa muda de óleo o slick50 para fugas de óleo mas não é por e pronto. tem de ser numa muda de óleo e mal acaba a muda de óleo (não pode demorar muito tempo), o carro tem de rolar uns 20 minutos para espalhar o slick50 pelo motor todo. se o motor não trabalhar os 20minutos logo após a introdução do slick50, o aditivo acumula-se nas paredes do cárter não fazendo efeito nenhum e engrossando a base do cárter. este procedimento às vezes resulta...
cumps

Muito bom conselho e o mais barato para já à uns anos fiz uma coisa dessas num carro mas na altura utilizou-se "METAL 5" penso que é assim mesmo o nome é um produto francês nada como tentar sempre sai mais barato do que uma reparação ao motor
 
Last edited:
Back
Top