GTtdi com problemas. Estou desesperado!

Boa tarde amigos!
Estou completamente baralhado e saturado de tanta volta que já dei com o meu seat. Não sei mais que fazer… tenho recolhido diversa informação neste fórum, e tenho experimentado diversas alternativas, mas desta vez cheguei ao limite. Estou farto! E preciso da vossa ajuda para que, se possível, juntos consiga-mos chegar a uma solução/conclusão.

O carro em questão é um GtTdi de 1998. Com motor AfnII de 110cv e 196mil Km.

Adquiri o carro à cerca de 2 anos, com o objectivo de ser um carro de utilização diária sem grandes invenções.
Quero o carro sem grandes alterações, e não preciso de grandes andamentos, para mim o andamento de um carro deste OEM seria o suficiente.
Só que isto não acontece :s

O carro não puxa… É fraco… e passo a explicar mais detalhadamente o ponto de situação:

- Quando acelero, não sinto o “impacto” do turbo a abrir as 2mil RPM. Parece que o carro só ganha alguma vida às 3mil. E não é o que era suposto acontecer…
- Parece que o carro está sempre em safemode. Não um safemode completo… mas um mini-safemod, onde por alguma razão o carro não faz toda a pressão necessária.
- Psicologicamente parece-me que se acelerar o carro a meio consigo melhor rendimento do que acelerando a fundo.
- Parece-me que umas vezes o carro puxa melhor que outras… e que quanto mais quente está pior puxa.
- No vag-com não existe qualquer erro. E já fiz alguns logs e não encontro nada….
- Removi o miolo do catalisador (não fosse estar partido e causar entupimento)
- Fechei a EGR mecânica e electronicamente. E como se não basta-se, como a minha EGR era embutida no próprio colector de admissão, troquei este por um de um motor de 90cv para assim puder ficar tudo directo sem nada a estorvar…
- Comprei uma N75 a um colega aqui do fórum e troquei a minha…
- Desactivei todos os vácuos incluindo o vaso de expansão e deixei apenas a nova n75 ligada ao turbo, tudo com tubos novos.
- Mandei reparar o turbo na TC.
- Mandei limpar e afinar os injectores numa casa da especialidade.
- Já abri a centralina para ver o famoso tubo que vai ligar ao sensor de pressão. Estava bom mas substitui na mesma.
- Verifiquei as tubagens do intercooler e não vejo nenhuma fuga.


Enfim, já fiz tudo isto e já mostrei o carro a diversas pessoas mas não vejo nenhuma solução.


Pedia-vos o enorme favor de darem ideias. Todas são bem vindas. Mesmo que vos pareça algo óbvio que eu já tenha visto digam na mesma pois de facto já me estão a faltar ideias…



Muito Obrigado a todos e peço imensa desculpa pela maçada.
 
já agora respondendo a tua pergunta, tive um VW GOLF 1.9Tdi de 110cv, penso que seja o mesmo motor que esse, e apenas te posso dizer que, aquele impacto do turbo só o sentia perto das 3000 rotações também.

Curiosamente quando despachei o carro, à meia volta também me entrava em safe mode, mas apena quando puxava por ele em frio... Possivelmente problema meu e não do carro :p

Já verificaste se existe alguma fuga em tubagens?
 
fg, isso ta esquisito, ta a andar menos que uma 1.9d.
ja experimentas-te reiniciar a centralina?
o meu e um gti, a uns tempos atras andava com o trabalhar estranho e sem força, reiniciei a centralina, ficou como nv.
de qualquer forma, axo k devias tentar fazer isso.
 
fg, isso ta esquisito, ta a andar menos que uma 1.9d.
ja experimentas-te reiniciar a centralina?
o meu e um gti, a uns tempos atras andava com o trabalhar estranho e sem força, reiniciei a centralina, ficou como nv.
de qualquer forma, axo k devias tentar fazer isso.

Isso não sei se ja fiz se não.... como tive que a retirar e desligar toda para a abrir, nao sei se ela faz automaticamente se não.. ?!?! :eek:
Como posso fazer isso?!

Obrigado


Um teste de compressão poderia ajudar a desmistificar, visto que já revisionaste quase tudo o que é componentes.

Ja mandei medir... segundo o mecanico, estava dentro dos parametros (não sei é os valores... )


Obrigado
 
amigo não faço ideia do que falas mas compreendo o desespero ja passei pelo mesmo.. vê-se tudo e nunca se descobre o problema.. é completamente desanimador.. boa sorte com a máquina
 
Sim eu vi que o turbo é reparado, mas poderias ter algum problema com o vacuo.
Consegues meter aqui os logs que fizes-tes?
cumps


Conseguir consigo, mas como ainda não fiz novos depois de reparado o turbo prefiro fazer e so então colocar aqui.
Que modulos sugeres que teste?!
 
ja trocaste essa centralina por uma de outro carro igual para ver se fica normal? e a bomba injectora foi testada quando te testaram os injectores?
 
Isso não sei se ja fiz se não.... como tive que a retirar e desligar toda para a abrir, nao sei se ela faz automaticamente se não.. ?!?! :eek:
Como posso fazer isso?!

Obrigado

se retiraste a centralina, apartida ja fez reset, mas tenta retirar o polo negativo da bat por 5 minutos, e dps volta a por.
agora, se o turbo e os injectores tao bons, ou e a centralina que foi a vida, ou a bomba injectora.
 
Boas...
Realmente tas ai com um problema valente...
Vê como disseram a taxa de compressão, pois como tu dizes que o carro quanto mais quente estiver menos puxa, pode realmente os segmentos estarem cansados. Outra pergunta, quando afinas-te os inj. afinas-te a bomba? Há malta que tem o vicio de mexer na afinação do caudal da bomba com o objectivo de ter mais diesel, e fazem-no da forma errada, que é mexer no cabeçote que fica em cima da bomba, e posteriormente começam a acontecer esses problemas.
Outra pergunta se tu ao relenti acelerares a fundo como fica a carrinha quando volta ao relenti?

Cumprimentos
 
Tentando responder a toda a gente e agradecendo as respostas.


Quando afinei os injectores não mexi na bomba. Limitei-me a tirar os injectores e levar a uma casa para limpar bicos e afinar.
Nunca experimentei trocar a centralina por outra pois estou numa zona do interior e não conheço ninguem com um carro semelhante. Alem de que, caso pedisse para mexer na centralina de alguem, ia ser corrido a tiro.. :D :D :D
De qualquer modo acho pouco provavel que seja da centralina ou de outro componente electrico pois não ocorre nenhum erro que fique registado na centralina.
Ja testei modulo por modulo e nada.......


Para testar a bomba injectora é necessario retira-la do carro?!
Eu vi os valores no vagcom relativos ao caudal e a "injection quantity" de cada injector e parecem-me todos conforme.


Este fim de semana vou novamente fazer um LOG e depois coloco aqui para verem...
 
Back
Top