Diametos linhas de Escape para brutos

Boas pessoal.

Tenho-me deparado com muito pessoal, que carrega os carros, falando mais especificamente em motores PD, nomeadamente com turbos 22 ou 23 trabalhado, injectores e IC, e espeta linhas de 76mm naquilo.

a minha duvida é, por um lado, quanto mais diâmetro tiver a linha, mais facilmente liberta as EGT´s, agora até que ponto o diâmetro da linha é eficaz e não será em demasia?

Mesmo contando em um dia mais tarde trabalharem a cabeça, com Cam, tuches e molas, 76mm continuará a ser muito, ou já será o diâmetro apropriado? Será 70mm o "ideal" ou é pouco ?

cumprimentos ;)
 
Então no caso de ser um 2260vk (como exemplo), que tem uma turbina de escape de 60mm, o ideal é uma linha no mínimo de 60mm internos?
 
Então no caso de ser um 2260vk (como exemplo), que tem uma turbina de escape de 60mm, o ideal é uma linha no mínimo de 60mm internos?

Sim é capaz, porque mais pequeno o fumo vai ter que afunilar, mas ha quem fale em retensao da pressão. e o fumo tem uma densidane menor que a agua por exemplo.
 
Sim é capaz, porque mais pequeno o fumo vai ter que afunilar, mas ha quem fale em retensao da pressão. e o fumo tem uma densidade menor que a agua por exemplo.
Compreendo o que me estas a querer dizer amigo, mas supondo que o carro até faz umas pressões de cerca de 2.5 bar ou até mais, não entrará aqui a questão de haver retorno de gases devido á linha ser muito estreita? já tenho presenciado casos em que isso aconteceu...num deles a linha até era de 70mm, o carro fazia cerca de 2.9 de pico e 2.6 constante, e fazia retorno de gases, acabando por derreter os pistons...foram á vida 2 motores...depois meteu 76mm e não teve mais esse stress....daí ter criado este tópico, para tirar conclusões ...
 
Compreendo o que me estas a querer dizer amigo, mas supondo que o carro até faz umas pressões de cerca de 2.5 bar ou até mais, não entrará aqui a questão de haver retorno de gases devido á linha ser muito estreita? já tenho presenciado casos em que isso aconteceu...num deles a linha até era de 70mm, o carro fazia cerca de 2.9 de pico e 2.6 constante, e fazia retorno de gases, acabando por derreter os pistons...foram á vida 2 motores...depois meteu 76mm e não teve mais esse stress....daí ter criado este tópico, para tirar conclusões ...

Pois cada caso é um caso, estamos a falar de 6mm. Se os gases nao saires , vai haver lai uma pressao maior, e a camara de combustao com menos co2 é uma mistura pior.
 
Mais sem exagerar , e depois dependo setup. Porque se nao nao tiveres injectores e andares com uma 76mm secalhar nao vais ter fumo logo nao vai valer a pena.

Eu para mim, pelo que vejo e pela opinião que tenho dos "profissionais", o ideal é 63.5, mas 70mm também é bom, dando sempre um pouco mais de margem....76mm é muito...
 
quem mete linha de 76 não é para andar com repro e linha.

Sim tens razão amigo, mas ainda que seja com muito material, 76mm é muito....segundo li num livro de "Scientific Design of Exhaust & Intake Systems" 76mm é só para quem faz pressões de 3bar e tal para cima..
 
para mim depende do tamanho da turbina de escape ... 56mm,60mm linha de 60, 69 mm linha de 70 e por ai fora ...
 
Eu também tenho 70mm internos e estou satisfeito....nunca faria 76mm....por mais que ate possa fazer menos egts com 76, penso que pode haver uma menos eficácia na resposta do carro, nao sei.....
 
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